Celebração do Jubileu dos 40 anos da Casa de Formação Santa Madalena de Canossa

Em 10 de novembro, no 32º Domingo do Tempo Comum, na Paróquia Sagrada Família, na Vila Virgínia, em Ribeirão Preto, aconteceu a celebração eucarística em ação de graças pelos 40 anos da Casa de Formação Santa Madalena de Canossa. A comunidade religiosa dos Filhos da Caridade Canossianos (FDCC) esteve reunida para celebrar jubilosamente esse marco. A celebração foi presidida pelo padre Jenalro do Santos, FDCC, Delegado do Padre Geral no Brasil dos Canossianos; e concelebrada pelos padres: Giorgio Valente, FDCC; Paulo Martins Júnior, FDCC; João Carlos Barbalho, FDCC; Fernando Pescarolo, FDCC; o representante da Arquidiocese de Ribeirão Preto, o Vigário Geral, padre Antônio Elcio de Souza; e ainda a participação do Ir. João Victor Rodrigues dos Santos, do Ir. Edgar Filomeno, seminaristas, leigos canossianos, e paroquianos.

Recordar a caminhada de fé, esperança e caridade

A recordação da vida trouxe um histórico da presença canossiana e instalação do seminário em Ribeirão Preto, fez memória dos padres e diácono falecidos, e lembrou dos reitores que estiveram à frente dos trabalhos formativos e pastorais da congregação. “Irmãos e irmãs, hoje é um dia de grande alegria para todos aqui reunidos nesta matriz paroquial dedicada a Sagrada Família de Nazaré, junto de suas duas capelas e também das duas comunidades religiosas que nela habitam. Rendemos graças a Deus pelos 40 anos de nossa presença canossiana nesta cidade de Ribeirão Preto e consequentemente, 40 anos da instalação de nossa Casa de Formação Santa Madalena de Canossa. Ao longo destes 40 anos de muito trabalho, caridade, proximidade e zelo pastoral, muitos foram aqueles que dedicaram suas vidas de forma direta, como religiosos fiéis a sua missão de fazer com que Jesus fosse conhecido e amado através de nosso apostolado canossiano. Recordamos de forma saudosa dos nossos confrades que por aqui passaram e que hoje já são falecidos: Padre Tarcisio Pescarolo, Padre João de Melo, Irmão Gregório Miotto, Padre Emanuel e Padre José Carlos Gonçalves. Recordamos também, de forma agradecida daqueles outros que colaboraram nesta missão e que hoje estão em outras comunidades: Padre Giorgio Masin, Padre Sergio Gallina, Padre Octavio Moscoso, Padre João Barbalho, Padre Cacimiro Koche e Padre Jair Aparecido. Também é válido recordarmos de todos os formandos que passaram pelo seminário ao longo destes 40 anos, homens que aqui aprenderam a encarnar o carisma canossiano e colocá-lo em prática em suas diversas missões, seja ela como religioso, em função da Igreja, ou como leigo, na sociedade”.

O texto da recordação também acentuou o profícuo trabalho de evangelização e atuação pastoral da congregação canossiana, principalmente o engajamento dos leigos canossianos e a colaboração no testemunho profético e missionário da comunidade. “Igual em todas as outras comunidades canossianas espalhadas pelo mundo, aqui o carisma encontrou terreno fértil e pode crescer. Prova disso é o grupo local de leigos e leigas canossianos que junto de nós e das madres canossianas, formam a Família Carismática Canossiana. Estas pessoas, junto de tantas outras que aqui encontramos ao longo destes 40 anos, são verdadeiros colaboradores desta obra em Ribeirão Preto. São pessoas que sabem partilhar do seu pouco conosco e assim somos todos abençoados com a providência de Deus. Hoje, nossa comunidade religiosa é formada por 5 religiosos: Padre Paulo Martins Júnior, Padre Giorgio Valente, Irmão Sauro, Irmão João e Irmão Arnaldo, junto dos aspirantes Luís e Dannylo e do postulante Reginaldo. São estes que, neste quadragésimo ano de missão em Ribeirão Preto, dão continuidade ao sonho de nossa Santa Fundadora nesta terra ribeirão-pretana. Assim, é justo e necessário rendermos graças a Deus por tudo o que foi feito ao longo destes 40 anos de trabalho nesta cidade. Junto desta comunidade paroquial, dos nossos amigos e colaboradores, familiares e confrades, celebremos essa ação de graças e peçamos a Deus forças para continuarmos firmes nesta missão”.

