O 60º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS), a ser celebrado neste ano em 17 de maio, se aproxima e a Pascom Brasil, organismo da Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulga a programação da 7ª Semana de Comunicação. Neste ano, o tema “Preservar vozes e rostos humanos” anima as reflexões, conforme a mensagem do Papa Leão XIV para a data.
Durante a Semana da Comunicação a Pascom Brasil vai realizar duas lives sendo, a primeira, no dia 12 de maio, com uma proposta dedicada à espiritualidade do comunicador católico. Já na segunda noite, agendada para 14 de maio, os comunicadores católicos de todo o Brasil vão acompanhar um painel com os membros do Grecom – Grupo de Reflexão em Comunicação da CNBB, para o lançamento do subsídio criado pelo Grupo, com textos reflexivos e formativos sobre a mensagem do Papa Leão XIV para o DMCS de 2026.
A mensagem deste ano, escrita pelo Papa Leão XIV, convida todos os comunicadores a refletirem sobre uma comunicação que seja mais humana, com discernimento conduzido pela missão e pela profundidade de uma comunicação autêntica e verdadeira. “Uma comunicação que não reduza pessoas a meros conteúdos, que dê voz e vez a quem precisa, que revele o rosto das pessoas”, como afirma Janaína Gonçalves, coordenadora-geral da Pascom Brasil.
“O problema da comunicação, de acordo com a reflexão de Leão XIV, não está no celular, nas telas em geral, mas na atitude de perder o humano, na ilusão digital em achar que engajamento é o mesmo que profundidade, na incompreensão em pensar que o alcance pelos algoritmos é o que gera a transformação”, afirma Janaína.
Além das atividades mencionadas, no dia 17 de maio haverá celebrações por todo o país em ação de graças pelo DMCS, com destaque para as celebrações às 8h, direto do Santuário Nacional de Aparecida/SP, e às 15h, direto do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas, em Curitiba/PR. As duas celebrações serão transmitidas pelos canais de TV de inspiração católica.
Confira a programação completa e compartilhe essa informação: https://www.instagram.com/p/DXz9H7EDpC2/?img_index=1
Membros do Grecom/CNBB
Aline Amaro da Silva é vice-coordenadora do Grecom/CNBB. Doutora e mestra em Teologia, bacharel em Jornalismo. Professora da PUC Minas.
Joana T. Puntel é irmã paulina, jornalista e doutora em Comunicação Social. Pesquisadora da área de Comunicação e Religiões e Comunicação, Teologia e Religião.
Magali Cunha é doutora em Ciências da Comunicação e pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (ISER).
Moisés Sbardelotto é coordenador do Grecom/CNBB. Mestre e doutor em Ciências da Comunicação. Professor da PUC Minas.
Ricardo Alvarenga é doutor em Comunicação Social. Pesquisador da área de Comunicação e Religiões. É professor no Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão.


por