Hoje é
Notícias

19/04
2014

Arquidiocese

Missa Crismal na Catedral de São Sebastião

A Catedral Metropolitana de São Sebastião, em Ribeirão Preto (SP), acolheu na manhã desta Quinta-feira Santa, 17 de abril, s 9 horas, o presbitério da Arquidiocese de Ribeirão Preto para a concelebração eucarística da Missa do Crisma


Missa Crismal na Catedral de São Sebastião

Acesse a Galeria de Fotos

A Catedral Metropolitana de São Sebastião, em Ribeirão Preto (SP), acolheu na manhã desta Quinta-feira Santa, 17 de abril, s 9 horas, o presbitério da Arquidiocese de Ribeirão Preto para a concelebração eucarística da Missa do Crisma (Missa da Unidade) presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva. Concelebraram o arcebispo dom Ilson de Jesus Montanari, secretário da Congregação para os Bispos; dom José Geraldo Oliveira do Valle, CSS, bispo emérito de Guaxupé, os padres diocesanos e religiosos presentes no presbitério da Arquidiocese; além da presença dos diáconos, dos alunos da Escola Diaconal, seminaristas, representantes paroquiais e paroquianos da Catedral e demais paróquias.

Nos ritos iniciais, o texto da Recordação da Vida, recordou o compromisso dos sacerdotes, o sentido da Igreja que cresce em unidade, além de referências aos Santos leos e aos aniversariantes do dia. "A Igreja Particular de Ribeirão Preto, representada pelos seus presbíteros, diáconos e candidatos ao diaconato permanente, religiosos e religiosas, leigos e leigas, está reunida com seu pastor Dom Moacir, celebrando o Mistério Pascal de Jesus Cristo na chamada Missa Crismal, onde os óleos do Batismo e dos Enfermos serão abençoados, e o óleo da Crisma será consagrado, para manifestarem a presença de Deus na vida das pessoas que lhes são caras pelo amor. Os presbíteros renovam, nesta santa Missa, suas promessas sacerdotais com as quais se comprometem a continuar servindo a Jesus Cristo e sua Igreja com seu ministério ordenado em comunhão com seu bispo, no intuito de edificar, santificar e conduzir o Povo Deus rumo ao Reino do Céu. Nesta festa da unidade arquidiocesana cumprimentamos pelo aniversário natalício, os irmãos: padre Rogério Caraffini, padre Gilberto Kasper e o diácono Caetano Marchese. E pelo aniversário de ordenação sacerdotal presbiteral os padres: Alexandre de Souza, Cleber Augusto da Silva, Angelino Venute, Wiliam Marcos Pelosi e Rodrigo Antônio de Souza", dizia o texto.

Na homilia o arcebispo dom Moacir Silva refletiu a respeito da importância da Igreja estar reunida, testemunhando a unidade e o compromisso com o Cristo. "Estamos reunidos ao redor do altar celebrando a missa crismal. Essa reveste-se de um significado todo especial para a nossa Igreja arquidiocesana uma vez que ela é considerada uma das principais manifestações da plenitude do sacerdócio do bispo e um sinal da íntima união dos presbíteros comigo. Assim se manifesta claramente a unidade do sacerdócio e do sacrifício do Cristo continuado na Igreja", disse o arcebispo.

E, ao se dirigir aos presbíteros, relembrou a entrega total da vida ministerial ao serviço de Deus e da sua Igreja. Queridos padres, hoje é o dia do nascimento do nosso sacerdócio. Escutamos na primeira leitura: Vós sois os sacerdotes do Senhor, chamados 'ministros de nosso Deus'. Essa palavra é dirigida a nós mesmos. Somos Dele e não de nós mesmos e de mais ninguém. Outra implicação esta verdade traz para a nossa vida e ministério: vós sois chamados ministros de nosso Deus. Aqui recordamos o dia de nossa ordenação quando ouvimos comovidos e até emocionados e com muita fé o bispo ordenante rezar sobre nós: Nós vos pedimos Pai todo poderoso constitui este vosso servo na dignidade de presbítero renovai em seu coração o Espírito de santidade; obtenha, ó Deus, o segundo grau da Ordem sacerdotal que de Vós procede, e a sua vida seja exemplo para todos. Então Deus nos tornou seus sacerdotes, seus ministros. Tornamo-nos verdadeiros sacerdotes do Novo Testamento participantes da função de Cristo mediador único, salientou dom Moacir.

O arcebispo ainda na homilia acentuou a fidelidade e o compromisso do ministério presbiteral.Hoje, dia do nosso sacerdócio, somos convidados a olhar a nossa vida e o nosso ministério a partir daqueles compromissos ou encargos que assumimos na nossa ordenação sacerdotal. Naquele dia, manifestamos publicamente nossa disposição de desempenhar sempre a missão de sacerdote como fiel colaborador da ordem episcopal, não colaborador deste ou daquele bispo, mas da ordem episcopal, apascentando o rebanho do Senhor, não segundo o nosso gosto pessoal, mas sob a direção do Espírito Santo", recordou o arcebispo

Terminada a homilia os padres fizeram a renovação das promessas sacerdotais e, em seguida, o arcebispo abençoou os óleos, que serão usados nas 84 paróquias da Arquidiocese de Ribeirão Preto para os diversos sacramentos: o crisma (óleo misturado com perfumes), para significar o dom do Espírito no batismo, na crisma, na ordem; o óleo para os catecúmenos e o óleo para os enfermos, sinal da força que liberta do mal e sustenta na provação da doença.

Nos ritos finais, antes da bênção, o arcebispo cumprimentou cada um dos presbíteros e entregou o Discurso do Papa Francisco aos Bispos de Roma e um livreto com os aniversários do Clero arquidiocesano para que cada um possa rezar pelo dom da vida e pela unidade do presbitério da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Depois da bênção, dom Moacir, entregou pessoalmente os Santos leos aos representantes das paróquias.


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5