A alegria do encontro: “de coração para coração”

O Padre Leandro Donizete Ramos desde agosto de 2020 reside no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma (Itália), e realiza a pós-graduação na área do Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense. Na Europa, o ano letivo começa em outubro e termina em junho. O objetivo é que possa colaborar na formação inicial e permanente dos presbíteros na área da justiça eclesiástica. Padre Leandro nos relata o encontro com Dom Jorge Patrón Wong, Secretário na Congregação para o Clero, que esteve em visita ao Colégio Pio Brasileiro.

Visita de Dom Patrón ao Pontifício Colégio Pio Brasileiro

Na noite do dia 20 de novembro de 2020, no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, acolhemos com alegria Dom Jorge Patrón Wong, Secretário para os Seminários junto à Congregação para o Clero. Foi um momento de partilha e “conversa amiga” com os padres que chegaram à Roma para iniciarem seus estudos nas Pontifícias Universidades.

Ressaltamos de modo particular a presença iluminada de Dom Patrón marcada pela profundidade em suas palavras de boas-vindas com voz de um Profeta da Esperança falando-nos “de coração para coração” calorosamente. Após uma breve apresentação dos alunos, Dom Patrón partilhou sobre seu chamado e sua experiência aqui em Roma, sempre destacando a importância de quem somos e porque estamos aqui em Roma.

Segundo Dom Patrón, a decisão de vir para Roma, no segundo semestre de 2020, no cenário da pandemia, marca-se por uma vasta dimensão de incertezas, e vir a Roma precisou-se uma atitude de fé agregada fortemente à decisão, pois decidir-se é parte fundamental em nossas vidas e vocação.

Como discípulos e seguidores de Jesus Mestre e Pastor o nosso coração sacerdotal deve estar aberto porque estamos a caminho e no caminho, mas nunca sozinhos. Em nossos corações trazemos nossas famílias, nossas dioceses, os fiéis, os amigos e é neste coração que Deus deve habitar para que nos momentos difíceis enfrentemos solidariamente os desafios.

Disse-nos Dom Patrón: “Somos homens da Palavra e aqui em Roma um dos primeiros desafios é falar”. Se soubermos encarar todas as dificuldades com fé, veremos neste itinerário formativo a grande oportunidade para crescermos, amadurecermos seja enquanto padres, mas também enquanto homens de fé afim de nos doarmos sempre mais à Deus e à Igreja Particular a qual pertencemos.

Terminamos o encontro suplicando as bênçãos da sempre Virgem Maria, cantando “Dai-nos a benção ó mãe querida”.

Pe. Leandro Donizete Ramos
Arquidiocese de Ribeirão Preto

 

Veja também:

Escala Diaconal para celebração das exéquias nos cemitérios de Ribeirão Preto

O Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de março de 2021 (final de semana) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Informamos que esta escala é encaminhada aos velórios da cidade de Ribeirão Preto para que possam fazer o contato com os diáconos.