Após os ritos iniciais foram entronizados em procissão alguns símbolos para recordar a presença dos 40 anos dos Filhos da Caridade Canossianos em Ribeirão Preto. Primeiro, adentrou no corredor central a imagem de Nossa Senhora, imagem presente na casa de formação desde a sua fundação, uma peça sacra da capela trazida da Itália pelo Padre Giorgio Valente. Na sequência entrou a imagem de Santa Madalena de Canossa, fundadora da Família Carismática Canossiana e a padroeira de nossa casa de formação; e em seguida um quadro com o brasão criado para a celebração dos 40 anos: “a casa de formação foi oficialmente instalada aos 15 de setembro de 1984, porém, antes disso, já havia religiosos e formandos morando na casa. No brasão, feito para a nossa casa de formação neste ano jubilar, traz marcas essências de nossa história, lembrando-se de Nossa Senhora das Dores, da Família Canossa, de Veneza como início de tudo e dos estudos aqui realizados”. E, por último, para encerrar o oferecimento de flores: “oferecer flores é um gesto antigo e delicado que revela a expressão de um sentimento de amor e gratidão a algo ou alguém. Hoje trazemos flores até o altar, enfeitando e honrando a imagem de nossa Mãe Fundadora, simbolizando todos os frutos que o carisma canossiano rendeu nesta terra fértil”.

A homilia ficou sob a responsabilidade do padre Giorgio Valente que fez um percurso histórico a partir do testemunho de vida, das experiências pastorais, da providência divina, e os desafios na implantação da casa formativa em Ribeirão Preto. “Então foi muito bonito, muito significativo, e aqui eu gostaria de agradecer a Deus, antes de tudo, pela oportunidade que nós tivemos de exercer o apostolado Canossiano, agradecer a Arquidiocese, agradecer aos bispos que nos ofereceram esta oportunidade. Agradecer as pessoas que nos acompanharam, e principalmente a gratidão a Deus”.

Galeria dos Reitores

A confraternização jubilar no salão paroquial coroou as festividades dos 40 anos da Casa de Formação Santa Madalena de Canossa. O almoço fraterno e o bolo do aniversário jubilar uniram a oportunidade de convivência e celebração. Na ocasião houve a inauguração e descerramento da “Galeria dos Reitores”: “Nestes 40 anos de história, muitas foram as pessoas que por aqui passaram, histórias que foram transformadas, e por tudo isso rendemos graças ao Senhor Jesus, pois temos a certeza de que o pedido de Santa Madalena de Canossa de fazer com que Jesus fosse conhecido e amado foi atendido ao longo dessa caminhada. E como parte das celebrações deste jubileu de 40 anos, desejamos hoje apresentar a ‘Galeria dos Reitores’, galeria essa que tem por intuito, fazer memória e ao mesmo tempo homenagear os religiosos canossianos que dedicaram e dedicam suas vidas em favor da formação dos futuros religiosos canossianos, como também apresentar o brasão que a partir de hoje representará a nossa Casa de Formação, o qual transmite de forma simbólica, a espiritualidade, história e fundamentos desta Casa de Formação e da própria Congregação dos Filhos da Caridade. Compõe essa galeria e que foram reitores desta Casa de Formação os seguintes sacerdotes canossianos: Padre Tarcísio Pescarolo (falecido em 2022): reitor de 1984 a 1985; Padre Giorgio Valente: reitor de 1986 a 1995; Padre Sergio Gallina: reitor de 1996 a 1999; Padre Fernando Pescarolo: reitor no ano 2000; Padre Giorgio Valente: segundo mandato como reitor, de 2001 a 2008; Padre Sergio Gallina: segundo mandato como reitor, de 2009 a 2013; Padre Octavio del Lújan Moscoso: reitor de 2014 a 2018; Padre Giorgio Valente: terceiro mandato como reitor, de 2018 a 2021; Padre Paulo Martins Junior: reitor desde 2022”.

Veja também: