As comemorações do padroeiro na paróquia São Francisco de Assis, no Castelo Branco Novo, em Ribeirão Preto, movimentaram a comunidade paroquial com uma ampla programação: novena, missa solene, carreata, drive-thru para a bênção dos animais e arrecadação de alimentos, e a festa italiana. As atividades celebrativas presenciais respeitaram as orientações sanitárias (distanciamento social, higienização com o uso de álcool em gel, ambiente limpo e arejado, uso de máscara facial) para evitar a disseminação do novo coronavírus, e também foram transmitidas nas páginas da paróquia no facebook e youtube.
Novena: De 25 de setembro a 03 de outubro, as celebrações eucarísticas ou da palavra da novena em preparação a festa do padroeiro refletiram as várias faces da fraternidade de São Francisco: Deus, compromisso, humildade, pobres, idosos, comunidade, meio ambiente, família, e assim, os fiéis recordaram o testemunho e a fidelidade do padroeiro como inspiração para viver fraternalmente no discipulado de Jesus Cristo.
Carreata: No dia 03 de outubro, às 16 horas, aconteceu a carreata com a imagem do padroeiro São Francisco de Assis pelas ruas do bairro. Dezenas de veículos participaram da carreata que abençoou os moradores do entorno da paróquia.
Noite Italiana: Na impossibilidade de fazer as quermesses e festas presenciais, a paróquia promoveu no dia 03 de outubro a “Festa Italiana”, com a venda antecipada de pratos típicos italianos (rondelle, talharim e nhoque), e a retirada no sistema drive-thru. A “Festa Italiana” proporcionou aos paroquianos a oportunidade de degustarem os pratos acompanhando a live musical com repertório de músicas italianas executados pela Cia. da Voz, transmitida ao vivo, às 19h, no canal do youtube da paróquia.
Bênção dos Animais: No dia de São Francisco, padroeiro da ecologia e dos animais, 04 de outubro, a paróquia promoveu dois momentos de bênçãos dos animais (manhã e tarde). Os fiéis, no sistema drive-thru, passaram em seus veículos defronte a paróquia com seus bichinhos de estimação para receber a bênção, e também fazer a doação de alimentos não perecíveis a serem destinados às famílias carentes acompanhadas pela paróquia.
Missa solene
No dia 04 de outubro, memória de São Francisco de Assis, às 19 horas, o pároco padre Luís Gustavo Tenan Benzi, presidiu a missa solene, com os serviços litúrgicos dos diáconos Joseli Alves de Oliveira (Júnior) e William Peterson de Andrade. Na homilia, padre Gustavo, refletiu a respeito do sentido da veneração dos santos e como podemos viver a santidade inspirada nas ações dos santos no dia a dia. “Essa missa de hoje se reveste de uma grande alegria e de um sentimento de gratidão ao Senhor por podermos celebrar a festa de São Francisco de Assis. É importante que nós tenhamos clareza do mistério que nós celebramos e daquilo que nós podemos aprender e apreender para a nossa vida para que de fato a festa hoje celebrada se transforme em ação na nossa vida cotidiana. Muitas vezes nós cristãos católicos somos muito rechaçados e criticados única e exclusivamente porque temos a nossa devoção aos santos. Alguns dizem que nós idolatramos santos. Porém, meus irmãos e irmãs, ao celebrarmos um santo, ao celebrarmos São Francisco, nosso padroeiro, nós olhamos para a vida daquele que celebramos e procuramos encontrar nesta vida como ele viveu o Evangelho, como ele colocou em prática a Palavra de Deus, como ele testemunhou Jesus no mundo, porque é quando nós vivemos o Evangelho, praticamos a Palavra, testemunhamos o Senhor, é que nós somos santificados. E olhamos hoje para a vida e o testemunho de São Francisco e procuramos identificar como ele viveu a Palavra, como ele viveu o Evangelho, como ele se tornou Evangelho encarnado, de forma que olhando para ele nós somos convidados a imitá-lo, mas imitá-lo no seguimento de Jesus”, expressou o pároco.
Agradecimentos
Antes dos ritos finais, o padre Gustavo, agradeceu a todos que colaboraram nas festividades do padroeiro, e valorizou especialmente o serviço da Pastoral da Comunicação, que nasceu e se intensificou no cenário da pandemia. “Ao final da celebração eu gostaria de expressar a gratidão a todos que colaboraram para que esta festa de São Francisco fosse celebrada, e por conta da pandemia achávamos que não poderíamos celebrar a festa, mas Deus quis diferente, e nos proporcionou a oportunidade de rezarmos juntos este momento festivo da vida da comunidade. Uma gratidão especial a nossa Pastoral da Comunicação que se empenhou muito nas transmissões da festa. A Pascom é um fruto da pandemia. Nós achamos que a pandemia só trouxe coisas ruins, mas Deus faz nascer muitas coisas boas em meio as catástrofes, e a Pascom é um fruto que se concretizou na pandemia, e que tem trazido grandes alegrias para toda a nossa comunidade, especialmente no acompanhamento da novena do padroeiro e de outras transmissões levando a Palavra de Deus para aqueles que não podem estar aqui”, agradeceu o pároco.