Diáconos celebram a festa do padroeiro na Paróquia Bom Jesus da Lapa

A Associação do Diaconado Permanente da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) celebrou, em 09 de agosto, na paróquia Bom Jesus da Lapa, nos Campos Elíseos, em Ribeirão Preto, a festa litúrgica do padroeiro São Lourenço, Diácono e Mártir. A celebração eucarística foi presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva, e concelebrada pelos padres: Adriano Aparecido Oliveira Santos, pároco da paróquia anfitriã, e Severino Germano da Silva; a presença dos Diáconos Permanentes e candidatos ao diaconado da Escola Diaconal Arquidiocesana São Lourenço.

Homilia: Na homilia o arcebispo ao meditar o Evangelho (João 12,24-26) enfatizou o sentido de ‘perder a vida’ na entrega e doação do anúncio da Palavra de Deus. “No Evangelho, Jesus se revela como o grão de trigo caído na terra e produz fruto. A ideia de Jesus é clara. Com a vida acontece o mesmo que acontece com o grão de trigo, que deve morrer para libertar toda sua energia e produzir fruto. Se não morrer permanecerá estéril. Ao contrário, se morrer tornará a germinar trazendo consigo novos grãos e nova vida. Com esta linguagem tão clara e cheia de força, Jesus deixa entrever que sua morte, longe de ser um fracasso, será precisamente o que dará fecundidade a sua vida. Mas, ao mesmo tempo, convida seus seguidores a viver segundo esta mesma lei paradoxal: para dar a vida é preciso ‘morrer’”.

Dom Moacir ainda na homilia se dirigiu aos diáconos e candidatos ao diaconado e enfatizou a importância do serviço da caridade. “Neste dia recordo para os Diáconos e Candidatos um dos serviços próprios do ministério diaconal: o serviço da Caridade. O serviço Caridade, tem em são Lourenço, diácono e mártir, cuja festa estamos celebrando, um grande modelo. O diaconado tem suas raízes na organização eclesial da caridade, na Igreja primitiva. Em Roma, no séc. III, período de grandes perseguições aos cristãos, aparece a figura extraordinária de são Lourenço, arquidiácono do Papa são Sixto II, que lhe confiou a administração dos bens da comunidade. De são Lourenço afirmou Bento XVI: ‘A solicitude pelos pobres, o generoso serviço prestado à Igreja de Roma no setor da assistência e da caridade, a fidelidade ao Papa, levada ao ponto de querer segui-lo na prova suprema do martírio, e o heróico testemunho do sangue, prestado poucos dias depois, são fatos universalmente conhecidos’ (homilia na basílica de são Lourenço, 30.11.08)”.

O arcebispo ainda acrescentou: “De São Lourenço é também conhecida a afirmação: ‘A riqueza da Igreja são os pobres’. A estes ele assistia com grande generosidade. Eis um exemplo ainda atual para os Diáconos permanentes. Devemos amar os pobres de maneira preferencial, como o fez Jesus Cristo. Ser solidários com eles. Procurar construir uma sociedade justa, fraterna e pacífica. A carta encíclica de Bento XVI, ‘Caritas in Veritate’ (A caridade na verdade), seja nosso guia atualizado. Nesta encíclica Bento XVI afirma como princípio fundamental: ‘A caridade é a via mestra da doutrina social da Igreja’ (n. 2). Os Diáconos, com efeito, identificam-se especialmente com a caridade. Os pobres constituem um de seus ambientes cotidianos e objeto de sua incansável solicitude. Não se compreenderia um Diácono que não se envolvesse pessoalmente na caridade e na solidariedade para com os pobres, que hoje de novo se multiplicam”, expressou dom Moacir.

Antes dos ritos finais, o presidente da ADPARP, Diácono Márcio Fabiano Alves, manifestou a gratidão ao arcebispo e aos diáconos pelo serviço da caridade vivido nas paróquias, nas pastorais, e nos diversos ambientes de evangelização.

Veja também:

Ordenações Diaconais no Seminário Maria Imaculada em Brodowski

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, nossas famílias e nós, convidamos para a Concelebração Eucarística, presidida por Dom Moacir Silva, Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, na qual seremos ordenados diáconos para o serviço ao povo de Deus: Eduardo Augusto e Lucas Barbosa

Curso de Teologia para Leigos abre inscrições para o ano de 2026

O curso oferece a possibilidade de aulas em Ribeirão Preto e Batatais. Em Batatais aulas são às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30. Em Ribeirão Preto as aulas acontecem aos sábados, das 13h30 às 16h30, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Ribeirão Preto