A acolhida na ação missionária

Dentro do processo formativo da Arquidiocese de Ribeirão Preto é previsto que os seminaristas do Ano Pastoral (Ano de Síntese Vocacional) façam uma experiência missionária na região amazônica que abrange a Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus e Itacoatiara. De 30 de março a 30 de maio, nós, diáconos transitórios, ordenados em 24 de março deste ano (Leonardo, João Marcos e Christian) pudemos fazer essa rica experiência.

Eu tive a graça de voltar ao Amazonas, visto que já havia estado lá com o Seminário Propedêutico, em 2015, mas, dessa vez, já ordenado diácono. Foi uma oportunidade enriquecedora para o meu ministério diaconal. Tanto na Paróquia Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos (bairro da Betânia, em Manaus), quanto na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Careiro da Várzea) pude visitar comunidades ribeirinhas, presidir celebrações da Palavra, realizar batizados, pregar retiros e dar formações para algumas pastorais. Neste período tive a oportunidade do acolhimento e da convivência com os padres missionários da arquidiocese que realizam a missão na Amazônia: padres Rodrigo Barcelos, Rodriguinho e Maciel.

Na Prelazia de Itacoatiara fui muito bem acolhido pelo Padre Edmário Gomes (padre da Arquidiocese de Ribeirão Preto em missão no Amazonas). Lá presidi as celebrações da Semana Santa em uma comunidade na Vila da Lindóia, e também presidi celebrações nas novenas de padroeiros das comunidades e visitei doentes.

Por fim, agradeço a Deus, a Arquidiocese de Ribeirão Preto e ao povo do Amazonas por me permitir fazer uma experiência tão rica e profunda, na qual iniciei meus primeiros passos dentro do ministério diaconal. Que Deus abençoe esta ação missionária e o povo amazonense por tão grande apoio e acolhida.

Diácono Christian Ferreira
Etapa do Ano Pastoral

Os diáconos Leonardo, Christian e João Marcos

Veja também:

Dom Moacir convoca católicos para Ato e Momento de Oração em Defesa da Vida

O arcebispo metropolitano, Dom Moacir Silva, convoca padres, diáconos, religiosos e religiosas, fiéis das comunidades paroquiais, a participarem no próximo domingo, 24 de setembro, às 16h, nas confluências das Avenidas Presidente Vargas e João Fiúsa, em Ribeirão Preto, de Ato e Momento de Oração em Defesa da Vida