A Catequese Batismal

Ainda há pessoas que pedem, especialmente por redes sociais, o batismo para suas crianças. Sempre me pergunto onde estão as mais de 200 famílias que celebraram o batismo de seus filhos e afilhados ao longo dos quase 15 anos em que caminho com a Igreja Santo Antoninho? E os que batizamos na Paróquia Santa Teresa D’Ávila nesses 3 anos? Simplesmente sumiram e algumas delas retornam para pedir um novo batizado. Que pena! Quando a resposta precisa ser “não é possível”, gritam aos quatro ventos que “a Igreja enxota seus fiéis”! Como enxotar quem não se encontra presente? Que fiéis são esses, que buscam a Igreja como um “supermercado de sacramentos”, sem nenhum compromisso para com a comunidade de fé, oração e amor? Só aparecem quando precisam de algum sacramento, especialmente o batismo.

Durante o ano de 2022 os catequistas da Pastoral do Batismo se prepararam seriamente, para assumirem com toda a Arquidiocese de Ribeirão Preto, as orientações sobre a Catequese Batismal, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2023. Depois de um pedido do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, coordenado pelo Pe. Luís Gustavo Tenan Benzi e dois anos de encontros de formação da Comissão Bíblico-Catequética da Arquidiocese; depois de apresentado ao Clero o subsídio: “Catequese Batismal – Itinerário de Inspiração Catecumenal para preparação de pais e padrinhos para o Batismo de Crianças”, publicado pelas Edições CNBB e aprovado pelo Conselho Presbiteral que representa todos os Presbíteros da Arquidiocese de Ribeirão Preto, nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Moacir Silva, chancelado pelo Pe. Samuel Matias, Chanceler do Arcebispado, emitiu as seguintes disposições:

“A Arquidiocese de Ribeirão Preto adota como conteúdo e método de preparação para o Batismo: o subsídio ‘Catequese Batismal – Itinerário de Inspiração Catecumenal para a preparação de pais e padrinhos para o Batismo de Crianças’, publicado pelas Edições CNBB.

Cada paróquia organizará os encontros de preparação a partir de sua realidade e necessidade. Os encontros, que deverão ser no mínimo 3, deverão ser realizados separadamente com intervalo de, pelo menos, 1(uma) semana entre um e outro.

A Catequese Batismal deverá ser realizada para cada batizado, ou seja, o Certificado da Catequese Batismal será válido para aquele determinado Batismo.

Dentro do território da Arquidiocese de Ribeirão Preto, nenhum batismo seja conferido sem a Catequese Batismal, a não ser em casos de Batismo de Emergência (quando a criança corre o risco de morrer).

As paróquias deverão preparar os catequistas para o Batismo para esta nova modalidade de Catequese Batismal até 31 de dezembro de 2022 (o que fizemos zelosamente).

Esta nova modalidade de preparação para o Batismo na Arquidiocese de Ribeirão Preto entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2023.

Determino que estas disposições sejam amplamente divulgadas nas paróquias, nos nossos meios de comunicação (Igreja Hoje, Boletins Informativos, rádios, etc.) e também nos outros meios de comunicação.

Todas as paróquias deverão empenhar-se também na preparação imediata conforme disposto nesta carta. Ribeirão Preto, 08 de setembro de 2022”. Assinado por Dom Moacir Silva, Arcebispo Metropolitano e Pe. Samuel Matias, Chanceler do Arcebispado sob o Protocolo Nº 263/2022.

Lembro ainda aos pais e padrinhos, que, para pedirem o Batismo de seus filhos e afilhados, deverão ter eles próprios recebido os Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Crisma, Eucaristia, e viver em situação “regular” em seu matrimônio, o que dizemos “estarem casados na Igreja ou no religioso”, não bastando o casamento civil ou ainda, simplesmente viverem “amasiados”.

Como Sacerdote há 33 anos, desta Igreja particular de Ribeirão Preto, sempre procurei viver a fidelidade, o respeito e a obediência ao Arcebispo que me ordenou padre, bem como aos seus sucessores, hoje, Dom Moacir Silva. Portanto será inútil pedirem-me o contrário às orientações aqui devidamente descritas. Contando com a seriedade de vivermos em sinodalidade, ou seja, caminhando juntos pela construção do Reino de Deus entre nós, com ternura e gratidão sempre!

Padre Gilberto Kasper
Teólogo

Veja também:

Inscrições para o Curso Estudos Bíblicos 2023

A Escola Bíblica da Arquidiocese de Ribeirão Preto retoma as atividades formativas do “Curso Estudos Bíblicos” com a abertura de novas turmas para este ano de 2023. O curso conta com 12 módulos e tem a duração de três anos (março/junho e agosto/novembro).