1° Bispo de Ribeirão Preto, Dom Alberto José Gonçalves – (1908-1945)

Nasceu na cidade de Palmeiras-PR, no dia 20 de julho de 1859; nomeado pelo Papa São Pio Décimo no dia 5 de dezembro de 1908, tomou posse no dia 28 de fevereiro de 1909.

Dom Alberto tinha sido Pároco da Matriz de Curitiba, Deputado e Presidente da Assembléia Legislativa de Curitiba, e Senador pelo Estado do Paraná e membro da Academia paranaense de Letras. Iniciou seu Ministério episcopal nesta Diocese com a idade de 50 anos, enfrentando muitas dificuldades. Mas, o 1° destemido Pastor veio para servir e realizou com êxito a árdua missão que lhe foi confiada. Visitou pessoalmente todas as Paróquias, criou várias paróquias novas, construiu o prédio do Seminário (inaugurado no dia 19 de março de 1945), a Catedral, incentivou o ensino religioso e o crescimento das Associações religiosas de Leigos; iniciou o Boletim Diocesano como órgão de comunicação. Sempre foi muito amigo do clero. Abriu a Diocese para Colégios religiosos como o Auxiliadora, o Santa Úrsula e o “Marista”.

Em 1940 Dom Alberto recebeu um Bispo Auxiliar, na pessoa do jovem Dom Manoel da Silveira D Elboux. Dom Manoel da Silveira D Elboux foi nomeado pelo Papa Pio XII para Bispo Auxiliar de Dom Alberto José Gonçalves no dia 10 de janeiro de 1940 e chegou a Ribeirão Preto no dia 17 de abril do mesmo ano. Os dois, numa edificante convivência fraterna, trabalharam juntos, em perfeita harmonia, animados de zelo apostólico, na construção do Reino de Deus.

Dom Alberto José Gonçalves morreu no dia 6 de maio de 1945.

Veja também:

INSCRIÇÕES: Aproxima-se o dia da I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

As paróquias tem até 25 de outubro para enviarem a Síntese Paroquial. O prazo limite para Inscrição se encerra em 09 de novembro. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.