2° Bispo – Dom Manoel da Silveira D Elboux – (1946-1950)

Nasceu em Itu-SP no dia 29 de fevereiro de 1904, foi nomeado sucessor de Dom Alberto José Gonçalves pelo Papa Pio XII aos 31 de janeiro de 1946, portanto 2° Bispo Diocesano de Ribeirão Preto, tendo tomado posse no dia 28 de março do mesmo ano.

Ele, em pouco tempo (ficou aqui apenas quatro anos) realizou muitas coisas: fundou o Círculo dos Trabalhadores Cristãos, o Centro do Professorado Católico, a Liga das Senhoras Católicas; adquiriu para a Diocese o ‘Diário de Notícias’, jornal diário católico. Adquiriu em 1947 para a Diocese uma área na Vila Virgínia, para futura construção do Seminário diocesano, (hoje ‘Conjunto habitacional Dom D’Elboux’). Incentivou a Ação Católica e as Associações Religiosas de Leigos, principalmente as Congregações Marianas de Jovens, e a Cruzada Eucarística.

No dia 19 de agosto Dom Manoel foi nomeado pelo Papa Pio XII para Arcebispo de Curitiba, tendo falecido no dia 5 de fevereiro de 1970.

Veja também:

Comunicado Oficial dos Atos do Governo Arquidiocesano – 03.12.2022

A Chancelaria da Arquidiocese de Ribeirão Preto, de acordo com as determinações do Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, para atender às necessidades da Igreja particular de Ribeirão Preto e bem espiritual de seu povo, torna pública a nomeação comunicada neste sábado, 3 de dezembro de 2022

“Ser artesãos da misericórdia”: o Papa Francisco pede mais organizações de voluntariado atuantes

A 12ª edição de O Vídeo do Papa de 2022 acaba de ser publicada com a intenção de oração que o Santo Padre confia à Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa. Para encerrar o ano, Francisco destaca as organizações de voluntariado (e todas as pessoas nelas envolvidas), atores-chave na sociedade devido ao seu empenho na promoção humana e no bem comum.