A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química. O objetivo é buscar a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas Parceiras e Casas de Recuperação. A minha vocação na Pastoral da Sobriedade nasceu por intermédio de uma busca incansável pela sobriedade do meu irmão que por muitos anos viveu dependente de substâncias psicopatias, e depois de ter percorrido diversos caminhos sem sucesso, conheci a Pastoral da Sobriedade, um organismo da Igreja Católica que nos ensina uma nova maneira de viver na superação das dependências.
Ao conhecer este serviço da Igreja me deparei com o amor e a misericórdia de Cristo pela pessoa humana, na qual Ele não enxerga o pecado, mas a pessoa, e aconteceu o milagre na vida do meu irmão. Então senti o chamado do Pai para apresentar esse amor gratuito aqueles que estão excluídos e precisam ser resgatados em um processo de mudança de vida através da conversão.
O significado desse chamado na minha vida, foi colocar meus pés a caminho, na missão de transmitir o amor, a misericórdia do Pai, e avançar para águas mais profundas, afim de ajudar aqueles que estão em pecado, dependentes das várias expressões de drogas, e a buscar a santidade por meio da sobriedade: “porque eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu, e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e vistes até mim” (Mt 25, 35-45). Deus é caridade e o que está na caridade está em Deus, e Deus nele. E assim encontrei minha vocação e missão.
Cláudia Silvana dos Reis de Souza
Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Sobriedade