Hoje é
Notícias

07/03
2014

Catequese

Formação para Catequistas aprofunda o Itinerário Catequético de Inspiração Catecumenal

De 01 a 04 de março, na Casa Dom Luís, em Brodowski, ocorreu a III Capacitação Arquidiocesana de Catequistas. A capacitação realizada nos dias de carnaval reuniu ao menos 100 catequistas.


Formação para Catequistas aprofunda o Itinerário Catequético de Inspiração Catecumenal

Acesse a Galeria de Fotos

De 01 a 04 de março, na Casa Dom Luís, em Brodowski, ocorreu a III Capacitação Arquidiocesana de Catequistas. A capacitação realizada nos dias de carnaval reuniu ao menos 100 catequistas. Das 20 cidades de nossa arquidiocese, sete se fizeram presentes, contando com a participação de 34 paróquias:

- Forania São Sebastião (Ribeirão Preto):Santa ngela, Nossa Senhora de Fátima, Santuário Nossa Senhora Aparecida e Catedral Metropolitana.

- Forania Santo Antônio (Ribeirão Preto):São Francisco de Assis e Cristo Ressuscitado.

- Forania Bom Jesus da Lapa (Ribeirão Preto):Jesus de Belém, Nossa Senhora dos Canaviais e Santa Rita de Cássia.

- Forania Santa Maria Goretti (Ribeirão Preto):Santa Maria Goretti, Jesus Crucificado, Santa Luzia, Nossa Senhora do Rosário e Sagrada Família;

- Forania Santo Antônio Maria Claret (Ribeirão Preto): Santo Estêvão Diácono, São Judas Tadeu, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora dos Anjos e Santa Edwiges.

- Forania Cristo Operário (Ribeirão Preto):São Miguel Arcanjo e comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;

- Forania São José: Senhor Bom Jesus (Bonfim Paulista) e Santa Luzia (Cravinhos).

- Forania Bom Jesus da Cana Verde:Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e São Sebastião (Jardinópolis); São Pedro Apóstolo (Jurucê); São Sebastião, Imaculado Coração de Maria e Santa Rita de Cássia (Batatais).

- Forania Nossa Senhora Aparecida:São Lourenço e Jesus Bom Pastor (Pontal); São Sebastião, Senhor Bom Jesus, São João Batista e Comunidade São Francisco de Assis (Sertãozinho).

- Forania São Bento:Sagrado Coração de Jesus (Serrana)


A capacitação teve a coordenação do assessor arquidiocesano padre Marcelo Luiz Machado e dos integrantes da Equipe Arquidiocesana para a Animação Bíblico-Catequética. Diferentemente das duas últimas capacitações, a formação reuniu os catequistas nos mais diversos níveis: Batismo, Pré-Catequese, Catequese de Primeira Eucaristia, Perseverança, Crisma e Catequese com Adultos. E, também durante a capacitação, houve um momento reservado para a catequese junto pessoa com deficiência.

Inspirados na visita do papa Francisco ao Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, o tema escolhido para esta capacitação foi: Iniciação vida cristã: Catequistas a serviço da cultura do encontro, e o lema: Vinde e Vede!(Jo 1, 39a).

Os quatros dias de formação contaram com a presença do arcebispo Dom Moacir Silva, do coordenador de pastoral padre Sérgio Carmona, a visita de alguns padres da arquidiocese, e da assessoria do padre André Gustavo de Sousa, assessor da Comissão para Animação Bíblico-Catequética da arquidiocese de Aparecida (SP), que tratou dos seguintes temas: Pré-catecunenato: Querigma e Catequese; A inscrição, introdutores, padrinhos e família; Catecumenato: Mensagem e Conteúdo da Catequese; Vocação e missão do catequista a serviço da cultura do encontro; Purificação: cultivo da vida interior: Espiritualidade do Catequista; Aprofundamento: Quaresma e Sacramento da Reconciliação; Mistagogia: a experiência do mistério e o catequista mistagogo; O mistério da vida nova na vida comunitária. Além das palestras os catequistas participaram de momentos de vivência, dinâmicas, orações, celebrações eucarísticas e oficinas vivenciais.

Na terça-feira, 4, último dia da capacitação, Carlos Eduardo Spósito, aluno da Escola Diaconal de nossa arquidiocese, expôs o tema Catequese junto pessoa com deficiência. Com a celebração eucarística e o almoço a capacitação foi encerrada.

Padre André Gustavo de Sousa


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5