2° Bispo – Dom Manoel da Silveira D Elboux – (1946-1950)

Nasceu em Itu-SP no dia 29 de fevereiro de 1904, foi nomeado sucessor de Dom Alberto José Gonçalves pelo Papa Pio XII aos 31 de janeiro de 1946, portanto 2° Bispo Diocesano de Ribeirão Preto, tendo tomado posse no dia 28 de março do mesmo ano.

Ele, em pouco tempo (ficou aqui apenas quatro anos) realizou muitas coisas: fundou o Círculo dos Trabalhadores Cristãos, o Centro do Professorado Católico, a Liga das Senhoras Católicas; adquiriu para a Diocese o ‘Diário de Notícias’, jornal diário católico. Adquiriu em 1947 para a Diocese uma área na Vila Virgínia, para futura construção do Seminário diocesano, (hoje ‘Conjunto habitacional Dom D’Elboux’). Incentivou a Ação Católica e as Associações Religiosas de Leigos, principalmente as Congregações Marianas de Jovens, e a Cruzada Eucarística.

No dia 19 de agosto Dom Manoel foi nomeado pelo Papa Pio XII para Arcebispo de Curitiba, tendo falecido no dia 5 de fevereiro de 1970.

Veja também:

Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2022

“Escutar com o ouvido do coração” é o título da mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais. No texto, o Pontífice analisa a dimensão na escuta em tempos de redes sociais e a sua importância no processo sinodal da Igreja.