Pastoral da Criança dinamiza ações no mês de maio no serviço da defesa da vida

A Pastoral da Criança da Arquidiocese de Ribeirão Preto reuniu no dia 14 de maio, no Salão Dom Alberto, em Ribeirão Preto, os representantes das foranias e paróquias. O reencontro marca o fortalecimento dos trabalhos da pastoral que retoma gradualmente desde março as atividades presenciais, e recorda que ainda estamos na pandemia, e é fundamental manter os protocolos de segurança contra a Covid-19.

A coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Criança, Eridan Silvestre Ribeiro dos Santos, comenta com alegria e compromisso o retorno dos trabalhos presenciais da pastoral. “O retorno das atividades presenciais da Pastoral da Criança ocorre paulatinamente desde o começo de março deste ano com encontros de reflexão e avaliação a respeito da necessidade da realização da Celebração da Vida Presencial nas Comunidades, alinhando com Rodas de conversas e orientação sobre vacinas, cuidados sobre Saúde, Educação e Nutrição”, explicou Eridan.

O reencontro proporcionou aos agentes da pastoral a oportunidade de juntos pensarem um plano de ação a fim de fortalecer as atividades da Pastoral da Criança na arquidiocese como esclarece a coordenadora. “Uma das diversas propostas saídas da reunião consiste em pensar um plano de ação para resgatar os líderes que abandonaram a missão e buscar novos líderes que tenham o carisma de cuidar e orientar as crianças desde a gestação até os seis anos de idade. É urgente um plano de ação que nos ajude a encontrar novos líderes missionários para nos ajudar a cuidar da vida em tempos de tanta dor, fome e abandono. Muitos Líderes deixaram a missão nesse período, e hoje vivem a nostalgia, pelos tempos bons que já se foram, e outros que deixaram de sentir o chamado urgente para o cuidado com vida”, esclareceu Eridan.

De um modo geral a coordenação da Pastoral da Criança avaliou positivamente o retorno e o compromisso dos agentes da pastoral em avançar nos trabalhos em defesa e cuidado com a vida, principalmente o entusiasmo pelo retorno das ações presenciais.

Ações da Pastoral da Criança em prol da vida

As atividades da Pastoral da Criança nas foranias e paróquias avançaram durante o mês de maio no cuidado da vida com a Celebração da Vida, que reúne uma vez por mês, as gestantes e as crianças atendidas pela pastoral, para um momento de reflexão, oração, pesagem das crianças e confraternização. Outras ações apontaram para a reativação e revitalização da pastoral em algumas das paróquias da arquidiocese, a partir de encontros de formação, visitas da coordenação arquidiocesana, entre outras atividades.

A Celebração da Vida, nas paróquias São Camilo de Léllis (Comunidade da Mangueira), na paróquia Bom Jesus da Lapa (Comunidade São Geraldo), em Ribeirão Preto; e na paróquia Santa Cruz, em Cruz das Posses (Sertãozinho); reuniu as gestantes e as crianças sob a coordenação das lideranças paroquiais para celebrar e estreitar os laços de fraternidade e fortalecer a responsabilidade uns pelos outros.

Em 11 de maio, na paróquia Jesus de Belém, na Comunidade Jesus Libertador, em Ribeirão Preto, teve início a Capacitação de Novos Líderes, com apoio do pároco padre Nilton Peres de Souza; da Multiplicadora e Referencial do Guia do Líder, Iria Das Graças Gomes; do capacitador Rogério Siansi, e a participação dos agentes paroquiais.

Na paróquia Santa Luzia, em Cravinhos, um encontro no dia 21 de maio, com a assessoria da coordenação arquidiocesana, reavivou os trabalhos da Pastoral da Criança. O encontro reuniu lideranças paroquiais motivadas a retomar os trabalhos da pastoral na paróquia.

Em Sertãozinho, a Quase Paróquia São Francisco de Assis, motivada pelo pároco padre Washington Nascimento, realizou a Celebração da Vida, em 28 de maio, na Comunidade da Vila Áurea, nas dependências da Escola Municipal. A atividade contou com o apoio do seminarista Lucas Barbosa, da coordenadora de área Maria Amélia Canhoto Camargo, e da coordenadora paroquial Débora Cristina Marques, e de diversas lideranças da paróquia. A capacitação dos agentes paroquiais começou no ano de 2020, no período da pandemia, e os esforços foram muitos para a implementação da pastoral da paróquia, que começa a apresentar resultados significativos, principalmente pelo apoio do pároco e a perseverança dos agentes de pastoral da paróquia.

Veja também:

Comunicado Oficial dos Atos do Governo Arquidiocesano – 03.12.2022

A Chancelaria da Arquidiocese de Ribeirão Preto, de acordo com as determinações do Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, para atender às necessidades da Igreja particular de Ribeirão Preto e bem espiritual de seu povo, torna pública a nomeação comunicada neste sábado, 3 de dezembro de 2022

“Ser artesãos da misericórdia”: o Papa Francisco pede mais organizações de voluntariado atuantes

A 12ª edição de O Vídeo do Papa de 2022 acaba de ser publicada com a intenção de oração que o Santo Padre confia à Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa. Para encerrar o ano, Francisco destaca as organizações de voluntariado (e todas as pessoas nelas envolvidas), atores-chave na sociedade devido ao seu empenho na promoção humana e no bem comum.