Hoje é
Notícias

20/02
2017

Seminário

Retiro Anual dos Seminaristas do Seminário Maria Imaculada

Os seminaristas da Arquidiocese de Ribeirão Preto e os seminaristas da Diocese de Ituiutaba (MG), estiveram reunidos na Casa Dom Luis, em Brodowski (SP), de 30 de janeiro a 02 de fevereiro


Retiro Anual dos Seminaristas do Seminário Maria Imaculada

Os seminaristas da Arquidiocese de Ribeirão Preto e os seminaristas da Diocese de Ituiutaba (MG), estiveram reunidos na Casa Dom Luis, em Brodowski (SP), de 30 de janeiro a 02 de fevereiro, para o Retiro Anual, que marcou o início das atividades do Seminário Maria Imaculada para o ano de 2017.

Este momento importante de oração, reflexão da Palavra de Deus e revisão da própria vida foi assessorado pelo arcebispo metropolitano, dom Moacir Silva, a partir de duas temáticas: O mistério de nossa vocação e O nosso caminhar na fé.

Um dos textos base das reflexões foi o novo documento sobre a formação dos sacerdotes O dom da vocação presbiteral Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis que procura unir de modo equilibrado as dimensões humana, espiritual, intelectual e pastoral da formação presbiteral através de um caminho pedagógico gradual e personalizado.

Desse modo, os seminaristas tomaram contato com aquilo que a Igreja espera dos futuros presbíteros e revisitar o caminho vocacional trilhado por cada um tendo em vista os avanços e as dificuldades próprias do caminho formativo, desde o chamado de Deus a cada um, passando pela experiência do discipulado (durante os estudos filosóficos) até a experiência da configuração ao Cristo Bom Pastor (durante os estudos teológicos e a ordenação presbiteral).

O arcebispo lembrou, ainda, a mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações que traz o aspecto da alegria daqueles que são chamados por Deus a tão nobre missão e por isso não podem conter para si tamanho júbilo. Os sacerdotes participam ativamente da Ação e Missão de Cristo Jesus assumida na Sinagoga de Nazaré (cf Lc 4,16-21).

Outro texto que auxiliou nas reflexões foi: Caminhando na Fé, de Dom Bruno Forte, que percorreu o caminho de quatro grandes figuras bíblicas e suas experiências na fé: Abraão, Maria, Pedro e Paulo; pessoas que nos ensinam sempre a confiar na Impossível possibilidade de Deus e entregar-se perdidamente quele que chama. Dom Moacir recordou, ainda, que o caminho da fé não é uma marcha triunfal, mas um caminho que passa pelas alegrias e tristezas humanas, pelos entusiasmos e pelos sacrifícios, pela dor e pelo amor, assim como nos revelam tais personagens bíblicos. 

Esse é o caminho que os futuros presbíteros devem percorrer, confiantes de que o Senhor caminha conosco, assim como com os discípulos de Emaús, na experiência de uma Liturgia da Estrada que mantém viva a esperança e não deixa-nos desanimar diante dos desafios.

Igor Fernando Aparecido Madalosso de Lima
Seminarista do 4 ano de Teologia - Seminário Maria Imaculada
Pascom Arquidiocesana





CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5