Hoje é
Notícias

10/02
2017

Seminário

Seminaristas da diocese de Jaboticabal passam a morar em Brodowski

O Seminário Arquidiocesano Maria Imaculada (SMI), em Brodowski (SP), que no passado já chegou a acolher cerca de 100 seminaristas


Seminaristas da diocese de Jaboticabal passam a morar em Brodowski

Como é bom, como é agradável os irmãos morarem juntos (Sl 133)

O Seminário Arquidiocesano Maria Imaculada (SMI), em Brodowski (SP), que no passado já chegou a acolher cerca de 100 seminaristas, hoje conta com pouco mais de 20 alunos. Há de se considerar que naquele tempo o Seminário Arquidiocesano acolhia não somente os alunos pertencentes arquidiocese de Ribeirão Preto, mas também os alunos vindos de outras dioceses sendo da Província Eclesiástica ou não.

Essa experiência, de morar outras dioceses na mesma casa, voltou a ganhar força e uma perspectiva nova neste ano: é que o Seminário Diocesano Nossa Senhora do Carmo, da Diocese de Jaboticabal, a partir de agora estará morando em Brodowski junto ao Seminário Maria Imaculada (SMI). 

Há alguns anos que outras dioceses não residiam mais no SMI por diversos motivos, porém, em 2011 a diocese de Ituiutaba (MG), passou a morar e estudar em Brodowski e, agora, de modo especial, também a diocese de Jaboticabal passa a compor nossa casa de formação, a Grande Sementeira de nossa arquidiocese por onde passaram muitos dos nossos padres e leigos ao longo dos seus mais de 50 anos de história.

Tal experiência, ao mesmo tempo antiga e nova, além de ampliar o número de alunos na casa (quase o dobro do atual) tem possibilitado e possibilitará, ainda mais, uma vivência mais profunda de comunhão entre as Igrejas Particulares e apresenta aspectos novos e importantes para a formação dos futuros presbíteros. 

Assim explica o padre Antônio lcio de Souza (Pitico), reitor do SMI, sobre a importância desse novo momento da formação: Um aspecto importante é o da comunhão. Aceitar dividir os espaços e construir uma boa convivência entre as comunidades de Jaboticabal e Ribeirão Preto será de grande importância para o processo formativo, que tem na dimensão comunitária um de seus pilares e tem por finalidade a fraternidade presbiteral (uma integração maior entre os presbitérios). Todos crescem! Outro aspecto relevante é a presença de um grupo de formadores (reitores) convivendo na mesma casa, o que possibilita a partilha e o diálogo mais direto no processo formativo. Não podemos deixar de considerar que morar juntos é uma forma das Igrejas Particulares se ajudarem mutuamente porque essa experiência, além de formativa, também ajudará a diminuir custos na formação, ressaltou padre Pitico.

Para o reitor do Seminário Nossa Senhora do Carmo, padre Paulo Cézar Mazzi, estar em Brodowski é muito significativo para a formação dos futuros presbíteros da diocese de Jaboticabal, seja quanto ao tempo, seja quanto qualidade da formação: Nosso propósito principal na mudança para Brodowski foi evitar a perda de duas horas por dia na estrada. Perda que, somada ao cansaço, prejudicava os nossos seminaristas quanto ao tempo e qualidade do estudo. Além disso, com o tempo reduzido nós, formadores, não encontrávamos tempo de qualidade para trabalhar com os formandos, questões necessárias e próprias da formação. Por mais, reconhecemos que a convivência entre as duas Casas/Dioceses é muito enriquecedora, tanto para os formandos quanto para os formadores. Acreditamos estar num tempo em que as Igrejas Particulares precisam se unir e se ajudar. Essa é a nossa esperança no que diz respeito presença da nossa Diocese de Jaboticabal no Seminário Arquidiocesano de Ribeirão Preto, frisou padre Mazzi.

Diante de tudo isso, embora morando na mesma casa a convivência será construída ao longo do processo, respeitando o que cada casa formativa já tem de orientação (Plano Formativo Diocesano), fruto do trabalho das equipes de formadores. Desse modo, ambas as dioceses terão a oportunidade de compartilharem de atividades conjuntas, mas também terão momentos próprios, específicos e independentes de formação em vista das necessidades próprias das Igrejas Particulares.


Igor Fernando Aparecido Madalosso de Lima
Seminarista do 4 ano de Teologia - Seminário Maria Imaculada
Pascom Arquidiocesana


Colaboração: 

Padre Antônio lcio de Souza (Pitico) 
Reitor do Seminário Maria Imaculada

Padre Paulo Cézar Mazzi
Reitor do Seminário Nossa Senhora do Carmo


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5