Formatura das turmas da Escola Bíblica da Arquidiocese de Ribeirão Preto

A Escola Bíblica da Arquidiocese de Ribeirão Preto realizou a missa e formatura dos 29 alunos da terceira turma do “Curso Estudos Bíblicos”; e dos 26 alunos da primeira turma do “Curso Estudos Patrísticos”, em 10 de dezembro, às 19h30, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Seixas, em Ribeirão Preto. A missa foi presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva, e concelebrada pelos padres: Pedro Luís Schiavinato, reitor do Santuário e Diretor da Escola Bíblica; Círio Alessandro Jacinto; Antônio Elcio de Souza, e os serviços litúrgicos do diácono Marcos Antônio Vieira.

A recordação da vida trouxe o agradecimento pela etapa formativa concluída e o desejo de continuar o aprofundamento da Palavra de Deus. “Deus, Criador, renova as forças dos cansados e sustenta os que esperam Nele. Ele é paciente, bondoso e compassivo. Igualmente, Jesus nos convida a entregar-lhe os nossos fardos e a entregar o descanso em Sua mansidão. Celebremos a esperança da Sua vinda entre nós. Louvamos e agradecemos ao Senhor, Nosso Deus, por todos os formandos da Terceira Turma do Curso Estudos Bíblicos, e os formandos da Primeira Turma do Curso Estudos Patrísticos, da Escola Bíblica da Arquidiocese de Ribeirão Preto, bem como suas famílias e formadores, que os acompanharam durante os últimos três anos”.

Homilia: O arcebispo dom Moacir na homilia, destacou a importância da formação permanente, especialmente na capacitação para a difusão do Evangelho. “Queridos irmãos e queridas irmãs. Hoje rendemos graças a Deus, nosso Senhor, por mais uma turma da Escola Bíblica que se forma. Aqui lembro as palavras de Bento XVI na Verbum Domini, que ao falar da Palavra de Deus na vida eclesial, dedicou um parágrafo para tratar da Palavra de Deus e os leigos: ‘O Sínodo concentrou muitas vezes a sua atenção nos fiéis leigos, agradecendo-lhes o generoso empenho com que difundem o Evangelho nos vários âmbitos da vida diária: no trabalho, na escola, na família e na educação. Tal obrigação, que deriva do batismo, deve poder desenrolar-se através de uma vida cristã cada vez mais consciente e capaz de dar ‘razão da esperança’ que vive em nós (cf. 1 Pd 3, 15). Jesus, no Evangelho de Mateus, indica que ‘o campo é o mundo, a boa semente são os filhos do Reino’ (13, 38). Estas palavras aplicam-se de modo particular aos leigos cristãos, que realizam a própria vocação à santidade com uma vida segundo o Espírito que se exprime ‘de forma peculiar na sua inserção nas realidades temporais e na sua participação nas atividades terrenas’. Precisam de ser formados a discernir a vontade de Deus por meio de uma familiaridade com a Palavra de Deus, lida e estudada na Igreja, sob a guia dos legítimos Pastores. Possam eles beber esta formação nas escolas das grandes espiritualidades eclesiais, em cuja raiz está sempre a Sagrada Escritura. As próprias dioceses, na medida das suas possibilidades, proporcionem oportunidades de uma tal formação aos leigos com particulares responsabilidades eclesiais’ (VD, 84). Vocês beberam desta formação. Por isso, Deus seja louvado”.

Escola Bíblica: A Escola Bíblica da Arquidiocese de Ribeirão Preto é fruto 14ª e 15ª Assembleias Arquidiocesanas de Pastoral cujas diretrizes da ação evangelizadora pediam para incentivar a criação dos estudos bíblicos e implantar centros de estudos sobre a Palavra de Deus em todas as realidades da vida eclesial, tanto na cidade de Ribeirão Preto, quanto nas cidades do interior. Assim sendo, no ano de 2019 foi aberta as inscrições para a primeira turma da “Escola Bíblica da Arquidiocese de Ribeirão Preto” com o curso “Estudos Bíblicos” ad experimentum. Depois de atravessar o período da pandemia, no ano de 2023 completou-se o ciclo das aulas dos 12 módulos de ensino da Sagrada Escritura num total de 228 h/a, a saber:

Estudos Bíblicos

– Módulo 01: Introdução a Sagrada Escritura;
– Módulo 02: Pentateuco 1: Os Patriarcas;
– Módulo 03: Pentateuco 2: Êxodo e Deuteronômio;
– Módulo 04: Literatura Deuteronomista: Js, Jz, Rt,1e2Sm,1e2Rs;
– Módulo 05: Literatura Profética;
– Módulo 06: Literatura Sapiencial;
– Módulo 07: Evangelhos Sinóticos e Atos;
– Módulo 08: Literatura Joanina: Evangelho e Cartas;
– Módulo 09: Literatura Paulina;
– Módulo 10: Cartas Católicas;
– Módulo 11: Tema livre;
– Módulo 12: Tema livre.

No ano de 2024 a Escola Bíblica da Arquidiocese de Ribeirão Preto abriu o curso “Estudos Patrísticos” com 8 módulos com duração de 2 anos, a saber:

Estudos Patrísticos

– Módulo 1: Introdução e fundamentos da Patrística e da Patrologia

– Módulo 2: Padres Apostólicos e Apologistas
– Módulo 3: Escolas de exegese Patrística e suas características
– Módulo 4: Período Pré-Niceno (325): Irineu, Tertuliano, Cirpiano, Clemente, Orígenes Lactâncio
– Módulo 5: O século de ouro: do Concílio de Nicéia (325) até o de Calcedônia (451) (I)
– Módulo 6: As heresias: pelagianismo, semipelagianismo, donatismo, nestorianismo, monofisismo e etc
– Módulo 7: O século de ouro: do Concílio de Nicéia (325) ao Calcedônia (451) (II)
– Módulo 8: O Declínio da Literatura Patrística: Gregório Magno, Controvérsia. Iconoclasta e João Damasceno

Novidade: Neste ano de 2026, a Escola Bíblica avança na formação ao oferecer o curso “Estudos da Doutrina Social da Igreja, com duração de dois anos e oito módulos.

Veja também: