Hoje é
Notícias

23/07
2014

Arquidiocese

Retiro Espiritual dos Padres

De 15 a 18 de julho, na Casa Dom Luís, em Brodowski (SP), os padres da Arquidiocese de Ribeirão Preto se reuniram para o Retiro Espiritual. Com o tema Os Encontros de Jesus a pregação foi do bispo da diocese de Palmares (PE) Dom Henrique Soares


Retiro Espiritual dos Padres

Acesse a Galeria de Fotos

De 15 a 18 de julho, na Casa Dom Luís, em Brodowski (SP), os padres da Arquidiocese de Ribeirão Preto se reuniram para o Retiro Espiritual. Com o tema Os Encontros de Jesus a pregação foi do bispo da diocese de Palmares (PE) Dom Henrique Soares da Costa. Dom Henrique é Mestre em Teologia Dogmática com ênfase aos estudos de eclesiologia. Foi nomeado bispo auxiliar de Aracaju (SE) em 2009. Em 19 de março deste ano foi transferido para a diocese de Palmares (PE), e tomou posse como bispo diocesano em 1 de junho.

Na motivação para o retiro o representante dos Presbíteros padre Samuel Matias destacou a importância da experiência e do encontro com Deus: o Retiro é sempre uma experiência de fé, que nos leva a crer na presença, no amor de Deus por nós, que nos fala ao coração e que aguarda nossa resposta de amor. também uma experiência de disponibilidade para escuta, de crescimento na intimidade com o Senhor, disse padre Samuel.

Dom Henrique conduziu os trabalhos do retiro a partir de sete reflexões: 1. O encontro com os quatro primeiros discípulos: a prontidão para seguir Jesus; 2. O encontro com o leproso: a experiência da compaixão de Deus; 3. O encontro com Jairo e a hemorroíssa: um Deus próximo das situações extremas; 4. O encontro com o filho de Timeu: a graça de olhos para ver; 5. O encontro com a Cananeia: a insistência que vence a Deus; 6. O encontro com a pecadora: o poder regenerador do amor; e 7. O encontro com o homem rico: o convite a passar do ter e do fazer ao ser.

Na concelebração eucarística no encerramento do retiro, 18 de julho, o arcebispo dom Moacir Silva presidiu a Eucaristia, e agradeceu a orientação e disponibilidade de dom Henrique em pregar o retiro: Com esta celebração eucarística rendemos graças a Deus nosso Senhor por este tempo de graça que Ele nos concedeu que foi o nosso retiro. Rendemos graças a nosso Senhor por nosso irmão dom Henrique ter aceitado o convite do nosso presbitério e nos ajudar, nos introduzir no encontro com o Senhor, possibilitando que o Senhor falasse diretamente ao nosso coração e assim nos transformasse. Louvamos a Deus pela vida e pelo ministério de dom Henrique e sobretudo por esse seu carisma de pregador de retiros não só para presbitérios, mas para religiosos e outras pessoas que se beneficiam desta sua disponibilidade, desse seu talento, deste seu gosto de servir a Igreja na pregação de retiros, além da sua missão específica na Igreja de nosso Senhor, destacou dom Moacir.

Na homilia, ao refletir sobre a primeira leitura, o arcebispo dom Moacir motivou os padres a observarem um dos trechos do livro do profeta Isaías e aplicarem em suas vidas como ensinamento do retiro. Olhamos a Palavra de Deus e retiro daqui alguns elementos que vale a pena a gente pensar no final desse retiro. Aquilo que o profeta disse para o rei Ezequias, na primeira leitura (Is 38,1-6.21-22.7-8): Isto diz o Senhor: Arruma as coisas de tua casa, pois vais morrer e não viverás. Vamos ficar com a primeira parte da frase: : Arruma as coisas de tua casa. Eu creio que o retiro, estes dias de reflexão, se propõe exatamente a isso: a arrumar as coisas da nossa casa pessoal, a nossa vida: espiritual, emocional, afetiva, pastoral; porque ao longo do ano as coisas da nossa vida vão saindo do lugar, alguns compartimentos vão se empoeirando, e o retiro é justamente esta grande oportunidade, esse tempo de graça para dar uma arrumada nas coisas da nossa casa e podermos viver melhor o nosso ministério, a missão que o Senhor confiou a cada um de nós, salientou dom Moacir.

O arcebispo, ainda, ao meditar sobre o Evangelho (Mt 12, 1-8), convidou os padres a estarem atentos ao discipulado. Olhando o Evangelho uma coisa que me chamou a atenção de forma diferente: a afirmação de que os discípulos caminhando com Jesus estavam com fome. Sempre olhei isso dentro do normal, da perspectiva do Evangelho, mas hoje, isso me fez pensar um pouco mais: no seguimento de Jesus os discípulos sentiram fome. Isso nos faz pensar na nossa vida, no nosso seguimento de Jesus, nas nossas necessidades e preocupações, nos apegos da nossa vida. Os discípulos tinham fome: que fome sentimos no seguimento de Jesus? Como atendemos a essa necessidade na nossa vida de seguidores de Jesus Cristo? Acredito ser importante pensarmos nisso ao final do retiro, ao recomeçarmos o nosso caminho onde vamos sentir também o cansaço e toda uma série de coisas, afirmou dom Moacir.

Antes dos ritos finais, a Pastoral Presbiteral dirigiu mensagem ao arcebispo dom Moacir Silva, homenageando-o pela passagem do seu aniversário natalício, celebrado na quarta-feira, 16, e rendeu graças a Deus pelos 60 anos de vida do arcebispo:

Dom Moacir

Querido Pai, Pastor e amigo, nessa semana tivemos a oportunidade de rendermos graças a Deus pelo dom de sua vida, um momento especial de renovação porque Deus na sua infinita sabedoria deu a natureza a capacidade de desabrochar a cada estação, e a nós a capacidade de renovar e recomeçar a cada ano.
Desejamos ao senhor mais um ano cheio de amor e de alegrias. Afinal, fazer aniversário é ter a chance de colocar mais vigor a nossa vida, afastar de nós o que nos impede de crescer, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas, sorrir por novos motivos e chorar por outros, porque amar o próximo é dar mais amparo, é colocar-se em inteira disposição, é agradecer mais vezes.
Fazer aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus, ser amado, é ser grato, reconhecido, forte, destemido. Parabéns, felicidades, é o que todos nós desejamos.

Pastoral Presbiteral

Com a bênção final o retiro foi encerrado e os padres se dirigiram ao refeitório para o almoço festivo.


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5