Concentração Arquidiocesana de Catequistas reúne 800 catequistas em Serrana

Com o tema: “O Ministério do Catequista” e a assessoria do padre Jânison de Sá Santos, Assessor da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, a Comissão Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Ribeirão Preto realizou a XII Concentração de Catequistas, no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida, da paróquia Nossa Senhora das Dores, em Serrana. O evento ocorreu no domingo, 21 de agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, e reuniu ao menos 800 catequistas.

O encontro começou com a missa presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva, e concelebrada por alguns padres, e a presença de diáconos e seminaristas. Na homilia o arcebispo meditou a liturgia da festa da Assunção de Nossa Senhora e expressou o carinho, a dedicação e a gratidão pelo serviço dos catequistas nas paróquias da arquidiocese. “Queridos irmãos e queridas irmãs, catequistas de nossa Arquidiocese. Que bom podermos estar reunidos de novo, como Catequese Arquidiocesana. Minha primeira palavra a vocês é de gratidão pelo que vocês são e significam para a nossa arquidiocese. Vocês que não medem esforços nem sacrifícios para ajudar os seus catequizandos a se encontrarem com Jesus Cristo e por Ele serem transformados, aquele encontro onde nasce de fato o discípulo missionário de Jesus Cristo. Hoje vocês terão a oportunidade de aprofundar a temática do ministério de catequista. Padre Jânison, da CNBB, vai nos ajudar nesta manhã. Obrigado, padre Jânison por sua disponibilidade”, expressou o arcebispo.

O assessor arquidiocesano da Comissão Animação Bíblico-Catequética, padre Marcelo Luiz Machado, valorizou a presença dos catequistas reunidos para a concentração momento forte de celebração e formação espiritual dos catequistas. “Depois de três anos estamos novamente reunidos, aqui em Serrana, reunindo com a graça de Deus 800 catequistas, e não apenas nos reunir para celebrar o dia do catequista, mas uma motivação especial neste ano para refletir sobre o ministério do catequista. A nossa arquidiocese de Ribeirão Preto se prepara para este momento profundo e intenso de formação de acompanhamento espiritual dos nossos catequistas, e assim o nosso arcebispo em breve vai conferir também a instituição laical do ministério aos nossos catequistas”, frisou padre Marcelo.

O padre Jânison de Sá Santos, Assessor da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, assessorou a concentração e destacou a relevância da instituição do ministério dos catequistas. “Estamos refletindo nesta concentração de catequistas o ministério do catequista” instituído pelo papa Francisco na Carta Apostólica sob a forma de ‘motu proprio’ Antiquum Ministerium, em maio do ano passado (10.05.21), e é um momento muito importante para a arquidiocese de Ribeirão Preto que reflete sobre este tema se preparando para iniciar a Escola Catequética para a formação de novos ministros para a catequese. O catequista já exerce o ministério, atua na Igreja, e realiza um trabalho tão bonito e importante, mas agora oficialmente será instituído ministro da catequese, ministro da Palavra. É uma riqueza muito importante para toda a Igreja reconhecendo assim o valor, a importância e a atuação dos catequistas na transmissão da fé para as crianças, adolescentes, jovens e adultos. Eles que ajudam na transmissão da fé e a nos fazer conhecer sempre mais a Jesus Cristo. É importante salientar que em todo o ‘motu proprio’ do papa Francisco que o ministério do catequista é um ministério laical, para os leigos e leigas, então a valorização do catequista leigo que doa sua vida e está sempre disponível a apresentar Jesus Cristo, anunciar Jesus Cristo e ajudar crianças, jovens e adultos a conhecer, amar e seguir Jesus Cristo”, explicou o assessor.

A coordenadora arquidiocesana da Comissão Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Renata Roque, avaliou positivamente a XII Concentração dos Catequistas. “Ficamos imensamente felizes em ver quase 800 catequistas reunidos no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida para a XII Concentração de Catequistas de nossa Arquidiocese. Foi uma manhã de muito conhecimento, onde padre Jânison de Sá, falou com propriedade sobre o tema ‘O Ministério do Catequista – desafios pastorais’. Sabemos que muitos ainda têm dúvidas a respeito deste assunto, mas tenho certeza que padre Jânison explicou de forma tão esclarecedora que os catequistas que participaram saíram de lá ainda mais motivados na missão de evangelizar”, relatou Renata.

Veja também:

O Vídeo do Papa sobre o Sínodo: caminhar juntos, ouvir juntos

Novo mês, nova intenção de oração do Papa Francisco: O Vídeo do Papa de outubro acaba de ser divulgado com a intenção de oração que o pontífice confia a toda Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa. A intenção chega em um ponto de virada no percurso sinodal que começou em 2021 e terminará em 2023.

Arquidiocese celebra o Dia do Nascituro

A Arquidiocese de Ribeirão Preto celebrará no dia 8 de outubro, sábado, o Dia Nacional do Nascituro. O tema para a edição deste ano de 2022 é: “Toda violação da dignidade humana ofende a Deus”. A Pastoral Familiar e a Pastoral da Saúde da Arquidiocese unidas em defesa da vida promovem o Encontro e a Celebração do Dia do Nascituro

Novena de Natal da Arquidiocese de Ribeirão Preto 2022

A Novena de Natal 2022 da Arquidiocese de Ribeirão Preto já está à disposição das paróquias e dos grupos de novena. Mais uma vez temos a alegria de apresentar nossa novena para ajudar as nossas comunidades a saborearem a espiritualidade do Advento.