Hoje é
Notícias

18/05
2014

Paróquias

Criada a paróquia Nossa Senhora de Fátima em Cajuru

Uma multidão de fiéis concentrada em frente da antiga sede da quase paróquia Nossa Senhora de Fátima, na terça-feira, 13 de maio, em Cajuru (SP), aguardava o início da procissão da padroeira. O cortejo partiu s 19 horas com o andor da santa e


Criada a paróquia Nossa Senhora de Fátima em Cajuru

Uma multidão de fiéis concentrada em frente da antiga sede da quase paróquia Nossa Senhora de Fátima, na terça-feira, 13 de maio, em Cajuru (SP), aguardava o início da procissão da padroeira. O cortejo partiu s 19 horas com o andor da santa em direção a nova sede paroquial, ainda em construção. Na nova sede paroquial, s 19h30, teve início a concelebração eucarística de ereção da paróquia Nossa Senhora de Fátima, presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva, e com a presença de diversos padres da arquidiocese, diácono, seminaristas, candidatos ao diaconato permanente, religiosos e religiosas, e grande número de paroquianos.


No início da concelebração, a pedido do arcebispo, o chanceler padre Samuel Matias fez a leitura do decreto de criação paroquial. Terminada a leitura do decreto, o arcebispo proclamou criada a paróquia, e provisionou o padre Robson Eduardo do Nascimento como primeiro pároco da nova paróquia, e a celebração seguiu o rito próprio.

Na homilia, o arcebispo dom Moacir, lembrou a perseverança dos fiéis ao longo dos 40 anos de existência da comunidade e se referiu a paróquia como casa da Palavra, explicou ainda aos fiéis a necessidade de estarem comprometidos com a evangelização, e, ao concluir a homilia, o arcebispo mencionou as funções do pároco.

Antes do encerramento da concelebração, o arcebispo dom Moacir rezou a consagração a Nossa Senhora de Fátima. E, depois da bênção final, os fiéis acompanharam o descerramento da placa comemorativa da ereção da nova paróquia e comemorativa aos 40 anos de evangelização da comunidade de Nossa Senhora de Fátima.


História - Fundada, em 1974, pelo vigário da paróquia São Bento padre José Meier, a Comunidade Nossa Senhora de Fátima, em Cajuru (SP), completou 40 anos de evangelização. Por várias décadas a comunidade contou com a coordenação de catequistas, agentes de pastoral e jovens, no despertar o carinho e zelo nos fiéis para a devoção Maria e o verdadeiro amor a Jesus.

No período do padre César Vanderlei Cerri (1982-2001), e mais recentemente do padre Adimilson Carreira (pároco da paróquia São Bento desde 2001), algumas reformas foram executadas na capela, bem como as recentes obras feitas pelo atual pároco o padre Robson Eduardo do Nascimento, deixando o ambiente favorável oração e celebrações.

Em julho de 2010, a comunidade passou a ser denominada rea Missionária Nossa Senhora de Fátima, e assumiu este trabalho o padre Robson Eduardo do Nascimento. Na festa da padroeira, em 13 de maio de 2012, a rea Missionária foi elevada Quase Paróquia Nossa Senhora de Fátima. E, depois de dois anos, na, 13 de maio de 2014, festa da Padroeira, o arcebispo dom Moacir Silva elevou a quase paróquia condição de paróquia Nossa Senhora de Fátima. A nova paróquia também está comprometida com a construção do Santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima. O lançamento da pedra fundamental do Santuário aconteceu em 1 de maio de 2011 e as obras estão bem adiantadas.

O endereço da Paróquia Nossa Senhora de Fátima é Rua Minas Gerais, 518, Cruz Alta, em Cajuru (SP). Nos limites da nova paróquia encontram-se as seguintes Igrejas e Comunidades: Matriz Nossa Senhora de Fátima e Santos Reis. Na Zona Rural: Nossa Senhora das Graças, Santa Tereza D vila, São João Batista e Nossa Senhora Aparecida do Barreiro.



Fotos: Ana Carolina Baqueta - www.facebook.com/anacarolina.baqueta


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5