Depois de concluir a teologia, em 2022, iniciamos o tempo do Ano Pastoral, uma etapa marcada pela ação pastoral como um espaço formativo em preparação a ordenação presbiteral. Trata-se de uma fase de inserção progressiva na fraternidade presbiteral e na vida da Igreja diocesana. Esta etapa insere-se na continuidade do acompanhamento vocacional alinhada a formação permanente.
De 30 de março até 30 de maio realizei a experiência na Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus e Itacoatiara. Vivenciamos a ação missionária em Manaus e Careiro da Várzea, principalmente junto as comunidades ribeirinhas. Foi um período rico em que pude experimentar uma realidade diferente da que vivencio. As experiências nesses dois meses foram marcantes, sendo uma delas o convívio com os ribeirinhos, o que deixou explícito a esperança de um povo que nunca desanima de recomeçar. Mesmo com as dificuldades diárias, com as enchentes, são gratos a Deus pelo que possuem.
A primeira atividade realizada foram as celebrações da Semana Santa, ocorridas na área do Purupuru, onde tive a oportunidade também de conhecer as diversas comunidades pertencentes a paróquia do Careiro da Várzea. Foi um momento marcante, tanto por ser em uma realidade diferente e por presidir pela primeira vez as celebrações da Semana Santa. Esta comunidade foi quem me acolheu esses dias, e que me proporcionou um momento rico para o meu ministério diaconal.
Foram muitas as experiências vividas, e sou muito grato a todo o povo manauara que durante este período me acolheram em suas casas de coração aberto e deram abertura para vivenciar essa experiência missionária.
Diácono João Marcos da Silva Carvalho
Etapa do Ano Pastoral
Os diáconos Leonardo, Christian e João Marcos