Hoje é
Notícias

07/08
2014

Setor Família

Abertura Arquidiocesana da Semana da Família

A paróquia Sagrada Família, na Vila Virgínia, em Ribeirão Preto, sediou em 5 de agosto, a Abertura Arquidiocesana da Semana da Família, dentro do Projeto Agosto Família de Deus


Abertura Arquidiocesana da Semana da Família

Acesse a Galeria de Fotos

A paróquia Sagrada Família, na Vila Virgínia, em Ribeirão Preto, sediou em 5 de agosto, a Abertura Arquidiocesana da Semana da Família, dentro do Projeto Agosto Família de Deus, uma articulação dos trabalhos pastorais entre o Setor Família, Setor Juventude, Serviço de Animação Vocacional / Pastoral Vocacional, Equipe de Animação Bíblico-Catequética e Secretariado de Pastoral. O arcebispo presidiu a concelebração eucarística que contou com a presença de padres da arquidiocese, diáconos, seminaristas e representantes paroquiais da Pastoral Familiar e de Movimentos. Neste ano a Semana Nacional da Família tem o tema: A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo.

Em comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Arquidiocese, abriu os trabalhos da Semana Nacional da Família, a ser celebrada de 10 a 16 de agosto, em todas as paróquias do Brasil. Na recordação da vida foram lembradas as atividades pastorais arquidiocesanas no âmbito da Pastoral Familiar e do Projeto Agosto Família de Deus. Queremos colocar nesta celebração, os trabalhos voltados a família: o Projeto Agosto Família de Deus, o Encontro Nacional da Pastoral Família, a ser realizado em setembro de 2014, em São Luís (MA), rezando também pelo Encontro Mundial das Famílias em 2015, na Filadélfia (EUA), pelo Sínodo Extraordinário dos Bispos, voltado especificamente para as famílias, a ser realizado neste ano, bem como outros eventos que ocorrerão em consonância com os projetos da CNBB voltados para as famílias.

Na homilia, dom Moacir Silva, motivou os agentes da Pastoral Familiar, os representantes paroquiais e os Movimentos a serem sinais e testemunhas da presença de Cristo no ambiente das famílias para a santificação do mundo. Com esta celebração eucarística estamos abrindo a Semana da Família que acontecerá semana que vem (10 a 16 de agosto) nas paróquias de nossa arquidiocese. Esta celebração tem também um sentido de envio dos casais para animarem a Semana da Família nas suas comunidades. Este ano a Semana Nacional da Família tem como tema A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo. Todas as famílias são convidadas a refletir e vivenciar a espiritualidade cristã. Podemos dizer que a vida espiritual significa um caminho concreto do mistério redentor e esponsal, revelado na dimensão da vida conjugal que conduz santificação. um caminho de santificação que começou, para o casal, no sacramento do matrimônio., destacou dom Moacir.

Dom Moacir ainda recomendou os encontros das equipes da Pastoral Familiar para fortalecer o encontro e a espiritualidade cristã em sintonia com o tema da Semana Nacional da Família. A Semana da Família quer nos ajudar neste sentido. O subsídio Hora da Família, produzido pela Comissão Episcopal Pastoral para vida e a família juntamente com a Coordenação Nacional da Pastoral Familiar, é uma enorme riqueza para as reflexões. São diversos encontros que procuram despertar a reflexão e a prática da espiritualidade cristã na família, para, através, dela, fortalecer os laços da conjugalidade e parentalidade entre seus membros, na vivencia dos valores domésticos ensinados por Jesus, Maria e José. Exorto a todas as comunidades paroquiais a realizarem esses encontros com as famílias. A Semana da Família é um momento de graça para as famílias não podemos desperdiçá-lo, reforçou o arcebispo.

No encerramento da concelebração, depois da bênção final, o arcebispo dom Moacir Silva entregou uma vela, primeiro, aos padres representantes do Projeto Agosto Família de Deus: padre Robson Eduardo Nascimento, da Pastoral Familiar; padre Anderson Xavier Lopes, do Setor Juventude; aos padres Juliano Gomes e Mateus Martins, do Serviço de Animação Vocacional; e ao padre Marcelo Luiz Machado, da Equipe de Animação Bíblico-Catequética; e depois, um casal de cada paróquia, em nome de todas as famílias da sua comunidade, recebeu das mãos do arcebispo a vela para ser usada nas celebrações paroquiais da Semana da Família.

Semana Nacional da Família - O tema central da Semana Nacional da Família deste ano é A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo que propõe a prática espiritual do casal e em família. A Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB preparou o subsídio Hora da Família para as reflexões da Semana da Família. Com uma proposta moderna e explicativa, o material é organizado em duas partes, sendo sete encontros de reflexão sobre a família e dez celebrações como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Avós, Aniversário de Casamento, Família Cidadã e Eleições, e ainda uma celebração especial para a Copa do Mundo 2014.

Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Ribeirão Preto


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5