Missa e bênção da pedra fundamental da Casa Presbiteral marca celebração do dia do padre

No dia 4 de agosto de 2022, quinta-feira, Memória São João Maria Vianney, patrono dos sacerdotes, ocorreu a celebração do “Dia do Padre” na Arquidiocese de Ribeirão Preto. Neste ano a organização da missa e da confraternização ficou sob a responsabilidade e acolhida da forania Santa Maria Goretti. A missa em ação de graças e bênção da pedra fundamental da Casa Presbiteral São Padre Pio, presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva, aconteceu na Capela do Centro de Espiritualidade São José Operário do Pau D´Alho, no Anel Viário Contorno Norte, local onde será construída a Casa Presbiteral.

No início da celebração o texto da recordação da vida lembrou a caminhada vocacional e o compromisso dos presbíteros: “Meus irmãos, é com grande alegria pelo presente, gratidão pelo passado e esperança para o futuro que nos reunimos hoje enquanto presbitério de nossa Arquidiocese de Ribeirão Preto, para render graças a Deus pelo dom de nossa vida e ministério sacerdotal, celebrando hoje o dia do padre: trazemos ao altar do Senhor todo o nosso percurso vocacional, nossa ordenação presbiteral, os bispos, padres, diáconos, religiosos e leigos que de um modo ou de outro marcaram nossa vida e ministério e nos amparam nesse caminho. Nesta Eucaristia também queremos agradecer ao Senhor todo o projeto de nossa Casa Presbiteral São Padre Pio, que já há alguns anos, de forma embrionária, mas não menos importante, profética e fundamental custodia o cuidado para com nossos padres lembrando de que é necessário ‘cuidar de quem cuida’”.

O texto da recordação da vida também trouxe a lembrança dos passos em direção ao projeto de constituição da Casa Presbiteral e a unidade dos presbíteros. “Recordamos também a iniciativa, o apoio e o incentivo de dom Moacir e da Pastoral Presbiteral, bem como também o sim de cada um que colabora com o nosso Fraterno Auxílio Presbiteral (FAP) no senso de membros de um mesmo corpo. E também nesta celebração, na qual será dada a bênção da pedra fundamental, confiar ao Senhor todo o projeto da construção da casa definitiva neste Sítio, todo o caminho já percorrido e ainda os passos que serão dados, sob a luz do Espírito Santo, toda a equipe envolvida, padres e diversos profissionais, e lembrar de que essa pedra, símbolo de Cristo, pedra angular da Igreja, é também símbolo nosso, de que somos pedras vivas nesse projeto e que pela nossa conscientização, comunhão e colaboração, o cuidado para com os padres mais necessitados de auxílio, seja por idade ou enfermidade, possa ser uma realidade concreta em nossa Arquidiocese de Ribeirão Preto por meio da Casa Presbiteral para o louvor de Deus e o bem de nossos presbíteros, pois já dizia nosso patrono São Padre Pio: ‘Não se esqueça de que Jesus quer se servir de você na sua situação atual’”, finalizou o texto da recordação da vida.

Homilia: Na homilia, o arcebispo dom Moacir Silva, agradeceu o trabalho dos padres na evangelização do povo de Deus e manifestou a relevância da fraternidade presbiteral. “Queridos padres que bom estarmos reunidos aqui em torno do altar do Senhor realizando aquilo que é a plenitude do nosso ministério presbiteral: a celebração da Eucaristia. Muito obrigado por vocês existirem na Igreja e para a Igreja. Muito obrigado por vocês serem cooperadores da ordem episcopal como recordou a ordenação de cada um de nós com a firme convicção de que quando rezamos juntos na Eucaristia crescemos sempre em comunhão e fraternidade, crescemos na vivência da fraternidade sacramental que o segundo grau da ordem estabeleceu entre nós. Celebramos hoje São João Maria Vianney, modelo de vida sacerdotal, modelo de pároco, por isso chamado de padroeiro dos párocos, e Bento XVI, em 2016, no Ano Sacerdotal, estabeleceu-o como padroeiro de todos os padres”, expressou o arcebispo.

Bênção da Pedra Fundamental: Antes dos ritos finais, o arcebispo realizou o rito de bênção da pedra fundamental, rezando a oração do ritual de bênção e aspergindo a pedra com água benta. Conforme o ritual esta tradição é realizada quando se inicia a construção de uma obra ou se abençoa a primeira pedra de um edifício de certa importância, principalmente quando se destina a determinada comunidade. A bênção da pedra fundamental marcou o compromisso da construção da Casa Presbiteral São Padre Pio, espaço de acolhida, residência, vida comunitária, para os padres eméritos, enfermos, e também para aqueles que desejem orar e descansar.

Após a missa o arcebispo e os padres se dirigiram para o Almoço de Confraternização no Salão Paroquial da Paróquia Santa Maria Goretti.