Hoje é
Notícias

03/09
2014

Ordenação

Diácono Tiago é ordenado presbítero em Serrana

Na paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Bela Vista, em Serrana (SP), em 30 de agosto, mais de 2.000 mil pessoas provenientes de várias cidades, das comunidades paroquiais de Serrana, 25 padres, 8 diáconos, seminaristas, religiosos e reli


Diácono Tiago é ordenado presbítero em Serrana

Acesse a Galeria de Fotos

Na paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Bela Vista, em Serrana (SP), em 30 de agosto, mais de 2.000 mil pessoas provenientes de várias cidades, das comunidades paroquiais de Serrana, 25 padres, 8 diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, participaram da ordenação presbiteral do diácono Tiago Nascimento Nigro, FDCC, da Congregação dos Filhos da Caridade Canossianos, presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva.

Dom Moacir, na homilia, saudou o diácono Tiago e refletiu a respeito do sentido do ministério presbiteral. Estamos aqui para ordenar presbítero este nosso filho que vocês contam entre vossos amigos ou parentes. Caro diácono Tiago daqui a pouco você vai ser configurado ao Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote. Você será consagrado verdadeiro sacerdote na nova aliança para pregar o Evangelho, apascentar o Povo de Deus, e celebrar o culto divino, principalmente o sacrifício do Senhor. Você será consagrado verdadeiro sacerdote da nova aliança para pregar o Evangelho, a primeira missão do ministro ordenado, explicou dom Moacir.

Ao refletir sobre o Evangelho (Mt 16, 21-27) o arcebispo apontou o caminho a ser seguido pelos discípulos. no seguimento e no testemunho de Jesus Cristo que encontramos o valor da vida. Jesus deixou claro que em seu seguimento tem sofrimento, morte, mas também tem ressurreição. O caminho do cristão não há de ser diferente. Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, e me siga. Perder a vida por Cristo é herdá-la. Caro filho diácono Tiago, hoje com a ordenação você se compromete a conformar a sua vida ao mistério da cruz do Senhor. A ordenação sacerdotal vai configurar você a esse Jesus Cristo que é mestre, sacerdote e pastor, disse dom Moacir.

Ao concluir a reflexão o arcebispo recomendou ao ordinando o conselho do papa emérito Bento XVI. O papa emérito Bento XVI certa vez disse: dos sacerdotes os fiéis esperam apenas uma coisa: que sejam especialistas na promoção do encontro do homem com Deus. Ao sacerdote não se pede para ser perito em economia, em construção ou em política, dele espera-se que seja perito em vida espiritual. Que a Virgem Maria, Mãe do Sumo e Eterno Sacerdote, acompanhe e proteja sua vida no ministério sacerdotal, hoje e sempre. Amém, concluiu dom Moacir.

O neopresbítero Tiago Nascimento Nigro, FDCC, antes da bênção final, fez um emocionado agradecimento a todos que colaboraram na preparação da ordenação: ao arcebispo dom Moacir, aos pais e familiares, aos padres e comunidades paroquiais de Serrana, a comunidade serranense, as comunidades canossianas provenientes de várias partes do Brasil, aos padres, religiosos e religiosas da Congregação dos Filhos da Caridade Canossianos, entre outros lembrados em seu pronunciamento. Queridos irmãos, queridas irmãs, eu confesso a vocês que estou sem palavras para descrever tudo o que sinto neste momento, mas eu quero compartilhar com cada um de vocês a alegria que está no meu coração, a felicidade de estar celebrando esta experiência tão maravilhosa de Deus. (...) Agradeço a toda a Congregação Canossiana que me acolheu com muita alegria, e eu dizia no meu testemunho: o que me fez entrar na congregação foi o fato de ver os padres e os irmãos felizes e jogando bola. Confesso hoje que eu dei o maior gol da minha vida junto a minha congregação. A todos o meu muito obrigado, agradeceu o padre Tiago.



