Brodowski sediou a Assembleia Regional do GER Sul 1 Ribeirão Preto do Movimento de Cursilhos de Cristandade
O Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) realizou de 8 a 10 de março, a Assembleia Regional do GER Sul 1 Ribeirão Preto, na Casa Dom Luís, em Brodowski. A Assembleia Regional (AR) contou com a presença de 88 participantes na sala de reuniões, e mais 23 colaboradores na cozinha. O Grupo Executivo Nacional (GEN) esteve representado por Antônia Katia Pinheiro de Medeiros; o Grupo Executivo Regional (GER) foi representado pelo Coordenador, Sebastião Luiz da Silva Junior (Juninho); o Assessor Eclesiástico Regional, Padre Wagner Luís Gomes; e o Representante Jovem do GER Matheus Fernandes Carniel.
Presença dos GEDs
Os Grupos Executivos Diocesanos (GEDs) foram representados pelos coordenadores (as): de Franca: o coordenador Lauro Pimenta de Oliveira, e o vice-coordenador, Paulo Roberto Nunes Coelho; de Jaboticabal: a coordenadora Silvia Helena Tarelho Fortunato, e o assessor eclesiástico Padre Samuel Golfeto de Freitas; de Jales: o coordenador Flávio Junior Correia, o vice-coordenador Márcio Jose Vilela, e o assessor eclesiástico Padre Washington Henrique da Conceição; de Ribeirão Preto: o coordenador Ricardo Ribeiro Abdalla, e a vice-coordenadora Maria Fernanda Savantin Tarichi; de São João da Boa Vista: o coordenador Rangel Luís Nogues Dal’Ava, e a vice-coordenadora Livia Maryke Gardino Timmer Valin; de São José do Rio Preto: o coordenador Paulo Sérgio Borges; de Catanduva: a vice-coordenadora Cleusa Maria Barcellos Dervelan e o assessor eclesiástico Padre Barrinha. Participaram também cursilhistas que vieram em caravana de todos os GEDs que integram o GER Sul 1 Ribeirão Preto. Os trabalhos começaram às 18h com a recepção, acolhida, identificação e entrega de material pertinente. Em seguida, às 19h, ocorreu a celebração eucarística dedicada ao Espírito Santo e presidida pelo padre Wagner Luís Gomes e concelebrada pelos padres Barrinha e Washington Henrique da Conceição.
Dimensão: Humanização a partir da eucaristia
Uma das temáticas abordadas na assembleia contou com a assessoria de Antônia Katia Pinheiro de Medeiros, do Grupo Executivo Nacional, e discorreu o tema “Dimensão: Humanização a partir da eucaristia”. Alguns pontos importantes trazidos pela assessora: “Sabemos que o exercício do VER é algo desafiador e que exige coragem. Como profetas, mensageiros e testemunhas de CRISTO seguimos cientes de que estamos aprendendo a caminhar juntos, como Igreja sinodal. É preciso fazer o VER analisando causas e consequências de acordo com o método que adotamos no MCC. Assim, apresentaremos a FOTOGRAFIA, com alguns FATOS (problemas) para aguçar nossa percepção da realidade, contemplando o mundo de hoje, analisando as CAUSAS e suas respectivas consequências”.
De acordo com a assessora Antônia Katia “Na Eucaristia e em todos os Sacramentos, é garantida a nós a possibilidade de encontrar o Senhor Jesus e de ser alcançados pelo poder de sua Páscoa. Viver a Eucaristia é viver a presença do Cristo, é entrar no Templo na certeza de viver um encontro privilegiado, inimaginável para a mente humana, mas possível ao amor de Deus. É a comunidade do Pentecostes que é capaz de partir o Pão na certeza de que o Senhor está vivo, ressuscitado dos mortos, presente com a sua Palavra, com os seus gestos, com a oferta do seu Corpo e do seu Sangue. A partir desse momento, a celebração torna-se o lugar privilegiado, não o único, do encontro com Ele. Efetivamente, o nosso AGIR deverá ser um agir comprometido com as causas do Reino, capaz de demonstrar que a nossa participação na Eucaristia nos inspira a vivermos de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo em nossos ambientes, promovendo amor, compaixão, justiça e unidade em todas as áreas de nossas vidas”.
Missa e envio missionário
No domingo (9) Assembleia Regional (AR) terminou com a celebração eucarística dedicado ao Envio Missionário e Ação de Graças, presidida pelo padre Wagner e concelebrada pelos padres Barrinha, Samuel e Washington. A seguir, foi apresentado o resultado do trabalho da equipe de síntese sobre o AGIR discutido pelos grupos no dia anterior, e colocado em plenária da AR para elaboração, discussão e melhor formulação dos compromissos, ficando assim redigido:
Síntese dos Grupos e Compromissos
O GER Sul 1 – Ribeirão Preto reunido em Assembleia, com base no Roteiro de estudos para assembleia e escolas vivenciais de 2024, compromete-se para viver:
Dimensão: humanização a partir da Eucaristia:
1. Formações sobre a celebração eucarística dentro das escolas vivenciais para humanização.
2. Intensificar a espiritualidade por meio da eucaristia nos três tempos do cursilho respeitando o carisma do MCC.
3. Formação a pedido dos Geds ao Ger (presencial ou virtual).
Grupo Executivo Regional (GER) Sul 1 Ribeirão Preto
@gersul1ribeiraopreto
