Hoje é
Notícias

01/09
2017

Dízimo

Dízimo: instrumento para evangelização

Dando vida a Quarta Urgência Pastoral: Igreja, comunidade de comunidades, presente nas Diretrizes de Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto


Dízimo: instrumento para evangelização

Acesse a Galeria de Fotos

Dando vida a  Quarta Urgência Pastoral: Igreja, comunidade de comunidades, presente nas Diretrizes de Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (14a. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral), estivemos reunidos na Casa Dom Luís, em Brodowski, nos dias 19 e 20 de agosto de 2017, para o nosso I Encontro Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo. Estávamos em 77 pessoas entre os agentes dessa pastoral, mais a equipe e palestrantes.
Durante esses dois dias tivemos a oportunidade de nos debruçar com maior empenho sobre o Doc. 106 da CNBB: O Dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas, que é o material mais recente em relação ao Dízimo. Vale lembrar que o documento não é uma proposta para captação de recursos para as nossas comunidades e paróquias, mas antes de tudo é uma proposta de Evangelização, a partir das contribuições dos fiéis, dando vida às 4 dimensões, a saber:

1) Dimensão Religiosa (trata da nossa relação com Deus)
2) Dimensão Eclesial (trata da consciência de sermos membros da Igreja)
3) Dimensão Missionária (trata da corresponsabilidade entre nossas comunidades)
4) Dimensão Caritativa (trata do nosso cuidado para com os pobres)

Essas quatro dimensões nos levam a repensar toda nossa metodologia para com a evangelização, que tem sido assunto nas últimas assembleias da CNBB. Pois, a cada dia, fica mais evidente que a maioria dos batizados não são evangelizados e, consequentemente não estão engajados em nossa comunidades e não são membros vivos da Igreja. 

Diante dessa urgente verdade é que devemos trabalhar com o dízimo para que ele nos dê o suporte necessário e imprima em nossos fiéis, o caráter de pertença à Igreja de Jesus Cristo, sendo solícitos à vida pastoral e assim se tornem corresponsáveis pela manutenção de nossas comunidades.

Pe. Sérgio Donizetti Carmona
Assessor Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo


Materiais


Pastoral do Dízimo - Ponto de Partida

Pastoral do Dízimo - O Dízimo na Sagrada Escritura

Pastoral do Dízimo - O Dízimo na Sagrada Escritura - Texto Word

Dízimo: Instrumento de Evangelização

O Dízimo na Pastoral de Conjunto

Pastoral do Dízimo - Dízimo - Histórico- Documento 106 da CNBB




CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5