Hoje é
Notícias

22/08
2014

Catequese

Concentração Arquidiocesana reúne 700 catequistas em Jurucê

Muita fé, alegria e vontade de servir ao Cristo no serviço da evangelização. Esse era cenário e o semblante de uma multidão de catequistas reunidos no salão paroquial da paróquia São Pedro, em Jurucê, Jardinópolis (SP), em 17 de agosto, pa


Concentração Arquidiocesana reúne 700 catequistas em Jurucê

Acesse a Galeria de Fotos

Muita fé, alegria e vontade de servir ao Cristo no serviço da evangelização. Esse era cenário e o semblante de uma multidão de catequistas reunidos no salão paroquial da paróquia São Pedro, em Jurucê, Jardinópolis (SP), em 17 de agosto, para a 5 Concentração Arquidiocesana de Catequistas. Ao menos 700 catequistas participaram da concentração organizada pela Equipe Arquidiocesana de Animação-Catequética que é assessorada pelo padre Marcelo Luiz Machado.

A concentração é realizada anualmente na solenidade da Assunção de Maria para celebrar o Dia do Catequista, e neste ano, integrou o Projeto Agosto: Família de Deus, uma iniciativa de trabalhos em conjunto entre a Equipe da Animação Bíblico-Catequética, Setor Juventude, Setor Família, Serviço de Animação Vocacional Pastoral Vocacional e Secretariado de Pastoral. A concentração contou com momentos de oração, reflexões, trabalhos em grupos, a Eucaristia presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva, e o encerramento com o lanche comunitário.

A Concentração Arquidiocesana de Catequistas é um evento que reúne os catequistas para um dia de integração, formação, aprofundamento e atualização de temas teológicos, pastorais e pedagógicos ligados catequese. Em cada edição da concentração é abordado um tema na sequência do itinerário da formação neocatecumenal. O tema de 2013 foi Mistagogia, o atual, em 2014: A ação do Discipulado, e para 2015, o tema será Querigma.

Há alguns anos a Equipe de Animação Bíblico-Catequética tem reunido os catequistas no dia da solenidade da Assunção de Maria, de Nossa Senhora, daquela que é a primeira catequista, aquela que acolhendo Jesus, dando Jesus humanidade é modelo para todos os catequistas que também tem a missão de evangelizar anunciando Jesus Cristo, disse o arcebispo dom Moacir Silva.

A coordenadora da Equipe de Animação Bíblico-Catequética Ondina Magnusson Naves Reis destacou o valor deste encontro de catequistas como motivação para os trabalhos junto aos catequizandos. O mês de agosto aprofunda o tema da vocação, e nós estamos juntos com os catequistas, e temos o objetivo de estarmos cada vez mais apaixonados por Jesus Cristo neste ministério da catequese para podermos levar aos nossos catequizandos a mensagem do Evangelho, finalizou Ondina.

O integrante da Equipe da Animação Bíblico-Catequética Altierez dos Santos ressaltou a convivência e o intercâmbio de experiências como pontos da integração e motivação proporcionados pela concentração. Participar deste encontro é ter uma experiência de convívio com os outros catequistas da arquidiocese e perceber que o catequista é uma pessoa especial, e com as suas dificuldades não está sozinho, mas são muitos os catequistas, s vezes, com os mesmos problemas e desafios, as mesmas realizações, o encontro é um momento para aproveitar para trocar experiências, explicou Altierez.

O arcebispo dom Moacir Silva ao iniciar a homilia saudou e agradeceu os trabalhos dos catequistas nas paróquias da arquidiocese Queridos catequistas de nossa Arquidiocese! Nesta minha saudação vai também minha gratidão pelo que vocês são e significam para nossas comunidades. Muito obrigado por gastarem uma boa parte da vida e do tempo de vocês ajudando as crianças, os jovens e os adultos a se encontrarem com Jesus Cristo. Muito obrigado a cada um de vocês, que não mede esforços nem sacrifícios para levar os catequizandos ao encontro pessoal com Jesus Cristo, agradeceu dom Moacir.

Ao término da celebração, depois da bênção final, a 5 edição da Concentração Arquidiocesana dos Catequistas foi encerrada com o lanche comunitário.


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5