Padre Tiago Nascimento Nigro, FDCC

Padre Tiago Nascimento Nigro, 28 anos, nasceu em 5 de setembro de 1986, em Serrana (SP), filho de Sebastião Rodrigues Nigro e Aparecida das Graças Nascimento Nigro. Tem um irmão três anos mais novo: Gustavo Nascimento Nigro. De uma família simples e trabalhadora, sempre recebeu o incentivo para estudar e participar da Igreja. Trilhou o caminho da iniciação cristã na paróquia Nossa Senhora das Dores, em sua cidade natal, recebendo ali os sacramentos do batismo, em 26 de outubro de 1986; a primeira Eucaristia, em 17 de novembro de 1997; e a Crisma, em 29 de outubro de 2001.

O pensamento para a vida religiosa começou em 1999 quando o jovem vocacionado começou a participar como coroinha na Igreja. Aos 13 anos participou de encontros vocacionais na Arquidiocese de Ribeirão Preto; e em 2001, a convite da leiga canossiana Eva, participou de um primeiro encontro vocacional na Congregação dos Filhos da Caridade Canossianos, em Araras: senti no jeito alegre de ser dos Religiosos e nos muitos jovens que entravam no seminário um impulso a continuar a discernir sobre a minha vocação, recorda Tiago.

Em 28 de outubro de 2001, o vocacionado Tiago, deu o seu sim ao padre João de Melo, FDCC, aceitando o convite de iniciar o discernimento vocacional no seminário canossiano. Em 1 de fevereiro de 2002 ingressou no seminário Canossiano, em Araras, aos 15 anos de idade. Em Araras cursou os dois últimos anos do ensino médio e recebeu as primeiras instruções sobre a vida religiosa com o formador padre João de Melo, FDCC.

No ano de 2004 veio para a casa de formação canossiana em Ribeirão Preto. Na primeira etapa da formação, cursou e concluiu a filosofia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP), em Brodowski, e viveu experiências significativas nas pastorais com crianças e jovens e também na formação religiosa sob a orientação o formador padre Giorgio Valente, FDCC. Em 2007 seguiu para o noviciado sob a supervisão do padre Fernando Pescarolo, FDCC, um período de itinerância nas missões no Rio Grande do Sul (RS), em Sertãozinho (SP) e também em Araras (SP). Foi um ano forte em Espiritualidade, Auto-Conhecimento e na identificação com o carisma canossiano. No dia 31 de janeiro de 2008 na Paróquia S. Benedito em Araras, professei os primeiros votos, lembra Tiago.

Na cidade de Nova Odessa, ainda em 2008, fez pastoral na Matriz Nossa Senhora das Dores, marcada pela partilha de vida, fé e trabalho com os padres Alcindo, Victor e João Barbalho.

Em 2009 retornou para a casa de formação canossiana de Ribeirão Preto para cursar a Teologia no CEARP, em Brodowski, e a incumbência de administrar a Casa de Retiro Santa Bakhita, dando sequência a etapa do juniorato sob a orientação do padre Sérgio Gallina. Foram anos valiosos de estudos, trabalhos pastorais, encontros intercongregacionais, etc. Em 2012 concluí a Faculdade de Teologia e dediquei ao trabalho caritativo no projeto social Abraço Amigo e na animação da juventude da forania e da vida religiosa na Arquidiocese, destaca Tiago.

Terminada a experiência em Ribeirão Preto, em 2013, iniciou trabalhos pastorais na paróquia São José Operário, em Santa Rita do Passa Quatro (SP), com apoio dos padres Eulálio e Mané, dedicando-se ao oratório, ao setor juventude, catequético e caritativo da Paróquia.

No dia 5 de outubro de 2013, em Piabetá (RJ) professou os votos perpétuos; e em 1 de fevereiro de 2014, na paróquia Sagrada Família, em Ribeirão Preto, foi ordenado diácono, e em 30 de agosto, na paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Serrana, recebeu a ordenação presbiteral, ambas das mãos de dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto.


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5