Hoje é
Notícias

14/03
2017

Conselho

CAP estuda o documento 105 da CNBB

Com o tema central: Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5, 13-14), Documento 105 da CNBB, o Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP)


CAP estuda o documento 105 da CNBB 

Com o tema central: Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5, 13-14), Documento 105 da CNBB, o Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) se reuniu no dia 4 de março, sábado, s 8 horas, para a primeira reunião do ano. O Conselho Arquidiocesano de Pastoral é formado por 73 integrantes: Arcebispo, Coordenador de Pastoral, Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, Vigários e Leigos Forâneos, Presidente e 02 Leigos Referenciais das 10 Comissões, que ao longo do ano participam de quatro reuniões no intuito de colaborar na caminhada e vida pastoral da Igreja Particular de Ribeirão Preto.

Após a oração da Hora Média, os conselheiros acompanharam a apresentação geral do Documento 105, em três momentos: a apresentação do processo histórico da elaboração do documento feita pelo arcebispo dom Moacir Silva; em seguida, o padre Marcelo Luiz Machado, fez a exposição do primeiro capítulo: O cristão leigo, sujeito na Igreja e no mundo: esperanças e angústias, que traz um resgate histórico do laicato; na sequência, o padre Kleber Tostes Pedro, apresentou os capítulos II e III: Sujeito eclesial: discípulos missionários e cidadãos no mundo e A ação transformadora da Igreja e no mundo. Terminada a exposição do documento os conselheiros se reuniram em grupos para refletir a seguinte questão: Como fazer com que o documento 105 chegue s nossas comunidades. 

No retorno dos grupos ocorreu o plenário, e logo depois, a Pastoral Familiar Arquidiocesana apresentou a tabulação do resultado dos trabalhos em grupos do Encontro Arquidiocesano de coordenadores paroquiais da Pastoral Familiar, realizado em 18 de fevereiro. Na continuidade foram feitos os comunicados pastorais, a Oração Jubilar: 300 anos de bênção, a dinâmica de integração, e após a bênção a reunião foi encerrada.

Ampliada - A próxima reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), agendada para o dia 10 de junho, será ampliada, isto é, contará com a presença dos coordenadores das pastorais, movimentos e serviços que integram as 10 comissões pastorais.  

Acesse os materiais:

Apresentação do Documento 105 da CNBB

Calendário das Urgências Pastorais - 2017







CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5