Hoje é
Notícias

23/06
2014

Arcebispo

Dom Moacir Silva completa primeiro ano a frente da Arquidiocese de RP

Com as nossas orações parabenizamos nosso arcebispo dom Moacir Silva neste primeiro ano de episcopado. A posse canônica na Catedral Metropolitana de São Sebastião ocorreu em 23 de junho de 2013


Dom Moacir Silva completa primeiro ano a frente da Arquidiocese de RP

Acesse a Galeria de Fotos da Posse

Dom Moacir toma posse na Catedral - Leia mais...

Ao tomar posse canônica, em 23 de junho do ano passado, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, o 8 arcebispo de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, pediu aos fiéis para rezarem pelo seu pastoreio: Venho com alegria, pois tenho certeza de que esta é a vontade de Deus para mim neste momento de minha vida. Venho com a disposição de doação total de mim mesmo a esta missão. Eu não me pertenço. Assumo esta missão, firmado na graça de Deus que jamais falta. Rezem por mim para que eu não atrapalhe a ação de Deus, foram as palavras pronunciadas por dom Moacir na homilia da posse. E, como diocesanos, continuamos rezando por nosso pastor. Um primeiro ano de muitas realizações, da graça de Deus presente em nosso meio. Uma Igreja Particular de 106 anos desejosa da renovação e atenta aos sinais dos tempos para na conversão pastoral ser presença do Cristo Ressuscitado.

Neste primeiro ano de episcopado, uma das principais características de dom Moacir Silva tem sido a presença constante nas atividades da Igreja arquidiocesana. Com uma agenda intensa dom Moacir já visitou quase todas as 85 paróquias da arquidiocese e acompanhou reuniões com o clero, leigos, pastorais, serviços e movimentos. A presença do arcebispo anima e motiva os diocesanos que encontram em seu pastor o testemunho de uma Igreja que não está parada e que começa a dar os primeiros passos para a realização da 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.

O primeiro ano de episcopado de dom Moacir Silva se revela em muito trabalho e dedicação no pastoreio. Podemos perceber a intensidade das inúmeras atividades nesse pequeno levantamento: Celebração e Encontro com o papa Francisco para recebimento do pálio, em Roma; presença na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro; celebrações eucarísticas de acolhida ao arcebispo nas 10 foranias; co-ordenante na ordenação episcopal do arcebispo dom Ilson de Jesus Montanari, secretário da Congregação dos Bispos, em Sertãozinho; Presença no Curso Anual para Bispos, no Rio de Janeiro; Celebrações eucarísticas nas paróquias: jubilares, novenas e festa do padroeiro; Crismas nas paróquias; Dedicação de Igreja; Abertura e Capacitação da Campanha da Fraternidade; Retiro Espiritual do Clero; Audiências na Cúria; Visitas aos projetos sociais; Duas ordenações de diáconos transitórios (o canossiano Tiago Nigro Nascimento e o diocesano Mateus Pereira Martins); a primeira ordenação presbiteral (Padre Mateus Pereira Martins); criação de uma quase paróquia (São Francisco de Assis, em Sertãozinho) e de uma paróquia (Nossa Senhora de Fátima, em Cajuru); reuniões do clero e encontro de atualização teológico-pastoral do clero; reuniões do Conselho Presbiteral, Administrativo e Equipe Presbiteral de Assuntos Administrativos; Celebração Eucarística no Calçadão de Ribeirão Preto; Capacitação e Concentração Arquidiocesana para Catequistas; Celebração no Dia Nacional da Juventude; Celebração de Encerramento do Ano da Fé, em Sertãozinho; Ordenação dos 23 diáconos permanentes da primeira turma da Escola Diaconal São Lourenço; Assembleia dos Bispos da CNBB e do Regional Sul 1 da CNBB; reuniões do Conselho Arquidiocesano de Pastoral e com as Pastorais, Movimentos e Serviços; Visita aos Seminários; Missa Crismal na Catedral de São Sebastião (Missa da Unidade); Celebração da festa do padroeiro da arquidiocese São Sebastião na Catedral; reuniões e encontro da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto e da Sub-Região Ribeirão I; e outras inúmeras atividades; e também citamos a colaboração de dom Moacir com a diocese de São José dos Campos, durante o período de vacância, que contou com o apoio do arcebispo em algumas celebrações e ordenação presbiteral.

Com as nossas orações parabenizamos nosso arcebispo dom Moacir Silva neste primeiro ano de episcopado. Que as bênçãos de Deus estejam sempre presentes em sua missão de guiar o Povo de Deus presente na Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Alguns dados de Dom Moacir Silva:

Nascido em São José dos Campos: 16/07/1954
Ordenado Sacerdote: 06/12/1986, em São José dos Campos.
Ordenado Episcopal: 11/12/2004, em São José dos Campos.
Bispo da Diocese de São José dos Campos: 2004-2013
Nomeado Arcebispo de Ribeirão Preto: 24/04/2013
Início do governo na Arquidiocese de Ribeirão Preto: 23/06/2013









CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5