CNBB publica nota sobre situação do povo palestino: “A barbárie da guerra precisa parar”
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou nesta quarta-feira, 6 de agosto, uma “Nota sobre a Situação do Povo Palestino em Gaza”. No documento, a presidência da CNBB diz acompanhar “com muita preocupação e indignação o agravamento do conflito na região do Oriente Médio, especialmente na faixa de Gaza, com suas consequências dramáticas”.
A CNBB defende, na nota, que “nada justifica uma ação terrorista”. Contudo, frente à violenta crise humanitária que assola o povo palestino, a CNBB se soma ao clamor e às orações de tantas Igrejas-Irmãs e aos apelos do Santo Padre, Papa Leão XIV, em favor da paz.
“A barbárie da guerra precisa parar. ‘É preciso rezar pela paz e tentar convencer todas as partes a se sentarem à mesa para negociar, dialogar e depor as armas, porque o mundo não aguenta mais, há tantos conflitos, tantas guerras, é preciso trabalhar verdadeiramente pela paz, rezar com confiança em Deus, mas também trabalhar…” (LEÃO XIV, ANGELUS, Praça da Liberdade em Castel Gandolfo, Domingo, 20 de julho de 2025)”, diz um trecho do documento.
Na nota, a CNBB aponta que o “povo palestino em Gaza necessita de uma solução pacífica para o conflito, a fim de que palestinos e israelenses possam viver em paz.
“Conclamamos todas as comunidades a intensificarem suas preces e gestos de solidariedade, pois é tempo de ação pela paz, para que a humanidade proteja os civis e os que sofrem. Que Deus, em sua misericórdia, nos faça promotores da paz e que, com Maria Santíssima, Mãe da Esperança, mulher do Oriente, aurora do Sol novo que surgiu na história, nos ajudem a curar tantas feridas, nos guiem para os alvores da paz e nos consolem diante de tanto sofrimento”, pede a CNBB.
Confira a íntegra da nota:
Nota da Presidência da CNBB sobre a situação do povo palestino em Gaza
“Bem-aventurados os que promovem a paz, pois serão
chamados de filhos de Deus” (Mt 5, 9).
Acompanhamos com muita preocupação e indignação o agravamento do conflito na região do Oriente Médio, especialmente na faixa de Gaza, com suas consequências dramáticas. Nada justifica uma ação terrorista! Contudo, diante da violenta crise humanitária que assola o povo palestino nos somamos ao clamor e às orações de tantas Igrejas-Irmãs e aos apelos do Santo Padre, Papa Leão XIV, em favor da paz.
A barbárie da guerra precisa parar. “É preciso rezar pela paz e tentar convencer todas as partes a se sentarem à mesa para negociar, dialogar e depor as armas, porque o mundo não aguenta mais, há tantos conflitos, tantas guerras, é preciso trabalhar verdadeiramente pela paz, rezar com confiança em Deus, mas também trabalhar…” (LEÃO XIV, ANGELUS, Praça da Liberdade em Castel Gandolfo, Domingo, 20 de julho de 2025). O povo palestino em Gaza necessita de uma solução pacífica para o conflito, a fim de que palestinos e israelenses possam viver em paz.
Conclamamos todas as comunidades a intensificarem suas preces e gestos de solidariedade, pois é tempo de ação pela paz, para que a humanidade proteja os civis e os que sofrem. Que Deus, em sua misericórdia, nos faça promotores da paz e que, com Maria Santíssima, Mãe da Esperança, mulher do Oriente, aurora do Sol novo que surgiu na história, nos ajudem a curar tantas feridas, nos guiem para os alvores da paz e nos consolem diante de tanto sofrimento.
Brasília – DF, 5 de agosto de 2025
Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice-Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB