Hoje é
Notícias

07/12
2017

Pastoral da Saúde

Câmara Municipal institui Dia Municipal do Capelão e homenageia padres

No dia 11 de dezembro, segunda-feira, às 19h30, ocorre a sessão solene, na Câmara Municipal: “Homenagem ao Dia Municipal do Capelão”


Câmara Municipal institui Dia Municipal do Capelão e homenageia padres

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou, em sessão no dia 31 de outubro, a inclusão no calendário oficial do município do “Dia Municipal do Capelão” (31 de outubro), que será inclusa nos canais eletrônicos de divulgação ou impressos da Prefeitura Municipal, e apoiada e difundida no formato de debates, fóruns e palestras pela casa legislativa.

O projeto de lei é de autoria do vereador Orlando Pesoti (PDT) e foi protocolado na Câmara em 10 de outubro. A justificativa do projeto menciona a instituição desta data na cidade de São Paulo, em 2002, e no Estado de São Paulo, em 2009, e define a atividade do Capelão: “Capelão é um ministro religioso autorizado a prestar assistência e a realizar cultos em comunidades religiosas, conventos, colégios, universidades, hospitais, presídios, corporações militares e outras organizações ou corporações, e que geralmente é oficiado por um padre ou pastor”.

E o projeto acrescenta a legislação brasileira: “A assistência religiosa nas entidade civis e militares de internação coletiva é dispositivo previsto na Constituição Brasileira: ‘é assegurada nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva (CF at. 5º, VII)’”. 

No projeto são citadas as várias áreas de atuação do capelão: Capelania militar, Capelania prisional; Capelania hospitalar; Capelania escolar e Capelania social. 

No dia 11 de dezembro, segunda-feira, às 19h30, ocorre a sessão solene, na Câmara Municipal: “Homenagem ao Dia Municipal do Capelão”. Na ocasião serão homenageados os padres capelães da Arquidiocese de Ribeirão Preto: padre Josirlei Aparecido da Silva (Capelão da EU); padre Reginaldo Augusto Belém (Capelão do Hospital São Lucas); padre Angelino Venute (Capelão do Hospital Beneficência Portuguesa); Dom Andre M. Santos, OSBOliv. (Capelão da Santa Casa de Misericórdia); e padre João Rípoli (Capelão Prisional).

Homenagem ao Dia Municipal do Capelão
11 de dezembro de 2017
Câmara Municipal de Ribeirão Preto
19h30




CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5