Na Catedral Metropolitana de São Sebastião, em 26 de janeiro, às 11h, o arcebispo dom Moacir Silva presidiu a missa com o Rito de Instituição do Ministério de Catequista. A celebração contou com a presença de padres, diáconos, integrantes da Comissão Animação Bíblico-Catequética, e 88 catequistas formados na primeira turma da Escola Catequética Padre Anchieta, em 24 de dezembro de 2024. O Ministério de Catequista foi instituído pelo Papa Francisco na publicação do Motu proprio “Antiquum ministerium”, em 11 de maio de 2021, e a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, em 1º de janeiro de 2022, publicou o Rito de Instituição do Ministério Laical de Catequista.
Na introdução da homilia dom Moacir fez referência aos catequistas aptos a serem instituídos no Mistério de Catequista. “Queridos irmãos, queridas irmãs, nesta solene celebração eucarística vamos então instituir o Ministério de Catequista para alguns fiéis de nossa Arquidiocese que se apresentaram nesse momento e realizaram o itinerário formativo em vista deste ministério. A liturgia de hoje coloca no centro da reflexão a Palavra de Deus e por isso mesmo em toda a Igreja hoje é o Domingo da Palavra. Como nós aqui no Brasil temos a tradição do Mês da Bíblia, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pediu que o Domingo da Palavra seja celebrado no Domingo da Bíblia”.
Rito de Instituição do Ministério de Catequista
A estrutura do rito de instituição requer, depois da Liturgia da Palavra, e antes da homilia, a chamada nominal de cada candidato, e o mesmo se aproxima do altar e diz: “Estou aqui”. Em seguida o arcebispo faz a homilia. Terminada a homilia os catequistas ajoelham-se e o arcebispo reza a oração: “Irmãs e irmãos caríssimos, supliquemos ao Senhor que derrame em abundância a sua graça sobre aqueles que escolheu para o Ministério de Catequista. Sustentados pela graça do Batismo, Deus confirme a todos para servirem fielmente a Igreja. Ó Pai que nos fazei participar da missão de vosso Filho, enriqueceis a vossa Igreja com abundantes dons do Espírito. Abençoai estes vossos filhos e filhas escolhidos para o Ministério de Catequista. Concedei nos vos pedimos que vivam plenamente o seu batismo cooperando com os seus pastores nas diversas formas de apostolado no anúncio do Evangelho e na transmissão da fé para edificação do vosso Reino, por Cristo Nosso Senhor”. Concluída a oração, cada catequista se aproxima do arcebispo, ajoelha-se e recebe a cruz, enquanto o arcebispo pronuncia a oração: “Recebe a cruz, sinal da nossa fé, ícone da verdade e da caridade de Cristo e anuncia-o com a Palavra e a vida”.
O padre Severino Germano da Silva, que junto com o padre Marcelo Luiz Machado, assessoram a Comissão Arquidiocesana da Animação Bíblico-Catequética, dirigiu mensagem de agradecimento: “Quero agradecer em nome da comissão a todos os catequistas que durante esse tempo fizeram parte da nossa Escola Catequética e hoje pelas mãos do arcebispo recebem a graça deste ministério. Por isso nossa gratidão aos padres das comunidades paroquiais que incentivaram os catequistas a participarem deste momento e viverem este tempo de formação que hoje se completa. Ao nosso arcebispo a graça de poder dizer a ele muito obrigado. Obrigado por acompanhar, por dizer sim e estar sempre presente em todos os momentos. A todos aqueles que fizeram parte desta caminhada a nossa gratidão. É um caminho que a gente pode dizer que é árduo, mas não existe salvação sem cruz, do mesmo jeito que não existe vitória sem muitas lutas, por isso, a palavra que cresce em nós, da nossa comissão é justamente gratidão a Deus por nos ter dado a possibilidade de hoje nos reunirmos para viver este momento de graça. Queridos catequistas vivam este ministério fecundando nas comunidades as sementes da Palavra de Deus e sendo esses exemplos necessários para que tanto os outros possam querer viver esse momento, não só como catequista ministeriado, mas como povo de Deus que vive a sua fé. Ensinemos aquilo que nós aprendemos e testemunhemos com a vida aquilo que nós estamos vivendo. Ao padre Francisco nosso muito obrigado por abrir as portas da Catedral”, expressou padre Germano.