Hoje é
Notícias

06/09
2017

Comissão Animação Bíblico-Catequética

Missão e catequese unidas na VIII Concentração Arquidiocesana de Catequistas

Com o tema "O Catequista Missionário" e a participação de ao menos 900 catequistas, aconteceu na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, 20 de agosto, das 8h às 13h,


Missão e catequese unidas na VIII Concentração Arquidiocesana de Catequistas

Acesse a Galeria de Fotos

Com o tema “O Catequista Missionário” e a participação de ao menos 900 catequistas, aconteceu na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, 20 de agosto, das 8h às 13h, no Recinto de Eventos da paróquia São Pedro Apóstolo, no Distrito de Jurucê, em Jardinópolis (SP), a VIII Concentração Arquidiocesana dos Catequistas. A assessoria ficou à cargo da equipe da 1ª Urgência Pastoral: “Igreja em estado permanente de missão” e da Comissão Ação Missionária e Cooperação Inter-eclesial representados pelas seguintes instâncias: Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), Conselho Missionário do Seminário (COMISE) e Infância e Adolescência Missionária (IAM), e por conseguinte, a celebração da parceria entre a primeira e a segunda urgência pastoral unidas na implantação do projeto “O catequista missionário itinerante”.

O padre Marcelo Luiz Machado, assessor da Comissão Animação Bíblico-Catequética, ressaltou a importância dos catequistas se reunirem para celebrarem juntos as alegrias e esperanças do trabalho da catequese. “É uma alegria na solenidade da Assunção de Nossa Senhora poder celebrar com os catequistas da nossa arquidiocese que compõe as 20 cidades por intermédio dos representantes leigos que trabalham com adultos, jovens, adolescentes e crianças, nesse processo bonito da iniciação à vida cristã, um momento de alegria e de esperança para a nossa catequese na arquidiocese. O tema da concentração nos levou a refletir a respeito da nossa missão: nós não somos apenas catequistas, porque a catequese está a serviço da iniciação à vida cristã, então por consequência, nós também somos catequistas missionários. Somos motivados a buscar esse desejo de viver a missão permanente na nossa Igreja”, comentou padre Marcelo.

A coordenadora da Comissão Animação Bíblico-Catequética, Ondina Magnusson Naves Reis, considerou a concentração fundamental para a convivência dos catequistas. “Um dos objetivos da concentração é o convívio entre os catequistas, e isso é muito interessante, pois quase a totalidade das cidades da arquidiocese aqui estão reunidas para juntos refletirmos o tema central: ‘O Catequista Missionário’, e devemos sempre priorizar a convivência e intercâmbio entre os catequistas”, destacou Ondina. 

Na parte formativa os participantes conheceram as atividades da 1ª Urgência Pastoral: “Igreja em estado permanente de missão” e da Comissão Ação Missionária e Cooperação Inter-eclesial, que apresentaram os trabalhos do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), do Conselho Missionário do Seminário (COMISE) e da Infância e Adolescência Missionária (IAM), e expuseram as bases do projeto a ser implantado na arquidiocese intitulado “O Catequista Missionário Itinerante”. A integrante do Conselho Missionário Diocesano, Ana Flávia Olimpio, explicou a metodologia e como será feito a implantação deste projeto. “Nós lançamos hoje na concentração dos catequistas uma parceria entre a primeira urgência: Igreja em estado permanente de missão e a terceira urgência: Igreja, casa da iniciação à vida cristã, o projeto ‘O catequista missionário itinerante’. Neste projeto, a catequese tradicional, empresta à missão oito encontros durante a fase de preparação à primeira Eucaristia e oito encontros durante a fase de preparação ao sacramento da confirmação em que nós trabalharemos exclusivamente a temática missionária baseada nos Evangelhos de Jesus Cristo. A primeira Eucaristia nós trabalharemos a questão da missão através das parábolas, e com a crisma, a questão da missão através dos encontros de Jesus Cristo. Então, o projeto foi lançado hoje para os catequistas e no próximo ano já será implantado na nossa arquidiocese”, explicou Ana Flávia.   

O arcebispo dom Moacir Silva presidiu a Eucaristia no encerramento da concentração e no início da homilia agradeceu o empenho e doação dos catequistas na evangelização. “Queridos irmãos e queridas irmãs, catequistas de nossa Arquidiocese de Ribeirão Preto. Minha primeira palavra é de gratidão pelo que vocês são e significam para a Igreja; pela dedicação generosa aos catequizandos. Vocês não apenas transmitem a eles uma doutrina, uma teoria, mas uma experiência de fé, uma experiência do encontro com Jesus Cristo; vocês se esforçam por levá-los ao encontro com Cristo para que eles também possam progredir na adesão à Pessoa de Jesus Cristo e crescer na comunhão de vida com Ele”, disse o arcebispo.

Lançamento

Durante a concentração, fruto do esforço da Comissão da Animação Bíblico-Catequética, ocorreu o lançamento do segundo subsídio catequético, de um total de quatro volumes. O volume II: “Iniciação à Vida Cristã – Itinerário conforme as idades”, segue a aplicação das metas previstas na concretização das perspectivas de ação da 2ª urgência: “Igreja, casa da iniciação à vida cristã”, das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (2015-2019). No encerramento da missa, a Comissão Animação Bíblico-Catequética entregou ao arcebispo dom Moacir Silva um exemplar do subsídio. Na sequência o arcebispo fez a entrega oficial do subsídio aos representantes da Comissão Animação Bíblico-Catequética das 10 foranias. 

Os exemplares do subsídio podem ser adquiridos na Cúria Metropolitana ou no Centro Arquidiocesano de Pastoral.

A VIII Concentração Arquidiocesana dos Catequistas é organizada pela Comissão da Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Ribeirão Preto, e reúne anualmente os catequistas para um momento de espiritualidade, formação, e celebração por ocasião do dia do catequista. 



CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5