Encontro virtual da Pascom trata da transmissão da fé em tempos de pandemia

Com o tema: “Transmite aos teus irmãos a fé” e a assessoria da religiosa paulina, Ir. Helena Corazza, jornalista e doutora em comunicação, a sub-região Ribeirão Preto I, formada pelas dioceses de Franca, Jaboticabal, São João da Boa Vista, e Arquidiocese de Ribeirão Preto, realizou no dia 17 de outubro, às 14h30, o Encontro Virtual da Pastoral da Comunicação da Sub-Região RP-1. A transmissão do encontro aconteceu pelo canal do Youtube da Arquidiocese e possibilitou fazer a formação chegar a um maior número de agentes de pastoral. A assessora e os coordenadores e assessores das dioceses da sub-região RP-1 estiveram presencialmente no local da transmissão seguindo as orientações sanitárias de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

O encontro virtual insere-se no eixo da formação permanente dos agentes da Pastoral da Comunicação das dioceses da sub-região inspirada no número 257 do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, Documento 99 da CNBB: “A formação tem por objetivo a qualificação das lideranças e agentes de pastoral para que desenvolvam e executem projetos teoricamente embasados, tecnicamente atualizados e eticamente comprometidos. Um dos aspectos da formação são os cursos de comunicação na catequese, na liturgia e nas demais pastorais…”.

Tema

Com a impossibilidade de fazermos o encontro da Pastoral da Comunicação da sub-região agendado para o primeiro semestre deste ano em São João da Boa Vista, a proposta do encontro virtual foi acolhida pelos representantes das quatro dioceses. Ao avaliarmos o cenário atual e a necessidade de seguir as orientações das autoridades sanitárias (distanciamento social, higienização, uso de máscara facial, evitar aglomerações de pessoas), e consequentemente, afastar a proliferação da Covid-19, foi preciso intensificar o uso das plataformas digitais para a evangelização: transmissões das missas nas plataformas das redes sociais, reuniões, encontros, formações, orações etc. Nesse sentido a inspiração temática para o encontro surgiu da passagem bíblica que apresenta o diálogo entre Jesus e Pedro, quando o Mestre pede ao apóstolo: “Confirma os teus irmãos” (Lc 22, 32), e também das palavras de São Paulo a Timóteo: “O que ouviste de mim (…) transmite-o a pessoas de confiança” (Tm 2,2 ). O desafio da evangelização continua independente da pandemia, lógico, com as adaptações e a adoção das medidas para a segurança para impedir a contaminação.

Transmite a fé

A reflexão proposta pela assessora Ir. Helena a partir do tema: “Transmite aos teus irmãos a fé”, propôs uma abordagem a partir de três pontos: 1) O reconhecimento da importância da Pastoral da Comunicação neste tempo de pandemia; 2) Critérios que orientam as ações para o anúncio; e 3) Oportunidades e desafios para a conversão pastoral na transmissão da fé. A conceituação da comunicação na interligação dos três pontos tem como princípio a cultura do encontro, uma comunicação de compartilhamento, de relações fraternas, de diálogo com o outro, que a exemplo do processo comunicativo de Jesus Cristo chega até as periferias existenciais e ali promove a conversão pastoral.

No primeiro ponto, Ir. Helena, destacou a dinâmica do trabalho da Pastoral da Comunicação neste tempo de pandemia como uma pastoral em saída, colaborando no processo comunicacional, com as transmissões, porém, é preciso compreender a Pascom como uma pastoral que não pode ser reduzida ao campo da produção e da técnica, a técnica precisa ser entendida como uma aliada. A Pascom tem a missão de ser uma pastoral a serviço das demais pastorais e está estruturada em quatro eixos, conforme aponta o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil: formação, espiritualidade, articulação e produção.

O segundo ponto apresentou critérios orientadores para as ações e o anúncio. Ir. Helena destacou alguns pontos que precisam ser aprofundados, principalmente, quando hoje, a comunicação pelas mídias significa outra forma de presença, de proximidade da Igreja com o fiel. Também destacou a necessidade de entrarmos na nova cultura criada pelas comunicações. Não é suficiente usar os meios de comunicação para o anúncio, é preciso integrar a mensagem na nova cultura (São João Paulo II, RM 37c). Outro critério trata da conversão pastoral e da conversão missionária, principalmente na mudança da relação com o território, no ambiente digital vivemos a chamada desterritorialização. Um fato interessante citado pela assessora, com informações da Comissão Episcopal para a Comunicação (CNBB), diz respeito ao número de agentes da Pastoral da Comunicação (pasconeiros), que atualmente representam o segundo maior número de agentes, ficando somente atrás dos catequistas. E, finalizando o segundo ponto, a importância de valorizar a cultura do encontro a partir de novas modalidades de convívio e proximidade.

O último ponto refletido assinalou os desafios e oportunidades na transmissão da fé, tendo como foco a missão, e apontou sete situações: Mudança nos hábitos dos fiéis; Humanização (proximidade); Escuta e Discernimento, Sinergia (unir forças); Ter em conta a linguagem; Aprendizes Permanentes; e Criatividade e Planejamento. Com o término da apresentação a assessora respondeu algumas perguntas feitas pelos participantes por intermédio do chat do canal do Youtube.

Encerramento

Antes das considerações finais da assessora foi exibido um vídeo com mensagem dos quatro bispos da sub-região RP-1 incentivando os agentes da Pascom a continuarem os trabalhos missionários no campo da comunicação. Após a exibição do vídeo, a Ir. Helena agradeceu o convite e motivou os agentes da Pascom a prosseguirem na missão com coragem e ardor missionário. “Quero agradecer o convite e parabenizar o trabalho e empenho de vocês por este momento de reflexão, e agora vocês precisam trabalhar, refletir e aplicar estes pontos apresentados. Agradeço de coração e desejo que vocês possam se fortalecer cada dia mais no serviço eclesial e pastoral, que é em última análise, o anúncio para que as pessoas possam conhecer e amar Jesus Cristo”, concluiu Ir. Helena.

Pastoral da Comunicação
Sub-Região RP-1

Veja também:

Reze o Rosário com os membros do Apostolado da Oração

Neste mês de junho, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, os membros do Apostolado da Oração da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Rede Mundial de Oração do Papa), com a impossibilidade de se reunirem presencialmente devido a pandemia, buscaram se reinventar e gravaram a recitação do Rosário.

Formação para Catequistas – FORANIAS

A Equipe Arquidiocesana da Animação Bíblico-Catequética promove no dia 17 de junho (quinta-feira), às 20 horas, a formação para os Catequistas das paróquias das Foranias Santo Antônio, Bom Jesus da Lapa e Cristo Operário. O tema será “O mundo digital e Catequese à Luz do Espírito Santo” com base no Diretório para Catequese.