Hoje é
Notícias

26/05
2017

Ano Nacional Mariano

Lançado o Congresso Mariano Arquidiocesano

O lançamento do Congresso ocorreu no dia 16 de maio, em concelebração Eucarística presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida


Lançado o Congresso Mariano Arquidiocesano

Acesse a Galeria de Fotos

A Igreja do Brasil proclamou 2017 como Ano Nacional Mariano. A iniciativa celebra os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (1717) e os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima (1917). A Arquidiocese de Ribeirão Preto promove nos dias 17 e 18 de junho, o Congresso Mariano Arquidiocesano, no Colégio Marista, em Ribeirão Preto. O evento terá como tema: Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo 2,5) e o lema: Com Maria aprendemos a ser discípulos-missionários e reunirá as forças eclesiais arquidiocesanas para celebrar, refletir e estudar a temática mariana na vivência do Ano Nacional Mariano. O Congresso contará com quatro conferências: Dom Moacir Silva, Padre Zezinho, SCJ, Padre Antônio Carlos Roberto da Paz (Padre Tom) e Padre Pedro Ricardo Bartolomeu. Além das conferências haverá salas preparadas com vivências formativo-oracionais e simbólicas, e uma procissão luminosa que se encerrará na Catedral Metropolitana. 

O lançamento do Congresso ocorreu no dia 16 de maio, em concelebração Eucarística presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Seixas, em Ribeirão Preto. A concelebração contou com a presença de padres diocesanos e religiosos, diáconos, seminaristas, estes últimos, nesta ocasião fizeram a peregrinação ao Santuário juntamente com seus reitores, e grande número de fiéis. A concelebração foi organizada pela Comissão Arquidiocesana para o Ano Mariano e Comissão Arquidiocesana para o Congresso Mariano.

Na recordação da vida lembrou-se da intensa programação arquidiocesana em vista do Ano Nacional Mariano: a Escola Marial nas foranias, as peregrinações paroquiais ao Santuário da Vila Seixas e a preparação para a peregrinação arquidiocesano ao Santuário de Aparecida, a ocorrer em setembro; na sequência os seminaristas, em peregrinação ao Santuário, entraram pelo corredor central conduzindo a imagem de Nossa Senhora Aparecida; em seguida houve a entrada da flâmula do Congresso Mariano e a explicação da logomarca. Na continuidade, representando as equipes envolvidas na organização do congresso, paroquianos da paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Sertãozinho, entraram com a vela a depositaram no nicho rente a imagem de Nossa Senhora Aparecida. E, ao encerrar a recordação da vida, a presidente da Comissão Arquidiocesana para o Congresso Mariano, Martha Streb Ricci, disse: Agora, na Eucaristia colocaremos todos esses motivos, anseios e agradecimentos. Nosso Congresso Mariano está lançado!

O arcebispo dom Moacir, na homilia, falou sobre o lançamento do Congresso Mariano e da necessidade de sermos perseverantes no anúncio evangélico. Queridos irmãos e queridas irmãs! Com esta Celebração Eucarística estamos lançando o Congresso Mariano que realizaremos nos dias 17 e 18 de junho, com o tema: Fazei tudo o que Ele vos disser e o lema: Com Maria, aprendamos a ser discípulos missionários. Olhando a Palavra de Deus que acabamos de ouvir, vemos Paulo e Barnabé em pleno exercício do discipulado missionário. interessante observar que os obstáculos que surgem na missão deles não os impede de avançar; pelo contrário, tornam-se expansão do anúncio evangélico, do anuncio da salvação oferecida a todos os povos, em Jesus Cristo Crucificado e Ressuscitado. O texto de hoje testemunha a atividade missionária de Paulo e Barnabé. A experiência do sofrimento, que não foram poucas, ajuda-os a vivenciarem ainda mais a radicalidade do seguimento de Jesus, disse dom Moacir.

Dom Moacir reforçou a singularidade do discipulado de Maria. Estamos vivendo a Ano Mariano e preparando-nos para realizar o Congresso Mariano. Fazei tudo o que Ele vos disser. a única vez que vemos, nos Evangelhos, Maria dar uma ordem. Ela manda obedecer a Jesus; ela manda seguir o Evangelho de Jesus; ela manda seguir Jesus. Diante disso, nossa postura, nossa respostas deve ser: Sim, Mãe, nos comprometemos a fazer o que Jesus nos disser! E o faremos com esperança, confiantes nas surpresas de Deus e cheios de alegria (Papa Francisco Aparecida, 24/07/13), lembrou o arcebispo.

O arcebispo ainda lembrou do testemunho de Maria enquanto discípula de seu Filho. Com Maria, aprendamos a ser discípulos missionários V Conferência (Dap, 266, 269-271). Maria é a discípula mais perfeita do Senhor. Interlocutora do Pai em seu projeto de enviar seu Verbo ao mundo para a salvação humana, com sua fé Maria chega a ser o primeiro membro da comunidade dos crentes em Cristo, e também se faz colaboradora no renascimento espiritual dos discípulos. Sua figura de mulher livre e forte emerge do Evangelho conscientemente orientada para o verdadeiro seguimento de Cristo. Ela viveu completamente toda a peregrinação da fé como mãe de Cristo e depois dos discípulos, sem estar livre da incompreensão e da busca constante do projeto do Pai. Maria é a grande missionária, continuadora da missão de seu Filho e formadora de missionários, destacou dom Moacir.

E, ao finalizar a homilia, dom Moacir disse: Que Maria, a mais perfeita discípula e a grande missionária, nos ajude a sermos melhores discípulos missionários de Jesus Cristo, hoje e sempre. Amém.


Congresso Mariano As  fichas de inscrição (paróquias, pastorais, movimentos e serviços) com a taxa deverão ser entregues na Cúria Metropolitana  ou na Paulus Livraria até no máximo dia 31 de maio, para que possamos  fazer  os encaminhamentos com relação hospedagem e alimentação dos participantes.

Camisetas para a Peregrinação A Comissão Arquidiocesana para o Ano Mariano informa que as fichas de pedidos (individuais) para as camisetas a serem usadas pelos romeiros na Romaria Arquidiocesana ao Santuário de Aparecida, em 23 de setembro, entregues aos padres na Reunião Geral do Clero, em 16 de março, precisam ser devolvidas até o dia 31 de maio. Os membros da comissão farão contato com os padres ou vigários forâneos para facilitar-lhes a entrega. possível entregar a relação de pedidos na Atualização Teológico-Pastoral do Clero. O valor da camiseta é R$ 15,00.

Adesivos Os adesivos automotivos para divulgação do Ano Nacional Mariano podem ser adquiridos na Cúria Metropolitana ou no Centro Arquidiocesano de Pastoral. O valor unitário é R$ 1,00.


Ano Nacional Mariano na Arquidiocese - Saiba mais 




CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5