Curso de Teologia para Leigos abre inscrições para o ano de 2026

Curso de Teologia para Leigos abre inscrições para o ano de 2026

O Documento Final Sínodo dos Bispos (2024) destacou aspectos da formação integral na Parte V: “Formação de uma população de discípulos”. Vejamos alguns destaques a respeito da formação do Povo de Deus:

• A formação no estilo sinodal da Igreja promoverá a consciência de que os dons recebidos no Batismo são talentos que devem ser colocados em prática para o bem de todos: não podem ser escondidos ou permanecer inoperantes. A formação de discípulos missionários começa com a Iniciação Cristã e está enraizada nela. (cf. n. 141-142)

• A insistência na necessidade de uma formação da qual participem juntos homens e mulheres, leigos, pessoas consagradas, ministros ordenados e candidatos ao ministério ordenado, permitindo-lhes assim crescer no conhecimento e na estima recíprocos e na capacidade de colaborar. (n. 143)

• A Igreja já tem muitos lugares e recursos para a formação de discípulos missionários: famílias, pequenas comunidades, paróquias, agregações eclesiais, seminários, comunidades religiosas, instituições acadêmicas, mas também lugares de serviço e trabalho com os marginalizados, experiências missionárias e de voluntariado. (n. 144)

O Curso de Teologia para Leigos quer ajudar a compreender melhor a nossa fé a partir da Sagrada Escritura e da Tradição da Igreja; mergulhando no mistério de Cristo e na liturgia; caminhando pela História da Igreja e pelos dogmas para formar autênticos discípulos missionários para trabalhar na vinha do Senhor!

O curso conta com mais de 45 anos de formação dos nossos leigos e leigas para as nossas comunidades, movimento e serviços.

CURSO DE TEOLOGIA

Polos Batatais e Ribeirão Preto: O curso oferece a possibilidade de aulas em Ribeirão Preto e Batatais. Em Batatais as aulas são às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30. Em Ribeirão Preto as aulas acontecem aos sábados, das 13h30 às 16h30, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Ribeirão Preto.

Inscrições: As inscrições para o curso terminam em 27 de fevereiro de 2026.

Aulas: As aulas (presenciais) têm início em 07  de março (sábado), às 13h30, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Ribeirão Preto; e 05 de março (quinta-feira), às 19h30, em Batatais.

Investimento: O investimento é de R$ 60,00 (março-junho / agosto-novembro).

O curso tem duração de três anos. (PRESENCIAL).

Clique aqui e acesse o formulário de inscrição

 

 

Veja também:

Arquidiocese de Ribeirão Preto ganha relíquia de primeiro grau de São João Paulo II

Com a mediação dos Missionários Redentoristas a Arquidiocese de Ribeirão Preto contará com uma relíquia de primeiro grau do sangue de são João Paulo II. A notícia foi divulgada na manhã desta segunda-feira, 20 de abril, no programa “Famílias dos Devotos”, apresentado pelo Ir. Alan Patrick, com as participações do Arcebispo Dom Moacir Silva e do Carlos Alberto Baptistine, C.SS.R

Ressurreição de Cristo: acontecimento real

O “Documento Final da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos: Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação, missão”, publicado em 24 de novembro de 2024, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, pelo saudoso Papa Francisco, reúne os frutos da escuta sinodal das duas sessões sinodais

Conheça a programação da Semana Arquidiocesana do Dízimo 2026

A Equipe Arquidiocesana do Dízimo promove, de 05 a 09 de maio, uma série de formações e envolverá o Clero, o Secretariado Paroquial (Conselho Arquidiocesano de Pastoral), Equipes Paroquiais do Dízimo (Leigos) e Equipe Arquidiocesana da Pastoral do Dízimo