Edição comemorativa do “Jornal Missão Manaus” relembra uma década de missão dos seminaristas no Amazonas
Os quatro seminaristas do Seminário São José e Propedêutico Bom Pastor, da Arquidiocese de Ribeirão Preto, residentes na casa formativa do Seminário Maria Imaculada, em Brodowski, realizaram de 6 a 19 de agosto de 2023, a experiência missionária no Amazonas. A missão foi acompanhada pelo reitor padre Marcus Vinícius de Miranda e a experiência da missão ocorreu na Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus e Itacoatiara, onde atualmente a arquidiocese atende duas paróquias: paróquia Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, em Manaus, e paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Careiro da Várzea. Os Seminaristas missionários participantes foram: Jerbson Costa Carvalho e Everson Francisco Silva, ambos da paróquia São João Batista (Bebedouro) pertencentes a diocese de Jaboticabal; e da Arquidiocese de Ribeirão Preto: José Eduardo dos Santos (Paróquia Santa Rosa de Viterbo) e Renan Henrique de Novais (Paróquia Santa Luzia (Sertãzinho).
Jornal: A publicação do “Jornal Missão Manaus”, edição no formato digital, relembra uma década de missão dos seminaristas no Amazonas, e traz uma série de testemunhos missionários e relatos da experiência missionária no Amazonas. A edição digital em formato tabloide conta com 17 páginas e as seguintes editorias: Palavra do Pastor, Palavra do Reitor, Editorial, Artigos, Reportagem, Retrospectiva, Fotos, Cultura e Testemunhos.
Apresentação
Na apresentação, o arcebispo Dom Moacir Silva, ressalta a importância da formação missionária e da presença dos seminaristas na ação missionária:
“Um dos objetivos da formação missionária é ajudar o seminarista a aprender a ser, de fato, um missionário que ama o povo do jeito que ele é, vê a realidade em que vive, escuta, com maior profundidade, suas aflições e alegrias, sente suas dores e esperanças, estuda e analisa as várias realidades e as traz para a oração pessoal e comunitária, partilha sua vida, estando sempre disponível para servir onde seja necessário.
Nossos seminaristas da Etapa do Propedêutico fizeram a experiência de ser missionários em nossa Ação Missionária Ribeirão Preto/Manaus neste ano. Vale a pena ver os testemunhos deles nesta edição do “Jornal Missão Manaus, uma década de história”, bem como algumas curiosidades. Com certeza, esses testemunhos dos seminaristas e dos ribeirinhos ajudarão todos nós a crescermos na consciência missionária e a entrarmos, cada vez mais, decididamente nos processos constantes de renovação missionária; assim, seremos cada vez mais Igreja em saída.
Agradeço aos seminaristas e ao pe. Marcus Vinícius pela disponibilidade missionária”.
Formação: A experiência missionária no Amazonas faz parte da formação dos seminaristas na dimensão missionária (formação presbiteral) no intuito de ajudar os seminaristas a viver a natureza missionária da Igreja.