Hoje é
Notícias

20/11
2017

CNBB

Em reunião Ampliada, Conser apresenta ações para o Ano do Laicato

Durante toda a manhã do dia 16 de novembro, na sede do episcopado paulista, em São Paulo, o Conselho Episcopal do Regional Sul 1 (CONSER), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a Reunião Ampliada .


Em reunião Ampliada, Conser apresenta ações para o Ano do Laicato

Reunião aconteceu na  quinta-feira e reuniu todo o Conser e seus membros

Durante toda a manhã do dia 16 de novembro, na sede do episcopado paulista, em São Paulo, o Conselho Episcopal do Regional Sul 1 (CONSER), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a  Reunião Ampliada .

O evento contou com a presença dos bispos das oito sub-regiões, dos padres subsecretários e dos representantes de pastorais e organismos vinculados ao Regional Sul 1 da CNBB.

De acordo com o padre secretário executivo, padre João Deschamps, na primeira parte da reunião, a reflexão foi em torno da avaliação da 39ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP), realizada entre os dias 20 a 22 de outubro deste ano, em Itaici (Vila Kostka), município de Indaiatuba (SP). O tema dessa Assembleia foi  “O Protagonismo dos Cristãos Leigos e Leigas na Vida da Igreja e da Sociedade”. A segunda parte da reunião consistiu na apresentação dos relatórios das Sub-Regiões Pastorais, dos Organismos e das Pastorais.

reduzida1Foram apresentadas as sugestões de ações para a celebração do ano do laicato nas dioceses do regional Sul 1, feitas na Assembleia das Igrejas. Cada Sub-Região estabeleceu para si duas ações prioritárias. Eis o que cada uma escolheu:  Sub-Região de Aparecida: 1) aproveitar o que temos na programação da sub-região em 2018 e confluir para o tema do ano do laicato; 2) ainda este mês compartilhar os planejamentos do ano do laicato com as dioceses. Sub-Região Botucatu: 1) fomentar, manter o incentivo e o fortalecimento do leigo no mundo, analisando suas ações cristãs e se comprometendo com elas; 2) estudo, formação permanente da Bíblia e dos Documentos da Igreja (doc. 105, Doutrina Social da Igreja e 107), e, a partir disso, apresentar os projetos diocesanos. Sub-Região Campinas: 1) fazer uma análise da realidade e obter um diagnóstico (quantitativo e qualitativo) para um melhor encaminhamento nos anos que seguirão; a partir disso, elaborar projetos, estratégias e metas; 2) formação para o testemunho integral. Existem boas formações nas dioceses, mas nem sempre integral, especialmente com relação ao envolvimento nos campos da política e da economia. Alguns termos são bastante falados mas pouco compreendidos, como por exemplo: Iniciação Cristã e os Documentos da Doutrina Social da Igreja. Sub-Região SP I: 1) fortalecer ou criar os conselhos (CPP e CAEP) em todas as paróquias; 2) fortalecer, incentivar e criar escolas de fé e política (fé e cidadania). Sub-Região SP II: 1) organizar um plano diocesano que contemple a formação integral, abrangente e permanente do laicato; formação da doutrina social e da espiritualidade por sub-região; 2) promover uma espiritualidade missionária com ênfase nos projetos missionários do regional.  Sub-Região RP I: 1) criar ou fortalecer o conselho de leigos nas dioceses; 2) utilizar os momentos formativos e celebrativos já existentes para estudar e aprofundar os documentos 105 e 107 da CNBB. Sub-Região RP II: 1) diagnóstico participativo da realidade dos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade, para identificar as necessidades, desafios e propostas formativas que os impliquem como sujeitos eclesiais; 2) a partir do diagnóstico, elaborar e desenvolver programas formativos de iniciação da vida cristã e evangelização permanentes, que fortalecem vínculos e práticas comunitárias. Sub-Região Sorocaba: 1) Formação do laicato na Doutrina Social da Igreja, priorizando a juventude; 2) fomentar as associações de diversas áreas profissionais (saúde, educação, operadores do direito, arte, etc) e promover a articulação entre elas. Sugestão para o regional: partilhar as experiências de organização do conselho de leigos nas dioceses.

A abertura será na festa de Cristo Rei, que este ano será celebrada dia 26 de novembro e segue até a mesma festa em 2018.

Fonte: http://www.cnbbsul1.org.br/em-reuniao-ampliada-conser-apresenta-acoes-para-o-ano-do-laicato/


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5