Equipe de Campanhas disponibiliza materiais da capacitação da Campanha da Fraternidade 2025

Com o tema: “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), ao menos 90 agentes de pastoral das paróquias e pastorais da Arquidiocese de Ribeirão Preto se reuniram, em 04 de janeiro, no Auditório do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto e dependências do Seminário Maria Imaculada, em Brodowski (SP), para a “Capacitação para agentes promotores da Campanha da Fraternidade (CF)”. A formação foi promovida pela Equipe Arquidiocesana de Campanhas e Cáritas Arquidiocesana de Ribeirão Preto.

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como objetivo geral: “Promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra”.

Capacitação: O encontro teve a abertura conduzida pelo padre André Luiz Massaro, coordenador arquidiocesano da Equipe de Campanhas, que presidiu a oração inicial e fez uma breve introdução do conteúdo do texto-base e dos objetivos permanente e específicos da campanha, bem como explicou o cartaz e o hino. A segunda reflexão ficou a cargo do Diácono Irmão Francisco Ferreira Alves dos Santos e versou sobre a apresentação da parte do Texto-Base (TB) “Ver/Ouvir: ‘Deus viu que tudo era bom! Gn 1, 31’” e tratou dos temas: A crise socioambiental, Desafios para a superação da crise, A importância de uma Ecologia Integral e Conversão Ecológica. O presidente da Cáritas Arquidiocesana de Ribeirão Preto, Fabrízio Magalhães Leite, refletiu a parte do Texto-Base “Iluminar/Discernir: ‘Este é o sinal da aliança que faço entre mim e toda a carne sobre a terra (Gn 9, 17)’”. E, por fim, Alex da Graça Lima, integrante da Cáritas Arquidiocesana de Ribeirão Preto, tratou do tema: “Agir/Propor: “Para cultivá-lo e guardá-lo” (Gn 2, 15).

O padre André Luiz Massaro explicou a importância do tema da CF-2025 e da mobilização dos agentes para a animação da campanha nas paróquias. “Estamos promovendo mais uma capacitação da Campanha da Fraternidade que este ano tem como tema a ecologia integral e o lema ‘Deus viu que tudo era muito bom’ (Gn 1,31). Nós estamos aqui capacitando, sensibilizando e levando muitos leigos e agentes de pastoral a se instruir no desejo da Igreja para as nossas comunidades fecundarem a sua quaresma que brevemente estará sendo vivenciada principalmente de maneira litúrgica pelas nossas comunidades. O tema e o lema desse ano traz a palavra-chave integral, integralidade, para mostrar que tudo está interligado, a vida humana, a vida da natureza, a vida do cosmos, e o lema nos ajuda: Deus fez tudo bom, porque Deus é bom. Deus fez tudo sem defeito, Deus fez tudo de maneira magnifica, mas infelizmente o ser humano corrompeu muita coisa, e hoje sofremos tantas ameaças: a destruição da natureza, a destruição da vida, dos animais, a provocação das mudanças climáticas, são tantas destruições, tantos prejuízos que ameaçam a dignidade da vida. Portanto a Campanha da Fraternidade deste ano vai ajudar muito as nossas comunidades a ter um ponto prático de conversão: a conversão pessoal, a conversão da família, da comunidade, do ambiente de trabalho, de lazer, para que vivendo o espírito quaresmal no foco daquilo que eu posso mudar e transformar, eu possa depois celebrar a Páscoa realmente cantando a vitória daquilo que Cristo nos pediu para fazermos diferente”, explicou padre André.

O Diácono Ir. Francisco Alves Ferreira Neto, integrante da Equipe de Campanhas, destacou a relevância do tema escolhido para a Campanha deste ano. “O tema da Campanha da Fraternidade deste ano nos leva a olhar de maneira diferenciada para o termo ecologia e ampliando para a ecologia integral. O tema está sendo abordado a partir do esquema do texto-base: Ver/Ouvir; Iluminar/Discernir e Agir/Propor. O tema deste ano traz uma questão muito especial porque a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) será realizada em Belém (PA), onde muitos chefes de Estado e líderes no âmbito do clima estarão reunidos para refletir sobre o tema da ecologia, reforçando aquilo que o Papa Francisco se refere a respeito da Casa Comum”, destacou o Diác. Ir. Francisco.

Abertura: A Abertura da Campanha da Fraternidade acontece no dia 05 de março, Quarta-feira de Cinzas, em todas as paróquias do Brasil.

Acesse os materiais (slides, textos e vídeos) utilizados na Capacitação

Clique no título e acesse os materiais:

APRESENTAÇÕES

Apresentação VER – CF-2025

Apresentação ILUMINAR CF-2025 – I

Apresentação ILUMINAR CF-2025 – II

Apresentação – Agir/Propor – CF-2025

Oracao CF-2025

Ecologia Integral

Roteiro Sugestões CF-2025

Links de matérias sobre a CF-2025

Veja também:

Missionários da esperança entre os povos

Neste Ano Jubilar 2025 celebramos o 99º Dia Mundial das Missões. A Campanha Missionária de 2025, coordenada pela Pontifícia Obras Missionárias (POM), traz para reflexão o tema: “Missionários da esperança entre os povos”, escolhido pelo Papa Francisco em sintonia com o Jubileu da Esperança, e o lema: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5)