Assembleias diocesanas do Movimento de Cursilhos de Cristandades em Rio Preto, Catanduva e Ribeirão Preto
O Grupo Executivo Regional (GER) Sul 1 Ribeirão Preto, do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), sediado em Ribeirão Preto, no triênio 2022/2024, no mês de junho, colaborou na assessoria das assembleias dos Grupos Executivos Diocesanos (GED) nas dioceses de São Jose do Rio Preto, Catanduva e Ribeirão Preto. O tema central de ambas as assembleias foi a reflexão a partir do método “Ver –Discernir – Agir” sobre a DIMENSÃO: Humanização a partir da eucaristia.
A Assembleia Diocesana do Grupo Executivo Diocesano (GED), do Movimento de Cursilhos, da diocese de São José do Rio Preto, ocorreu em 08 de junho, na Casa de Cursilhos Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e contou com as seguintes assessorias na dimensão do “Ver”: o Coordenador Sebastião Luiz da Silva Junior (Juninho); Daniela Rezende da Silva, Conselheira; e Sandro Marcio R. Rodrigues, Tesoureiro do GER Sul 1 Ribeirão Preto.

Em 09 de junho, na Casa de Cursilhos, sede da Associação dos Cursilhistas de Catanduva, decorreu a Assembleia eletiva, com a presença de membros do GED Catanduva e do GER Sul I Ribeirão Preto, entre eles: Sebastião Luiz da Silva Junior (Juninho); Daniela Rezende da Silva; e Sandro Marcio R. Rodrigues, o mesmo apresentou o “VER”, relativo ao subsídio cuja Dimensão é: “Humanização a partir da Eucaristia”, com o Lema “Preservar a unidade do Espírito.” (Ef 4,3) e o Tema: “A Sinodalidade na Missão do MCC”. O Assessor Eclesiástico, Padre Osvaldo Silva (Padre Barrinha), fez uma reflexão sobre os tempos atuais, onde o mundo está de costas para Deus e como o amor e a Misericórdia estão presentes se formos buscar na Eucaristia, e realizou também a oração final da Assembleia.

Assembleia Arquidiocesana 2024
A Casa do Cursilho de Cristandade, na Igreja dos Santos Apóstolos, em Ribeirão Preto, em 15 de junho, acolheu a Assembleia Arquidiocesana eletiva do Movimento. A assembleia reuniu o Grupo Executivo Regional (GER), na presença do assessor eclesiástico padre Wagner Luiz Gomes; o coordenador Sebastião Luiz da Silva Junior (Juninho) e demais membros; a representação do Grupo Executivo Diocesano (GED): o coordenador Ricardo Ribeiro Abdala; a Vice coordenadora Maria Fernanda Savatin Tarichi, e demais membros do GED, os coordenadores e/ou vice coordenadores dos Setores das cidades de Cravinhos, Sertãozinho, Jardinópolis (dois setores), Serrana e Ribeirão Preto.
A assembleia arquidiocesana do MCC começou com a missa presidida pelo padre Wagner Luiz Gomes, e em seguida a abertura e explanação do subsídio 2024: Tema: Sinodalidade na Missão do MCC; Lema: Preservar a unidade do Espírito (EF 4,3) e praticar a verdade em Amor (EF 4,15); Dimensão: Humanização a partir da Eucaristia.

Ver: Um Mundo de Costa para Deus a Sociedade desumanizada
A primeira parte da assembleia tratou da situação de desumanização vivida pelo mundo atual. O mundo das grandes cidades e da cultura urbana é o local da individualidade.
“Quando a vida interior se fecha nos próprios interesses, deixa de haver espaço para os outros, já não entram os pobres, já não se ouve a voz de Deus, já não se goza da doce alegria do seu amor, nem fervilha o entusiasmo de fazer o bem. Este é um risco, certo e permanente, que correm também os crentes, muitos caem nele, transformando-se em pessoas ressentidas, queixosas, sem vida!” (Evangelli Gaudium)
“Neste contexto, a Igreja enfrenta um desafio que está diretamente relacionado com a sua missão: a transmissão integral da fé no interior de uma cultura, em rápidas e profundas transformações, que experimenta forte crise ética com a relativização do sentido de pecado.
Estamos diante do risco da ‘rotina’ da comunhão eucarística em nossa vida” (Dom Antônio de Assis – Bispo Auxiliar de Belém/PA).

Discernir: Humanização a partir da Eucaristia
A Eucaristia é, portanto, encontro, diálogo e comunhão com Deus e com os irmãos, no encontro de pessoas, na reunião da comunidade convocada pelos discípulos, no partir do pão, o Jesus crucificado se faz presente vivo na experiência das pessoas reunidas, elas o reconhecem como o verdadeiro anfitrião, como o que convida, congrega, que as transforma e as envolve em sua missão. “Só da Eucaristia brotará a civilização do amor que transformará a América latina e o Caribe para que, além de ser o Continente da esperança, seja também o Continente do amor!” (Papa Bento XVI).
Eucaristia, que é princípio e projeto da missão do cristão. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando à vossa maneira de pensar e julgar, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito.

Agir: Testemunho da eucaristia na vida dos santos

“Eu que peco sempre, devo sempre dispor de remédio!” (Santo Ambrósio), e com esta fé também nos voltamos o nosso olhar ao Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo e o invocamos: ‘Ó Senhor, não sou digno que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo’. Se somos nós a nos mover em procissão para fazer a Comunhão, indo em direção ao altar, na realidade é Cristo que vem ao nosso encontro para assemelharmo-nos a Ele. Nutrir-se da Eucaristia significa, deixar-se transformar enquanto O recebemos” (Papa Francisco).
A Eucaristia nos enche de Graça e Bênção do céu, fortalecendo-nos para a peregrinação esta vida, e nos faz desejar a vida em santidade, unindo-nos a Cristo, à Santíssima Virgem Maria e a todos os Santos.
Grupo Executivo Regional (GER) Sul 1 Ribeirão Preto
@gersul1ribeiraopreto
gersul1ribeiraopreto@gmail.com





por