De 02 a 05 de setembro, no período da manhã, o Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP) promoveu a Jornada Filosófico-Teológica, em parceria com o Diretório Acadêmico Dom Helder Câmara. Um momento formativo e reflexivo não somente para discentes e docentes do centro de estudos, mas aberto ao público externo, ampliando o diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade.
A jornada trouxe a reflexão e o estudo de um dos temas mais marcantes da história da Igreja, os 1700 anos do Concílio Ecumênico de Niceia (325-2025).

A programação contou com conferencistas renomados e grande participação acadêmica. Na terça-feira, o Prof. Me. Pe. Evandro Luís Marques Landri abriu a jornada destacando o contexto histórico e cultural do Concílio, com comentários do Prof. Pe. António Élcio de Souza (Pitico). Na quarta, o Prof. Dr. Pe. Alfeu Piso, decano do CEARP, apresentou uma análise abrangente sobre o Concílio “antes, durante e depois”, comentada pelo Prof. Me. Pe. Neuber Johnny Teixeira, vice-diretor. Já na quinta-feira, o Prof. Dr. Pe. Antônio Manzatto conduziu uma reflexão profunda sobre a Cristologia de Niceia, enriquecida pela contribuição do Prof. Pe. Paulo Fernando mello Cunha. Encerrando a jornada, a sexta-feira foi dedicada às apresentações dos trabalhos de conclusão de curso de Teologia, elaborados pelos alunos do quarto ano.
Dessa forma, a Jornada Filosófico-Teológica uniu formação, reflexão e memória histórica ao resgatar a importância do Concílio de Niceia. Uma jornada com ricas conferências, comentários esclarecedores e a contribuição dos alunos, seja pelas perguntas ou apresentações.
Clayton Eugênio Santos de Paula
2º Ano da Configuração (Teologia)





por