Viver a vocação missionária na Amazônia

«Estamos na terra para ser missão»
Papa Francisco

Com a inspiração missionária: “Com a força do Espirito Santo, testemunhas de Cristo”, de 26 de agosto a 12 de setembro, os padres: Ivonei Adriani Burtia e Ademir Baratelli, e as leigas: Maria Elisabete Teixeira, Inês Teixeira Sanches e Rosana Lopes, estiveram em colaboração missionária na Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus (AM).

O primeiro momento, a convivência com os nossos padres que estão em missão na Arquidiocese de Manaus: Rodrigo Barcelos, Rodrigo José de Paula e Aparecido Donizeti Maciel.

O segundo momento, as visitas as Comunidades e Núcleos missionários das Paróquias: Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos (Bairro Betânia), em Manaus, e Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, em Careiro da Várzea.

Gosto de recordar, que aprendemos muito com a realidade da Igreja, que está na querida Amazônia. Conviver com as pessoas, ouvir suas histórias e principalmente a vivência da fé, mesmo diante de tantas dificuldades enfrentadas por eles, os Ribeirinhos, tendo que conviver com a cheia e a seca, anualmente dos rios. Mesmo diante dos desafios são cheios de alegria e esperança.

A fé faz a diferença na vida deles, principalmente são gratos pela nossa presença.
Numa Igreja, que procura viver o projeto do protagonismo dos leigos nas celebrações da palavra e nas devoções aos Santos (as) Padroeiros (as).

A nossa ação missionária já completou 18 anos. Que possamos com entusiasmo missionário continuar incentivando os padres, diáconos e leigos para fazer uma experiência na missão. Serão sempre bem-vindos pelos padres e os leigos que estão abertos ao acolhimento.

Como dizia o saudoso Dom Arnaldo Ribeiro, que iniciou o projeto missionário: compartilhar de nossa pobreza, com outras Igreja particulares, onde os ministros ordenados são insuficientes para atender todas as Paróquias e áreas missionárias.

Enfim, que o mandato missionário de Jesus possa continuar ecoando em nossos ouvidos e aquecendo os nossos corações: “IDE, CONVIDAI A TODOS PARA O BANQUETE”.

Padre Ivonei Adriani Burtia
Pároco de São Bento – Cajuru
Representante dos Presbíteros

Veja também:

Simpósio celebra, em Ribeirão Preto, legado de Miguel Rolando Covian

Ribeirão Preto receberá, no dia 5 de novembro deste ano, o Simpósio “A Universidade pensada e vivida por Miguel Rolando Covian”, em homenagem aos 70 anos da chegada do cientista argentino ao Brasil. O encontro é fruto de uma parceria entre a FMRP-USP, o Centro de Memória e Museu Histórico da USP e a Arquidiocese de Ribeirão Preto.