Hoje é
Notícias

15/09
2017

Ano Nacional Mariano

Arquidiocese de Ribeirão Preto em peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Entrevista com o Padre Mário Reis da Silveira. Aproxima-se o momento da Peregrinação Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). Cerca de 90 ônibus estão previstos para seguirem até Aparecida


Arquidiocese de Ribeirão Preto em peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Aproxima-se o momento da Peregrinação Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). Cerca de 90 ônibus estão previstos para seguirem até Aparecida para a celebração eucarística no sábado, dia 23 de setembro, às 10h30, presidida pelo arcebispo metropolitano dom Moacir Silva. Antes, às 9h20, na Tribuna Papa Bento XVI, o arcebispo conduzirá a recitação do terço. Queremos juntos ser Igreja peregrina rumo a casa da Mãe Aparecida nas celebrações dos 300 anos de bênçãos e no limiar do Ano Nacional Mariano. De lá traremos, a coroa com que, no encerramento do Ano Mariano Arquidiocesano, em 8 de outubro, coroaremos a Imagem da Mãe Aparecida que está entronizada no Santuário Arquidiocesano, na Vila Seixas.

Temos uma previsão da presença de aproximadamente 4,5 mil romeiros arquidiocesanos representando os 20 municípios do território arquidiocesano rumo a casa da Mãe Aparecida. Foram confeccionadas camisetas personalizadas para a romaria e uma oração foi preparada e será entregue a cada romeiro para ser rezada na viagem. Muitas romarias paroquiais partirão na noite do dia 22. Que a Mãe Aparecida abençoe todos os romeiros arquidiocesanos nesta peregrinação, sinal do carinho e da devoção à Mãe Aparecida.  Para a Missa, levem os diáconos túnica e estola, e os padres, apenas túnica.

O presidente da Comissão Arquidiocesana para o Ano Nacional Mariano, padre Mário Reis da Silveira, pároco da paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim, apresenta em entrevista algumas orientações e expectativas para a peregrinação arquidiocesana.


Igreja-Hoje - Qual o sentido e contexto de fazermos esta peregrinação arquidiocesana no dia 23 de setembro?

Padre Mário - A Peregrinação Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida insere-se no amplo quadro de eventos e homenagens pensados para o Ano Nacional Mariano que se iniciou no dia 12 de outubro de 2016, e cujo encerramento será, na nossa Arquidiocese, no dia 08 de outubro já próximo. Ao visitar o Santuário Nacional da Mãe Aparecida, a nossa Igreja Particular para lá se volta e contempla o amor que Deus nos teve há 300 anos quando, das águas do rio Paraíba do Sul, na altura do Porto de Itaguaçu, fez emergir esperança - além de abrigo - aos mais pobres e sofridos habitantes da então Guaratinguetá, mediante o encontro, por três pescadores locais, da pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição. Após apanharem a imagem em suas redes, já tantas vezes lançadas ao rio sem êxito, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso pescaram tamanha quantidade de peixes, que claro estava o milagre que Deus ali permitira e fizera. E eu disse “teve-nos Deus esse amor” porque, de lá para cá, o manto da Santíssima Virgem fora gradativamente se estendendo sobre os que, em solo pátrio, sob seus cuidados se colocavam e a viam como Mãe Protetora e exímia Educadora. Assim, faremos dessa Peregrinação, e das todas atividades e momentos celebrativos deste Ano Nacional Mariano, “ocasião para celebrar, fazer memória e agradecer a Deus que ‘ofereceu ao Brasil a Sua própria Mãe’.” (cf. Dom Moacir Silva, Mensagem de Abertura do Ano Nacional Mariano).

IH -  Como está a preparação e expectativa para a peregrinação arquidiocesana?

Padre Mário - A preparação segue satisfatória. Já estão sendo entregues às Paróquias e Comunidades as sacolas contendo as camisetas e a oração com as quais nos apresentaremos para a Peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida. É desejo da Comissão, criada para o Ano Mariano, assim como desejo dos peregrinos inscritos em suas respectivas Paróquias e Comunidades Religiosas - visto que suas encomendas fizeram - que todos, no dia 23 de setembro, durante o tempo de sua estada no Santuário Nacional, usem as camisetas especialmente confeccionadas para a oportunidade, denotando unidade e, assim, facilitando a identificação dos irmãos e irmãs que daqui irão.

IH - Qual a estimativa de participantes? Quantos ônibus estão previstos?

Padre Mário - Estimamos 4.500 (quatro mil e quinhentos) peregrinos; cerca de 90 ônibus. O horário, quer da ida para Aparecida, quer da volta a Ribeirão e adjacências, há de ser tratado pelos peregrinos com os respectivos organizadores paroquiais. 

IH - Quais são orientações práticas da comissão arquidiocesana para o Ano Nacional Mariano aos peregrinos e paróquias?

Padre Mário - Nosso primeiro compromisso oficial, após chegada em Aparecida, será a récita do santo terço na Tribuna Bento XVI, às 9h20min. Nosso Arcebispo Dom Moacir conduzirá esse momento. Às 10h, todos estejamos já dentro da Basílica, para que, às 10h30min, sem a sofreguidão, portanto, de atrasos, lentidão ou contratempos na deslocação até o interior da Basílica, inicie-se a Santa Missa presidida pelo nosso Arcebispo.
Para a Santa Missa, levem os diáconos túnica e estola, e os padres, apenas túnica.

IH - Deixe uma mensagem aos peregrinos.

Padre Mário -  Nossa Peregrinação ao Santuário da Mãe Aparecida uma viva expressão seja da fé que em Deus temos e da gratidão que Lhe devotamos por permitir à Santíssima Virgem - Mãe do Filho Seu - debruçar-se hoje sobre nós - filhas e filhos seus - com o mesmo zelo de outrora, aquele que pelo Filho Jesus tivera. Seja esse um caminhar de fé. Seja essa uma hora única de desdobramentos muitos para cada um e para a Santa Igreja.


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5