Concentração da Rede Mundial de Oração do Papa em Dumont

A Rede Mundial de Oração do Papa da Arquidiocese de Ribeirão Preto realizou, em 16 de agosto, na matriz Imaculada Conceição, em Dumont, a “Concentração Arquidiocesana da Rede Mundial de Oração do papa”, com início às 13h30 e encerramento com o lanche comunitário, às 16h. Muitas comunidades paroquiais estiveram presentes, e o encontro teve a presença do pregador, padre Antônio Carlos Roberto da Paz (Padre Tom) que refletiu a Carta Encíclica Dilexit nos: sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus, quarta Encíclica do papa Francisco, que percorre a tradição e a atualidade do pensamento “sobre o amor humano e divino do coração de Jesus Cristo”, convidando a renovar sua autêntica devoção para não esquecer a ternura da fé, a alegria de colocar-se a serviço e o fervor da missão: porque o Coração de Jesus nos impele a amar e nos envia aos irmãos. Após a alocução, o arcebispo Dom Moacir Silva presidiu a Santa Missa. O encontro contou com aproximadamente 1,2 mil integrantes do Apostolado. Foi um momento de encontro fraterno, alegria de estarmos juntos e comunhão, sendo uma Igreja-Sinodal.

Na homilia, dom Moacir, falou da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, e da importância de contemplarmos em nossas vidas o amor de Jesus Cristo que se revela na santidade e no amor. “Tudo o que Deus nos queria dizer de si e do seu amor, depositou-o no Coração de Jesus e mediante este Coração exprimiu-o. Encontramo-nos perante um mistério inescrutável. Através do Coração de Jesus lemos o eterno plano divino da salvação do mundo. E é um projeto de amor. Reunimo-nos hoje aqui para contemplar o amor do Senhor Jesus, a sua bondade que se compadece de cada homem, e para contemplar o seu Coração fervoroso de amor pelo Pai, na plenitude do Espírito Santo. Cristo que nos ama, mostra-nos o seu Coração como fonte de vida e de santidade, como fonte da nossa redenção. Jesus é fonte; n’Ele tem início a vida divina no homem. É preciso apenas aproximar-se d’Ele, permanecer n’Ele, para ter esta vida. E o que é esta vida a não ser o início da santidade do homem? Da santidade que está em Deus e que o homem pode alcançar com a ajuda da graça. Todos desejamos beber do Coração Divino, que é fonte de vida e de santidade”.

E, o arcebispo acrescentou: “A Igreja, ao celebrar o Sacratíssimo Coração de Jesus, convida todos os fiéis a elevar o olhar de fé ‘para aquele que trespassaram’ (Jo 19, 37), para o Coração de Cristo, sinal vivo e eloquente do amor invencível de Deus e fonte inexaurível de graça. Por fim, queridos Irmãos e Irmãs, contemplemos o Sagrado Coração de Jesus, que é fonte de vida, porque por seu intermédio se realizou a vitória sobre a morte. Ele é também fonte de santidade, porque nele é derrotado o pecado, que é inimigo da santidade, inimigo do progresso espiritual do homem. No Coração do Senhor Jesus, tem início a santidade de cada um de nós. Aprendamos deste Coração o amor a Deus e a compreensão do mistério do pecado. Façamos atos reparadores ao Divino Coração pelos pecados cometidos por nós e pelo nosso próximo. Reparemos pela recusa da bondade e do amor de Deus. Aproximemo-nos todos os dias desta fonte de água viva. Invoquemos com a mulher samaritana: “dai-nos desta água”, porque ela dá a vida eterna. Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade, Coração de Jesus, fonte de vida e de santidade, Coração de Jesus, propiciação pelos nossos pecados – tende piedade de nós. Amém”.

Padre Danilo Barbieri Costa
Assessor da Rede Mundial de Oração do Papa

Veja também:

INSCRIÇÕES: Aproxima-se o dia da I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

As paróquias tem até 25 de outubro para enviarem a Síntese Paroquial. O prazo limite para Inscrição se encerra em 09 de novembro. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.