Padre Luís Gustavo recebe título de cidadão ribeirão-pretano

Em sessão solene da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, realizada na paróquia São Francisco de Assis, em 02 de maio, o padre Luís Gustavo Tenan Benzi, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral e pároco da referida paróquia, recebeu o título de cidadão ribeirão-pretano. A Arquidiocese de Ribeirão Preto parabeniza o padre Luís Gustavo pelos trabalhos pastorais e sociais desenvolvidos na Arquidiocese de Ribeirão Preto. A autoria da propositura, via Projeto de Decreto Legislativo nº 41/2023, para a concessão do título foi do vereador Maurício Vila Abranches. A mesa de honra da solenidade reuniu o Presidente da Câmara Municipal, Isaac Antunes; o 1º Vice-presidente, Franco Ferro; o representante da Executivo Municipal; Maurício Vila Abranches, propositor do projeto; e o homenageado, padre Luís Gustavo. A sessão reuniu grande número de participantes, familiares do homenageado, e foi intercalada por apresentações musicais do Coral Cia da Voz.

Ao proferir o discurso de agradecimentos, padre Luís Gustavo, expressou gratidão e reconheceu ser apenas um colaborador e instrumento da ação da graça de Deus no meio do povo. “Receber essa outorga, neste momento de minha vida, é deveras especial para mim! O título de cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal. Quem sou eu para tal? O que fiz para merecer essa adoção por uma cidade tão querida, pujante e especial? Nada! Quem o fez foi Nosso Senhor, por meio de minha insignificante colaboração. Meus 20 anos de ministério sacerdotal estão sendo vividos nesta querida cidade de Ribeirão Preto, que agora posso chamar de minha casa! Minha terra!”

O homenageado ainda comentou a razão da escolha da entrega do título ter sido feita fora do espaço da Câmara Municipal. “Na organização deste momento, ousei pedir que esta solenidade acontecesse aqui, nesta igreja, e não nas dependências da Câmara Municipal. Isso tem um significado e mensagem muito importante e relevante: quero dizer-lhes, respeitáveis autoridades políticas aqui presentes, que a Igreja está sempre aberta e disponível para acolher a cada um de vocês, bem como, está disposta a colaborar e cooperar como vocês em seus trabalhos, desde que promovam o bem comum e o desenvolvimento integral da pessoa humana e daquilo que ela precisa para viver com dignidade. Sabemos que, em alguns pontos, podemos até ser divergentes, porém, precisamos caminhar juntos, sempre! Já dizia São João XXIII: ‘Busquemos primeiramente aquilo que nos une, antes de buscar o que nos divide’”.

Padre Gustavo reforçou a importância da dimensão política do Evangelho orientada ao bem comum e a ações conjuntas na transformação da realidade social. “Ao ser questionado, por um jornalista argentino sobre sua posição frente à política, o Papa Francisco, sabiamente responde: ‘Sim, faço política porque todos devem fazer política. E o que é política? Um estilo de vida para a polis, para a cidade. O que eu não faço, nem a Igreja deve fazer, é política partidária. Mas o Evangelho tem uma dimensão política, que é a de transformar a mentalidade social, também religiosa, das pessoas, para que seja orientada para o bem comum.’ Faço minhas as palavras do Papa e reafirmo, a vocês, caros políticos: esta Igreja, que tem como egrégio patrono, São Francisco de Assis, estará sempre de portas abertas para acolhê-los, para trabalharmos na promoção da vida e do bem comum. Somos irmãos!”, frisou padre Gustavo.

Antes de concluir os agradecimentos, padre Gustavo expressou a gratidão a todos os envolvidos na organização da sessão solene: “Enfim, agradeço a cada pessoa que colaborou para que esse momento fosse único e inesquecível. Confiantes, acolhamos o que nos ensina nosso amado padroeiro: ‘Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado… Resignação para aceitar o que não pode ser mudado… E sabedoria para distinguir uma coisa da outra’. Deus lhes recompense sempre!”

Veja também:

Ordenações Diaconais no Seminário Maria Imaculada em Brodowski

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, nossas famílias e nós, convidamos para a Concelebração Eucarística, presidida por Dom Moacir Silva, Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, na qual seremos ordenados diáconos para o serviço ao povo de Deus: Eduardo Augusto e Lucas Barbosa

Curso de Teologia para Leigos abre inscrições para o ano de 2026

O curso oferece a possibilidade de aulas em Ribeirão Preto e Batatais. Em Batatais aulas são às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30. Em Ribeirão Preto as aulas acontecem aos sábados, das 13h30 às 16h30, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Ribeirão Preto