Ação missionária do Seminário Propedêutico Bom Pastor na Amazônia completa dez anos

No caminho formativo dos seminaristas rumo ao ministério presbiteral, temos a missão, o ser missionário. A Arquidiocese de Ribeirão Preto desde 2006 mantém uma colaboração missionária com a Igreja na Amazônia, denominada Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus e Itacoatiara. A ação missionária da Arquidiocese inclui a responsabilidade no atendimento de três paróquias: uma na cidade de Manaus, uma no município de Careiro da Várzea e outra na Prelazia de Itacoatiara, e conta com a presença dos padres Rodrigo Barcelos, Aparecido Donizetti Maciel, Edmário Bezerra Gomes e Rodrigo José da Paula no auxílio dos trabalhos missionários na Amazônia.

Desde o ano de 2013, são enviados em missão os seminaristas do seminário Propedêutico Bom Pastor, acompanhados dos reitores, padres e leigos, para a experiência missionária no período de um mês, como contribuição na formação dos seminaristas em vista de mergulharem na vocação missionária.

Neste ano de 2023 a presença dos seminaristas propedeutas completa 10 anos. Neste tempo foram enviadas 10 turmas, somando 48 seminaristas, dentre os quais 4 foram ordenados padres: Alcides Pizeta Neto, Vinícius Martins Cestari, Rodrigo Barcelos e Bruno Brentan, e três são diáconos transitórios: Leonardo Silva, Christian Ferreira e João Marcos; que serão ordenados padres em 1º de dezembro deste ano. Outros continuam a caminhada vocacional e alguns deixaram o seminário e seguiram outros caminhos.

Neste período acompanharam a experiência alguns padres, destacando: Padre Márcio Luís de Souza, que foi reitor do seminário Propedêutico; e o atual reitor Padre Marcus Vinicius; e o reitor do Seminário Maria Imaculada, Padre Antônio Élcio de Souza (Pitico); além de Dom Moacir Silva, que acompanhou algumas das visitas das turmas.

Em 19 de agosto, a paróquia Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, em Manaus, celebrou a missa em ação de graças pelos 10 anos da experiência missionária, e também será celebrada a missa na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Careiro da Várzea.

Colaboração: Padre Rodrigo Barcelos

 

Veja também: