4° – Dom Agnelo Rossi (1962-1964) – 2° Arcebispo

Nasceu em Joaquim Egídio (Campinas)-SP no dia 4 de maio de 1913. Foi bispo diocesano de Barra do Piraí-RJ de 1956 a 1962.

Dom Agnelo foi nomeado pelo Papa João XXIII aos 15 de setembro de 1962. Ele tomou posse como 2° Arcebispo de Ribeirão Preto, no dia 30 de setembro do mesmo ano. Criou várias Paróquias e deu início à Casa Dom Luís, em Brodowski, para treinamento dos leigos, em homenagem ao seu antecessor, que sempre desejou construir uma Casa de Formação para os Leigos, ao lado do Seminário, em Brodowski. Esta construção foi continuada e concluída por Dom Frei Felício e Dom Miele em 1972.

Por nomeação do Papa Paulo VI Dom Agnelo Rossi tomou posse como Arcebispo de São Paulo, no dia 20 de dezembro de 1964. Aos 25 de janeiro de 1965 foi nomeado Cardeal. Depois, em Roma, realizou importantes trabalhos para a Igreja, principalmente como Presidente da Congregação para a Propagação da fé no mundo inteiro.

Veja também:

“Mestres da Ternura”, o projeto de vida do Papa para os idosos

O Vídeo do Papa de Julho acaba de ser divulgado com a intenção de oração que Francisco confia a toda a Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa. Este mês, o Santo Padre reza “pelos idosos, que representam as raízes e a memória de um povo, para que a sua experiência e a sua sabedoria ajudem os mais jovens a olhar o futuro com esperança e responsabilidade”