Hoje é
Notícias

15/09
2014

14ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral - 2015

Padres e diáconos estudam o documento 100 da CNBB

Nos dias 10 e 11 de setembro, na Casa Dom Luís, em Brodowski (SP), os padres e diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto realizaram a Formação Permanente do Clero para o estudo do documento 100 da CNBB


Padres e diáconos estudam o documento 100 da CNBB

Acesse a Galeria de Fotos

Nos dias 10 e 11 de setembro, na Casa Dom Luís, em Brodowski (SP), os padres e diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto realizaram a Formação Permanente do Clero para o estudo do documento 100 da CNBB: Comunidade de comunidades: uma nova paróquia A conversão pastoral. A formação permanente havia sido convocada pelo arcebispo dom Moacir Silva, em 16 de junho, e anunciava o estudo como um dos subsídios para o início da preparação da 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral: Este estudo estará também na perspectiva da 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Por isso, a presença e o empenho de todos são de fundamental importância. a renovação de nossas paróquias que está em jogo, dizia o arcebispo.

Os padres e diáconos receberam com antecedência um exemplar do documento para antecipadamente se prepararem para este momento de estudo. O documento 100 da CNBB é composto por 6 capítulos com os seguintes temas: 1. Sinais dos Tempos e Conversão Pastoral; 2. Palavra de Deus, Vida e Missão nas Comunidades; 3. Surgimento da Paróquia e sua Evolução; 4. Comunidade Paroquial; 5. Sujeitos e Tarefas da Conversão Paroquial; e 6. Proposições Pastorais. A exposição dos capítulos contou com os seguintes expositores na respectiva ordem dos capítulos: padre Círio Alessandro Jacinto, padre Paulo Fernando Mello Cunha, Professora Nainôra Maria Barbosa de Freitas, padre Alfeu Piso, padre Luiz Roberto Marquezi Ferro e padre Kleber Tostes Pedro. A exposição dos capítulos do documento seguiu a seguinte dinâmica de trabalho: a apresentação de cada capítulo do documento por um expositor com o tempo de 30 minutos. Em seguida, por 30 minutos, a palavra aberta (microfone aberto), para a reação da assembleia. A cada período foram abordados dois capítulos e, no final do estudo, houve a apresentação da síntese de todo o encontro, preparada pelos padres Círio Alessandro Jacinto, Neuber Johnny Teixeira e a colaboração do padre Luciano Roberto Camargo.

Convocação para a 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

No encerramento da formação permanente do Clero, 11 de setembro, o arcebispo dom Moacir Silva fez a convocação para o início dos trabalhos da 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. O arcebispo e os vigários forâneos entregaram aos párocos um envelope contendo os documentos e as orientações da assembleia. O envelope estava preso por um laço em um tijolo simbolizando que: Todos amarrados em um tijolo, fazendo memória que somos pedras vivas na construção do Reino nessa nova época na Igreja. Os párocos receberam ainda 100 exemplares do folder com esclarecimentos sobre a assembleia pastoral, e o arcebispo entregou aos padres e diáconos, para apreciação e estudo, um exemplar do subsídio Estudos da CNBB 107: Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade.


Acesse os Documentos em preparação 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5