Hoje é
Notícias

20/08
2014

14ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral - 2015

Profissão monástica solene na Igreja Santo Antônio

Em 16 de agosto, solenidade da Assunção de Maria, o arcebispo dom Moacir Silva presidiu a concelebração eucarística na Igreja Abacial Santo Antônio de Pádua, nos Campos Elíseos, em Ribeirão Preto (SP), com o rito próprio de Profissão Moná


Profissão monástica solene na Igreja Santo Antônio

Acesse a Galeria de Fotos

Em 16 de agosto, solenidade da Assunção de Maria, o arcebispo dom Moacir Silva presidiu a concelebração eucarística na Igreja Abacial Santo Antônio de Pádua, nos Campos Elíseos, em Ribeirão Preto (SP), com o rito próprio de Profissão Monástica Solene de Dom Bernardo Maria Bergamin, OSB Oliv., pertencente a Abadia de Santa Maria do Monte Oliveto, congregação da Ordem de São Bento. Dom Bernardo consagrou sua vida ao Senhor na vida monástica beneditina olivetana, e mediante os votos de obediência, estabilidade de conversão dos costumes, esforçar-se-á, continuamente, para assemelhar-se mais a Cristo e sua Santíssima Mãe que, antes de todos, viveram, perfeitamente, o mistério da vida religiosa consagrada. Dom Bernardo é natural de Ariranha (SP), filho de Benedito Luiz Bergamin e Silvana Fresarim Bergamin. Estiveram presentes: a comunidade dos monges beneditinos da Igreja Abacial Santo Antônio de Pádua, padres da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Diáconos Permanentes, Seminaristas, as religiosas do Mosteiro Regina Pacis (Monjas Beneditinas), as religiosas das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada representantes da comunidade paroquial de Ariranha, amigos, familiares e paroquianos.

O arcebispo dom Moacir Silva, na homilia, saudou o monge professo Dom Bernardo, se referiu ao sentido do seguimento de Cristo, e destacou aspectos da solenidade da Assunção de Maria. Estamos reunidos ao redor do altar do Senhor celebrando a Eucaristia onde encontramos a força para o seguimento radical de Cristo, de Cristo obediente, pobre e casto. Nesta Eucaristia nosso caríssimo irmão Dom Bernardo Maria Bergamin faz sua profissão monástica solene como já manifestou seu desejo. Hoje celebramos a Assunção de Nossa Senhora em corpo e alma a glória do paraíso. A Assunção de Maria mostra-nos o nosso destino como filhos adotivos de Deus e membros do Corpo de Cristo. Com Maria, nossa Mãe, somos chamados a participar plenamente da vitória do Senhor sobre o pecado e a morte, e a reinar com Ele em seu reino eterno. Esta é a nossa vocação fundamental: a santidade, ressaltou dom Moacir.

O rito próprio da profissão monástica foi conduzido pelo Prior da Igreja Abacial Santo Antônio de Pádua Dom Anselmo Sidinei Maria Codinhoto, OSB Oliv., e o canto gregoriano executado em latim e português pelos monges da Abadia da Ressurreição, com a presença do abade D. André Martins, OSB.

Antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci, antes que saísses do seio de tua mãe, eu te consagrei, eu te constitui profeta para as nações. Este versículo tirado do livro do profeta Jeremias é o resumo da minha vocação, explicou Dom Bernardo nos agradecimentos, e continuou: por mais que quisesse se esconder Dele seria inútil, pois o encontrava sempre, seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir. Chegar ao dia da entrega definitiva da minha vida nas mãos de Deus é poder, como filho de São Bento, saber ouvir sempre os preceitos do mestre e inclinar o ouvido do meu coração para escutar tudo aquilo que ele tem para falar. Chegar a este dia é fazer a experiência de deixar tudo para ganhar tudo e ter a certeza de que Ele não volta atrás em nenhuma de suas promessas, ressaltou o monge. E, ao concluir os agradecimentos solicitou orações para as vocações: não deixem de pedir a Deus o dom das vocações religiosas e sacerdotais, pois uma comunidade sem vocação é uma comunidade sem fé. Que Deus derrame sobre vocês todas as graças necessárias para continuar a desenvolver com alegria os vossos dons dentro de nossa comunidade, concluiu Dom Bernardo.


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5