Hoje é
Notícias

03/04
2017

Ministros

Dumont sediou Encontro dos MESCE

O primeiro, dos cinco encontros dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE) agendados para este ano de 2017, ocorreu no dia 5 de março


Dumont sediou Encontro dos MESCE

O primeiro, dos cinco encontros dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE) agendados para este ano de 2017, ocorreu no dia 5 de março, na paróquia Imaculada Conceição, em Dumont (SP), e reuniu aproximadamente 700 ministros das paróquias das foranias Nossa Senhora Aparecida e Santa Maria Goretti. As duas foranias juntas congregam 21 paróquias. O pároco de Dumont e assessor eclesiástico dos MESCE, padre Danilo Luis Rufato e a comunidade paroquial, acolheram com o café da manhã os participantes defronte Igreja Matriz, e depois no Salão Paroquial, a oração, a reflexão temática e as orientações aos ministros. O arcebispo dom Moacir Silva, e o padre Edgard Sebastião Rosse, que auxilia juntamente com o padre Danilo a assessoria eclesiástica dos MESCE, estiveram presentes no encontro formativo.

O padre Antônio lcio de Souza (Pitico), reitor do Seminário Maria Imaculada e Mestre de Cerimônias do Sólio, assessorou a formação que propôs o estudo do subsídio: O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística (Subsídio Pastoral), de Augusto Bergamini, publicado pelas Edições CNBB. Durante os encontros de formação e instituição dos novos ministros, estarã sendo vendidos exemplares  do subsídio. De acordo com o padre Pitico, a partir dos encontros de formação e instituição dos anos anteriores foram sendo levantadas uma série de questões comuns e agora propostas para reflexão num planejamento pastoral e de formação. A partir dos encontros de formação e instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE) da nossa Arquidiocese foram sendo levantadas algumas questões que se repetiram nas foranias e que se julgou por bem reuní-las em um texto em forma de orientações para que pudesse ajudar aos MESCE em suas comunidades a organizarem um planejamento de pastoral e formação para também melhor prepará-los no exercício de tão importante ministério na vida das nossas comunidades, explicou padre Pitico.

A sugestão de adotar o subsídio como ponto comum de reflexão permitirá criar uma identidade no serviço dos  Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE) na Arquidiocese. O primeiro passo foi a sugestão de assumir o subsídio pastoral publicado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) de Augusto Bergamini, O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística: subsídio pastoral de formação, como uma forma de colaborar na formação da identidade do MESC e o seu lugar na Igreja levando em conta a sua diversidade de ministérios, eclesialidade e necessidades pastorais, disse padre Pitico.

O encontro terminou com a celebração eucarística presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva, que após a homilia presidiu o rito de instituição de novos ministros. De acordo com orientação da Chancelaria os novos ministros e as reconduções ocorrerão sempre nas celebrações dos encontros por foranias durante o ano.


Próximos encontros e datas para pedidos de provisão na Cúria Metropolitana


21/05: Foranias Bom Jesus da Cana Verde e São Sebastião
Local: Santuário Senhor Bom Jesus da Lapa - Jardinópolis
Enviar os pedidos de provisão Cúria: a partir de 24 de Abril/2017
Retirada da provisão e carteirinhas: 19 de Maio/2017

02/07: Foranias Santo Antônio Maria Claret e Santo Antônio
Local: São Pedro Apóstolo - Ribeirão Preto
Enviar os pedidos de provisão cúria: a partir de 05 de junho/2017
Retirada da provisão e carteirinhas: 30 de junho/2017

17/09: Foranias São Bento e São José
Local: Nossa Senhora das Dores - Serrana
Enviar os pedidos de provisão Cúria: a partir de 21 de agosto/2017
Retirada da provisão e carteirinhas: 15 de setembro/2017

29/10: Foranias Cristo Operário e Bom Jesus da Lapa
Local: Quase Paróquia São Mateus Apóstolo Ribeirão Preto
Enviar os pedidos de provisão Cúria: a partir de 02 de outubro/2017
Retirada da provisão e carteirinhas: 27 de outubro/2017

Recondução - Ao enviar para a Cúria os pedidos de provisão, se houver pedidos para a recondução, não há necessidade de nos enviar as carteirinhas vencidas e novas fotos, pois serão expedidas novas carteirinhas e as fotos deverão ser colocadas nas paróquias. No encontro os que forem reconduzidos participarão do Rito de Renovação dos MESCE.












CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5