Semana Missionária na Comunidade Eclesial Missionária em Ribeirão Preto

Com a motivação no tema: “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” e o lema: “Ide, convidai a todos para o banquete” (cf. Mt 22,9), o Conselho Missionário Arquidiocesano (COMIDI) conduziu a Semana Missionária em nossa Igreja Particular de Ribeirão Preto. A semana Missionária ocorreu de 20 a 27 de outubro, e teve como sede a Comunidade Eclesial Missionária (CEM) Nossa Senhora Desatadora dos Nós, área abrangida pelos bairros Jardim Cristo Redentor, Parque das Oliveiras e Reserva Macaúba.

A Comunidade Nossa Senhora Desatadora dos Nós é pastoreada pelo padre Gabriel Balan Leme que acolheu com zelo todas as atividades propostas pela equipe de missionários. A programação das atividades aconteceu de forma dinâmica e envolvente, onde alguns grupos que são frente de missão puderam contribuir e colaborar com a ação evangelizadora. Os grupos que ajudaram enriquecer a Semana Missionária foram: os membros do COMIDI, do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária (JV), Conferência dos Religiosos do Brasil (núcleo Ribeirão Preto) e o grupo de Ex-alunos do Colégio Auxiliadora e membros do Conselho Missionário da Forania Santa Maria Goretti.

O primeiro dia (20) a ação missionária iniciou com a Santa Missa, que no final foi enriquecida com a apresentação do Projeto Encantando, protagonizado pela Orquestra de Câmara da Academia Livre de Música e Artes (Alma) com belos cantos clássicos. O segundo dia (21), houve um momento de formação e conscientização sobre a ação missionária na vida da Igreja. O encontro foi direcionado aos membros do Conselho de Pastoral da Comunidade e teve como mediador o Padre Giorgio Valente, FDCC, da Paróquia Sagrada Família e a Cecília (agente de Pastoral) da Forania Santa Maria Goretti. Foi um momento frutuoso de troca de experiências em vista da missão dos leigos e leigas que realizam seus trabalhos em sintonia com a Igreja.

No terceiro dia (22), a Semana Missionária contou com a colaboração dos seminaristas do Seminário Maria Imaculada (Brodowski). Os seminaristas realizaram celebrações da Palavra de Deus, bem como um momento devocional mariano simultaneamente em três residências inseridas no território da Comunidade Eclesial, foi um momento de aprofundamento da Palavra de Deus e de convivência dos seminaristas junto à comunidade. No quarto dia (24), a ação missionária foi realizada no salão-capela da Comunidade com um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. O momento foi conduzido pelo Irmão João Victor Rodrigues dos Santos, FDCC, juntamente com outros membros da Conferência dos Religiosos do Brasil do Núcleo Ribeirão Preto. A Adoração teve reflexões acerca do mandato missionário de Jesus a cada cristão e, também as demais pessoas que são “convidados a participar do grande banquete eucarístico” (cf. Mt 22,9).


Na manhã do quinto dia (26), os missionários com ajuda do Conselho missionário da Forania Santa Maria Goretti, foram às ruas do Residencial Macaúba, área pertencente a Comunidade Eclesial Missionária, e lá unidos “com a força do Espírito Santo, foram testemunhas de Cristo”, visitando as casas, comércios e pessoas residentes no bairro divulgando a presença da Igreja naquela região. Foi um momento direcionado a identificar os cristãos que não sabiam da presença da Igreja Católica e foram informados e conscientizados que a Igreja Católica se faz presente também naquele lugar onde habita a porção do povo de Deus. Todavia, o padre Gabriel formou pequenos núcleos de católicos presentes naquela região e prontamente marcou a primeira missa numa praça central do bairro unindo em Comunhão, Participação e Missão todos os cristãos do Residencial. Naquele mesmo dia, na tarde de sábado, a atividade missionária contou com um momento voltado para as crianças jovens e adolescentes. O grupo de Ex-alunos coordenados pela Irmã Denize Salvador (Salesiana) ficou responsável por realizar o tradicional Oratório Salesiano para as crianças da comunidade. “Foram realizadas oficinas de desenho, artesanato, pintura de rosto e de panos de prato, lanchinhos, esportes, muita música e um ‘Boa-tarde’ superespecial com a história de Dom Bosco”, relatou a Beatriz Salomão, pertencente ao grupo. Outra participação incrível foi da equipe arquidiocesana da IAM, coordenado pela Teresa de Jesus, em que as crianças e adolescentes se fizeram presentes e mostraram uma forma diferente de evangelizar seguindo a solidariedade e missionariedade da IAM aonde: “criança evangeliza criança” e os adolescentes vivenciando o Evangelho com outros jovens de maneira recreativa.

Por fim, a Semana Missionária 2024 de nossa arquidiocese terminou no domingo com a Missa, presidida pelo arcebispo Dom Moacir, que desde o início motivou a importância da ação missionária em nossa Igreja particular de Ribeirão Preto, e que nesse período de preparação ao Jubileu 2025 somos chamados a ser Peregrinos de Esperança, unidos a Maria Estrela da Evangelização permaneçamos “com a força do Espírito, sendo testemunhas de Cristo” com alegria “convidando a todos sem exclusão para o grande banquete da Salvação”.

Sem. Carlos Alexandre B. dos Santos
Conselho Missionário Diocesano (Comidi)

Veja também: