2° Bispo – Dom Manoel da Silveira D Elboux – (1946-1950)

Nasceu em Itu-SP no dia 29 de fevereiro de 1904, foi nomeado sucessor de Dom Alberto José Gonçalves pelo Papa Pio XII aos 31 de janeiro de 1946, portanto 2° Bispo Diocesano de Ribeirão Preto, tendo tomado posse no dia 28 de março do mesmo ano.

Ele, em pouco tempo (ficou aqui apenas quatro anos) realizou muitas coisas: fundou o Círculo dos Trabalhadores Cristãos, o Centro do Professorado Católico, a Liga das Senhoras Católicas; adquiriu para a Diocese o ‘Diário de Notícias’, jornal diário católico. Adquiriu em 1947 para a Diocese uma área na Vila Virgínia, para futura construção do Seminário diocesano, (hoje ‘Conjunto habitacional Dom D’Elboux’). Incentivou a Ação Católica e as Associações Religiosas de Leigos, principalmente as Congregações Marianas de Jovens, e a Cruzada Eucarística.

No dia 19 de agosto Dom Manoel foi nomeado pelo Papa Pio XII para Arcebispo de Curitiba, tendo falecido no dia 5 de fevereiro de 1970.

Veja também:

Reze o Rosário com os membros do Apostolado da Oração

Neste mês de junho, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, os membros do Apostolado da Oração da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Rede Mundial de Oração do Papa), com a impossibilidade de se reunirem presencialmente devido a pandemia, buscaram se reinventar e gravaram a recitação do Rosário.

Formação para Catequistas – FORANIAS

A Equipe Arquidiocesana da Animação Bíblico-Catequética promove no dia 17 de junho (quinta-feira), às 20 horas, a formação para os Catequistas das paróquias das Foranias Santo Antônio, Bom Jesus da Lapa e Cristo Operário. O tema será “O mundo digital e Catequese à Luz do Espírito Santo” com base no Diretório para Catequese.